11 de set. de 2014

OMFestival – Round5: Corrida mítica de Geovanne Ferreira e Lucas Furlan absoluto




O cronograma do round5 começou mais cedo que o esperado e com uma novidade: o qualifying/definição do grid foi movido para as sextas no seguinte formato: cada piloto têm duas chances de fazer o melhor tempo no circuito até meia-noite. Até então com uma nova surpresa: Nick Nagano, da NAG-R, desbancou o invicto Lucas Furlan nos tempos e acabou fazendo a melhor volta na ‘tempestuosa’ pista de Spa Francorchamps. Com 2’36.149, Nagano cravou sua primeira pole no OMFestival. A segunda posição ficou com Lucas Furlan, e os dois foram os únicos pilotos a baixarem da casa dos 2 minutos e 40 segundos de pista, impressionando o restante do grid com seus desempenhos. Durante as sessões disponíveis até meia-noite, Furlan anotou em sua melhor volta em 2’37.580. Com o desempenho considerado ‘normal’ ou ‘natural’ na terceira posição, Otto Wilson cravou 2'40.502. Rafael Junio segue em quarto com '492 de diferença. Maciel Claudino conseguiu um modesto quinto lugar, na frente de Rafael Pereira e de Thiago Prado, respectivamente. O companheiro de Maciel, Pedro, ficou na oitava colocação. E anotem: Geovanne Ferreira sequer participou do qualifying, largando na décima quarta posição, vulgo último lugar.

A disputa pela vitória ficou clara logo após a definição do grid. A briga pela primeira posição deveria ser entre Nagano e Lucas, os únicos com desempenhos acima da média. Foi visto a insatisfação de dois pilotos que passaram o sábado antes da corrida tentando melhorar seu desempenho em Spa em fim de semana chuvoso: Lucas não se conformou com a segunda colocação (o que é bem óbvio, visto que o piloto tem um certo costume de fisgar a pole), e Rafael Junio, que colocou como meta: "se eles conseguiram baixar de 2’40, eu também posso".

A sala voltou a cair na largada, (esse host tá de zoeira)! Mas desta vez, com o qualifying tendo acontecido na sexta, rapidamente a sala foi reaberta e os pilotos tomaram suas posições e a corrida começou!
Houve a quebra de Diego Costa logo na largada. No embalo, Lucas aproveitou os deslizes iniciais de Nagano e assumiu a liderança. O líder manteve o ritmo e buscou não errar para permitir que o adversário se aproximasse na traiçoeira e escorregadia pista belga. Nagano buscou volta após volta tirar a pequena diferença que Lucas abriu com seus erros iniciais, ou seja: se um dos pilotos cometesse um equivoco, o outro certamente aproveitaria.

Geovanne Ferreira fez uma volta mítica e no fim da primeira volta já ocupava a aproximada sétima posição, tendo que enfrentar pela frente Rafael Junio, Otto Wilson e Thiago Prado, este último de regresso ao campeonato depois de duas corridas, pela NAG-R, que ocupava a terceira posição e com um excelente desempenho nesta etapa! Os pilotos citados foram autores de uma das melhores batalhas desse grupo e de suas vidas.
O lento Clayton Nemezio não conseguiu a meta de terminar a corrida com segurança e foi o outro piloto que teve problemas mecânicos e abandonou na volta 13, e acabou ocupando a mesma posição no resultado final, 13th. Que azar, hein?! Mauricio Campelo terminou sua primeira corrida no OMFestival em décimo segundo. Pedro A. Petry foi o décimo primeiro, Gian Carvalho o décimo, Maciel Claudino o nono colocado. Apesar do mal desempenho, estes tiveram boas brigas por posições no "fundão". Nas últimas voltas Gian e Maciel alcançavam Marcus Guimarães, que após um começo bom perdeu ritmo e se afastou de Rafael Pereira, o sétimo colocado.

Mas as modificações a partir do sexto colocado foram muitas. Após o pit. quem não conseguiu manter o ritmo foi Thiago, mesmo assim deu trabalho aos outros pilotos. Otto, até então líder do campeonato, teve boas brigas por posições com Rafael Junio, e Geovanne, mas desta vez foi superado e acabou na quinta posição.
E o que falar de Rafael Junio? Seu empenho trouxe resultados, e o piloto conseguiu baixar seu tempo obtido no qualifying e conquistou a quarta colocação.
Geovanne deu incerteza de sua participação, largou em último em uma corrida que começou "de manhã, mas a noite", e mesmo com muito spray para dificultar, acabou na terceira posição. Baita corrida do bragantino, campeão do último campeonato pela GT300!
O outro campeão do campeonato anterior, Nick Nagano, não conseguiu superar a lenda da GTS nesta etapa e ficou em segundo lugar em Spa. Apesar disso, o piloto da NAG-R, mesmo sendo reserva e com duas etapas a menos que a maioria, já encosta no top 5!

Lucas assume a liderança do campeonato de pilotos com a quarta vitória consecutiva, e também faz a ‘best lap’ mais uma vez! Alguém será capaz de quebrar a sequência de vitórias dele e da FURLAN PERFORMANCE RACING?
No campeonato de equipes a Cherno Alpha Avotspot, de Rafael Pereira e Otto Wilson, se mantém tranquila na liderança. Tem uma boa margem de pontos sobre os adversários, e vem mantendo uma boa média até aqui com o bom trabalho desenvolvido pela equipe.

INTERVIEW:


Lucas Furlan (FURLAN PERFORMANCE RACING, #5), primeiro lugar
"Corrida foi tranquila aqui, tive a sorte de na primeira curva ultrapassar o líder e logo na Eau Rouge o mesmo cometeu uns errinhos que me beneficiaram um tempinho de ficar na frente. Depois daí foi só manter um ritmo parecido com o dele sem errar pra me manter na frente, mas o treino não foi tranquilo, foi pesado pra conseguir a primeira colocação..."

Nick Nagano (NAG-R, #33), segundo lugar
"A melhor até agora. Pena que perdi o primeiro lugar logo na primeira volta, mas ainda tinha corrida e foi meu objetivo alcançar o Lucas até que a coisa esquentasse. Infelizmente rodei sozinho antes da Bus Stop e acabei comprometendo minha chance de vitória, mas não dá nada. Voltinhas sempre baixas, deu pra brincar de tirar a best lap. Me diverti. Bom resultado e boa corrida. Parabéns a todos pelo resultado, especialmente ao Thiago pelo ótimo sexto lugar e ao Geo que simplesmente "mitou" a corrida."

Geovanne Ferreira (EXR, #89), terceiro lugar
"Largar em 14th e chegar em 3rd sem treino sem dúvida foi minha melhor corrida de longe. Depois de um erro besta na subida da Eau Rouge fiquei pensando que a corrida já era, tinha atrasado o pit e geral ia sair bem na minha frente, mas consegui buscar e o final contra o Otto e o Rafa Junio valeram a corrida toda. Menção também pro Thiago Prado que fez um baita corridão. No começo eu não conseguia manter junto, andou bem pra caramba."

Nenhum comentário:

Postar um comentário