14 de out. de 2013

GTS All Stars II - Furlan vence e S&P Racing Team é campeã

Estratégia e erro de rival fez com que o LOCTITE MUGEN NSX fosse vencedor distânte da corrida


A segunda edição do GTS All Stars, realizada em Motegi, com 500 km de duração, jamais será esquecida. Com a imprevisão da corrida, o LOCTITE MUGEN NSX (pilotado por Lucas Furlan), é vencedor da corrida. E pela segunda vez, Lucas Furlan é vencedor de um GTS All Stars. Será que já estamos vivendo um domínio constante?

 

Batalha constante pelo primeiro lugar marca a edição

Como esperado desde o qualifying, a dominação Nagano-Furlan durou por 2/3 da corrida. O grande comparativo desses dois pilotos fez com que o GTS All Stars II tivesse uma das batalhas mais emocionantes que o grupo já viu. Largando da pole position, Lucas teve que superar o desfalque que teve um dia antes da corrida – seu novo companheiro de equipe, Anderson Ferreira, abandonou as inscrições por não obter a DLC de Motegi a tempo. Ficou a critério de Lucas colocar a Furlan Performance Racing no topo – e foi o que conseguiu. Mas o piloto não conseguiu fugir de Nick Nagano, com um idêntico NSX de patrocínio trocado, a corrida já começaria com uma caótica batalha pelo primeiro lugar entre esses dois pilotos. Na terceira volta, Nick assumiu a primeira colocação e foi até a 12, quando perdeu na estratégia de parada por Lucas, quando este não abasteceria na primeira parada. Ficou a critério de Nick buscar a cabeça de Lucas por um tempo até que recuperasse toda a distância que perdeu. 

A corrida também começou intensa para os que estavam atrás – a dupla americana da Salt and Pepper Racing Team, Jiffy (WOODONE TOM'S SUPRA) e Todd (TAKATA DOME NSX), aparentavam não se desgrudarem. A PURECLEAN BRAZIL, com o Junior Tavares, teria um fetiche de segurar os NSX de Nagano e Furlan por um tempo, quando estes dois fizeram suas paradas, Junior lideraria até a 16º volta, quando finalmente optou por parar para trocar os pneus de seu CASTROL MUGEN NSX. Infelizmente o piloto viria a abandonar depois que atingiu o WOODONE de Jiffy. Júlio Molchan, da Aguri PROJECT TeamNAG, faria uma bela corrida economizando seus pneus e buscando a cabeça dos americanos e Junior. Mas, graças há um abandono prematuro de menos de uma hora de corrida, seu sonho de conquistar um possível pódio e, principalmente, terminar a corrida, foi para o espaço. Menos mal para ele, pois o TeamNAG conseguiu entrada automática para a próxima edição graças ao segundo lugar de Nick Nagano na corrida, dando direito à escolha antecipada do carro e teste na pista do evento. Quem deve mesmo se lamentar são os pilotos da F&C Totalsport Racing, que foram segundo na edição anterior e que tiveram seus dois carros sofrendo problemas durante a corrida e, por fim, duplo abandono.

 

Abandonos consolidaram aos titulares correrem tranquilamente

De treze participantes, sete abandonaram. Além de Junior Tavares, Júlio Molchan, Geovanne Ferreira e Diego Costa, uma das maiores perdas da corrida é, sem dúvida, Raphael "Petula" Morais, da aclamada NEMESIS Racing Team, pois estava entre os titulares. O piloto seria o primeiro da corrida a abandonar, devido a péssima queda de frame que acabou prejudicando o piloto e ocasionando a primeira batida da corrida: Andre Nishi, largando em último, em favor da punição que recebeu no qualifying, colide seu PENNZOIL NISMO GT-R com o RAYBRIG NSX de Raphael. Não teve jeito e Raphael encostaria seu RAYBRIG na caixa de brita. Nishi seguiria tranquilamente batalhando com Jun Kaname, Castrol Supra '97 e Gilberto Junior, de NOMAD Diablo.

Jun Kaname também seria outro abandono prematuro, devido ao seu baixo rendimento. Outro piloto abandonaria, mas de forma despercebida, pois vinha lentamente da última colocação. Alexandre Judav não aguentou mais do que 9 voltas.

Graças ao abandono de todos esses pilotos, a pista ficaria mais tranquila para Nick Nagano e Lucas Furlan, que ainda continuavam na briga.

Mobil 1 NSX derrotado por dois trizes

Os NSX's de Nick Nagano e Lucas Furlan viravam tempos praticamente iguais durante a batalha. No entanto, um erro de estratégia, cometido por Nagano durante uma parada, fez com que Furlan saísse cerca de sete segundos mais cedo que ele do pit stop, tomando a posição do NSX branco. Restou ao piloto nipo-brasileiro recuperar a posição que perdeu, se não fosse um problema – uma batida, cerca de quatro voltas mais tarde, fez com que o piloto perdesse segundos milagrosos para Lucas, que simplesmente voava desde então. Para piorar, o japa insistiu em correr com eixo dianteiro esquerdo quebrado. Contudo, não foi o suficiente e foi obrigado a arriscar uma parada extra. Essa parada extra definiu completamente a vitória de Lucas Furlan. Restava ao piloto terminar a corrida tranquilamente na segunda colocação, o que foi aceitável durante a reta final da corrida.

No fim, a terceira colocação de Jiffy Betha e a quarta de Todd Choti definiram a Salt and Pepper Racing Team campeã da corrida, desbancando a Furlan Performance Racing por um ponto e por completo o TeamNAG, que ainda leva um ponto, cortesia de Júlio Molchan, abandonado na 10º colocação. Uma estreia pra lá de irreverente da equipe. E uma vitória magnifica de Lucas Furlan!






Resultados da corrida:
1 Furlan Performance Racing Lucas Furlan AP_2kilimeio Honda LOCTITE MUGEN NSX '01 3'15'42.605 106
2 Aguri PROJECT TeamNAG Nick Nagano NaganoR390 Honda Mobil 1 NSX '01 +1'07.404 106
3 S&P Racing Team Jiffy Betha Subaru_WRC555 Toyota WOODONE TOM'S Supra '03 +1 Lap 105
4 S&P Racing Team Todd Choti T3Moto Honda TAKATA DOME NSX '03 +1 Lap 105
5 NoBreaks Racing Gilberto Junior TomNoBreaks Lamborghini NOMAD Diablo GT-1 '00 + 6 Laps 100
6 Team Street Car GT Andre Nishi andre_nishi Nissan PENNZOIL NISMO GT-R '99 + 6 Laps 100
DNF F&C Totalsport Racing Geovanne Ferreira ghfgts  Toyota Castrol TOM'S Supra '00 + 40 Laps 60
DNF F&C Totalsport Racing Diego Costa corvettegs96br Toyota Castrol TOM'S Supra '01 + 54 Laps 52
DNF PURECLEAN BRAZIL Júnior Tavares JR_RACELOVER Honda Castrol MUGEN NSX '00 + 67 Laps 39
DNF Aguri PROJECT TeamNAG Júlio Molchan AguriCMO Honda ARTA NSX '00 + 69 Laps 37
DNF Black Rotary Team Jun Kaname JK_AE86gt Toyota Castrol TOM'S Supra '97 + 79 Laps 27
DNF Team Street Car GT Alexandre Judav alexandrejudav Nissan XANAVI NISMO GT-R '03 + 96 Laps 10
DNF NEMESIS Racing Team Raphael Morais Rapha_Petula_BR Honda RAYBRIG NSX '00 + 106 Laps 1

Ranking das equipes:
Rank Team Drivers PSN ID Cars PTS Laps
1 S&P Racing Team Jiffy Betha
Todd Choti
Subaru_WRC555
T3Moto
Toyota WOODONE TOM'S Supra '03
Honda TAKATA DOME NSX '03
21 106
2 Furlan Performance Racing Lucas Furlan AP_2kilimeio Honda LOCTITE MUGEN NSX '01 20 106
3 Aguri PROJECT TeamNAG Nick Nagano
Júlio Molchan
NaganoR390
AguriCMO
Honda Mobil 1 NSX '01
Honda ARTA NSX '00
16 105
4 NoBreaks Racing Gilberto Junior TomNoBreaks Lamborghini NOMAD Diablo GT-1 '00 8 105
5 F&C Totalsport Racing Geovanne Ferreira
Diego Costa
ghfgts
corvettegs96br
Toyota Castrol TOMS'S Supra '00
Toyota Castrol TOM'S Supra '01
7 100
6 Team Street Car GT Andre Nishi
Alexandre Judav
andre_nishi
alexandrejudav
Nissan PENNZOIL NISMO GT-R '99
Nissan XANAVI NISMO GT-R '03
6 100
7 PURECLEAN BRAZIL Júnior Tavares JR_RACELOVER Honda Castrol MUGEN NSX '00 2 60
8 Black Rotary Team Jun Kaname JK_AE86gt Toyota Castrol TOM'S Supra '97 0 52
9 NEMESIS Racing Team Raphael Morais Rapha_Petula_BR Honda RAYBRIG NSX '00 0 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário