15 de jun. de 2014

Geovanne Ferreira conta sobre sua experiência na WEBrasil


Bem, depois de semanas do hype que foi o anúncio da minha participação de forma oficial na WEBrasil venho trazer uma síntese do que consegui perceber quanto à organização, e do que foi na prática correr fora do nosso grupo, tanto em questão de nível de adversários quanto da reação dos mesmos e outros detalhes que não posso deixar passar.

Exatamente no dia 25/04 deu início este campeonato, em que eu tinha grande expectativa. E ela foi superada, a corrida foi em Grand Valley East. Não achei tão adequada à categoria. Entretanto, não fiz feio: pódio de cara, 3rd na corrida, porém o primeiro colocado foi punido me fazendo passar pra 2nd. Melhor que isso, só vitória mesmo, não é?


Tudo corria bem, pude rever o VT no canal do Youtube e isso de uma forma ou outra me incentivou. "Pô, que bacana poder ver mesmo em VT a cobertura dos caras, visto a qualidade do trabalho realizado". Ficava imaginando a reação de vocês lá no chat ao vivo torcendo por mim. Não fazem ideia da motivação que isso dá – Nagano e Otto sabem do que estou falando, mas enfim.

Sete dias depois, Round 2, Brands Hatch. O que parecia estar bom de começo, uma largada no meio do pelotão se tornou um belo problema, fui jogado pra fora logo na primeira volta, caindo pra última colocação (13th!!!), além de no exato momento da largada a transmissão ao vivo cair, o que infelizmente acontece não por culpa dos caras, uma pena. Após decair logo na volta 1 tentei me concentrar o máximo possível pra trazer o carro na melhor posição que era de alcance, acabou rendendo um 5th (resultado oficial após punições).


Até aí, beleza. Mesmo sendo prejudicado ainda contava com 01 descarte obrigatório. Chance de título eu tinha, e assim fomos pro round que acabou de vez com minha diversão no evento. Porém, não na corrida em si, e sim depois que saiu o resultado oficial. Não teclei um A no fórum sobre as punições, pois ao entrar no mesmo e confirmar minha inscrição eu declaro estar ciente de todo tipo de punição que eles aplicam, ou seja, independente do critério eu estava propenso a ser punido, concordando ou não.

OK. Fomos pra Nür GP/D e eu confiava no meu desempenho, tanto que andei forte e consegui um 2nd no final, depois de uma manobra arriscadíssima na chicane antes da volta final da corrida, ultrapassei um adversário de forma limpa, independente do que acontecesse com meu carro. Eu estava á frente dele bem no ponto de frenagem forte, aconteceu que com meu carro por dentro, meu adversário continuou em seu traçado e atingiu a lateral/traseira esquerda da minha M3 GT2. Resultado, ele encheu o muro e eu tangenciei normalmente e acabei na frente dele.

No meu ponto de vista, essa ultrapassagem acabou com meu campeonato todo. E tu me pergunta: como se ainda haviam 5 provas por vir?

Simples. O cara por não aceitar a ultrapassagem e ver como sujeira de minha parte, solicitou investigação do incidente e não só dele, como fez questão de rever TODA minha corrida e mandar pra investigação toda e qualquer escapada de linha que meu carro contornou. Resultado? A manobra na ultima chicane não foi punida, engraçado né? Entenderam que eu não fiz sujeira alguma ali e não me puniram, eeeeeeeentretanto, puniram várias das escapadas de forma errônea ao meu ver, como se eu tivesse ganhado tempo saindo da pista... Pelo contrário, o líder só se distanciava e a briga com o pessoal de mesmo ritmo se firmou por várias voltas. Conforme regras do manual da WEBrasil, com tantos incidentes em um mesmo round, além da punição em segundos ter me feito decair lá pra trás na pontuação, ainda fui suspenso no round seguinte em Willow Springs que ocorreu dia 16/05.


Fim de campeonato. Por quê? Acho que o valor da inscrição sobe à cabeça de certos participantes e a falta de braço e/ou noção de uma manobra limpa em pista é superada pela vontade de prejudicar o oponente solicitando inúmeras investigações contra, o que pra mim é triste.

Fim de diversão, fim de campeonato. Daí em diante corri por tabela. Não saí fora simplesmente porque era a minha primeira participação oficial em campeonatos de lá E eu estava em nome da GTS, representando vocês e querendo ser cobaia em algum evento fora no nosso nicho, além de ter pago inscrição né?!

Esqueci de mencionar que em Nür também não teve transmissão, de novo longe de ser culpa dos caras, MAS é um ponto a mais na história. Chato tu correr, pensando em rever o VT e isso não acontecer.

Curiosamente lá no round de Willow, que eu não corri, teve transmissão normal. Azar?

Voltei em Spa com uma meta: cumprir tabela. Sim, só isso! Depois do incidente que ocorreu comigo em Nür nem fiz questão de treinar e nem mesmo montar estratégia de paradas no box. Logo dizendo, corri com um "#dane-se mode on". E literalmente, daqui em diante nem vou resumir o que demais houve, pois o post já está extenso demais, e eu só queria deixar um parecer final. Vamos a ele:

Vale a pena investir em campeonato fora do grupo?
- Não, pelo que percebi, correr fora tu se arrisca a participar de algo na qual a organização possui regras que tu não concorda 100% e não estou me referindo somente a experiência na WEBrasil.

A WEBrasil mostrou competência?
- Sim, não tenho do que reclamar quanto ao esforço dos caras e a organização no fórum. Além do equipamento, tempo e dedicação que eles têm em tentar trazer transmissão ao vivo, quando se trata de PSN e internet brasileira, complicado.

Os adversários se mostraram competitivos/honestos? 
- Se você chegou até aqui na leitura já deve saber né... mas vou complementar. Sim, grande parte do pessoal corre de G27 ou volantes similares, o que é um grande desafio pra quem usa DS3 (meu caso), claro que tive problemas mas é normal. Só achei abusiva a atitude de tal piloto com que tive problemas.

Qual sua colocação final sobre a WEBrasil?
- Competência e esforço da parte da organização não falta. Porém, se você tem real interesse em participar, leia TUDO e tire todas as dúvidas necessárias pra não acabar se arrependendo depois, eles deixam tudo muito bem exposto e cobram com rigidez dos participantes o comportamento descrito nos manuais deles, e isso eu vejo que é certíssimo, tudo muito bem feito.

Você recomenda a participação para outros?
- Depende. Se você está disposto a investir inscrição paga correndo risco de não ter retorno seja por braço teu ou sorte de conexão vá em frente. Mas depois dessa experiência que tive, eu não recomendo, por quê? A diversão que tive foi muito abaixo no final das contas. E sinceramente, casual interno no grupo, sem compromisso algum, corridinhas aleatórias com o pessoal de longa data não tem preço. NADA chega a tal nível de diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário