17 de mai. de 2015

Roberto Denner e Diego Costa, imbatíveis, faturam a primeira rodada do SUPER GTS 2!

O "Round 1 – GRAND VALLEY GT 60 MINUTES RACE", primeiro round do calendário da segunda temporada do SUPER GTS, foi realizado no circuito fictício de Grand Valley Speedway, no dia 16 de maio, às 22h. Os vencedores foram Roberto Denner (#21 RD Supra Bebê 45T), na GT500, e Diego Costa (#8 Vette Racing), na GT300.

Saudações a todos os leitores e membros da GRAN TURISMO STAGE! Estamos de volta, depois de meses inativos de atividades oficiais no modo online... e com grande estilo! Vimos um espetáculo durante o primeiro round do SUPER GTS 2.

Imbatível desde o qualifying, Roberto Denner conseguiu – finalmente, depois do fiasco de não participar da temporada anterior – vencer uma corrida dentro do SUPER GTS. De fato, não foi fácil, uma vez que o piloto precisou enfrentar, logo no início de prova, nomes como o (re)estreante Alexandre Sombra (#11 Schatten Racing GT-R) e o campeão da temporada anterior, Nick Nagano (#1 NAG-R HSV-Evo LM). Devido a um toque involuntário, Alexandre acabou que por rodar na grama, forçando uma corrida de recuperação e facilitando o jogo de Denner. Já Nick Nagano, não teve a mesma sorte, mas vamos com calma.

Na GT500, ainda tinha outros grandes nomes, como Tavares Junior "JR", que neste ano anda de Lexus SC430 (#82 Forrozin Fast SC430), Otto Wilson, também de Lexus (#99 Tacit Ronin Lexus SC430) e Lucas Furlan, a grande novidade da classe, que andou com o novíssimo #5 Citroen GT by FPR. No início da prova, todos estes foram beneficiados pela perda de posição de Alexandre Sombra e Nick Nagano. O trio (JR-Otto-Furlan) estava à protagonizar a batalha mais importante da GT500, enquanto Denner diminuía 1 segundo por volta e ficando cada vez mais distante dos demais.
Do trio, Furlan foi o primeiro a parar, mas de forma bastante irregular, pois o piloto não lembrou que o campeonato não permite que os carros parem antes dos 20 minutos de qualquer prova. Já compromissado, restava fazer o que pôde na corrida. Chegou a alcançar o segundo lugar, mas não durou muito, devido ao baixo desempenho empenhado pelo seu carro, que lhe rendeu algumas rodadas bastante desfavoráveis...

Otto, no #99 Tacit Ronin Lexus SC430, desde o começo de prova e da primeira parada, estava em uma briga interna com o Lexus rival, de JR. E claro, ambos cometeram erros, mas nenhum que prejudicasse um ou outro. Melhor para Alexandre Sombra, que tinha rodado na primeira volta, já estava a caminho da ponta, novamente. Na sétima volta, já era possível ver o #11 Schatten Racing GT-R em quarto lugar na GT500. Na 12ª, já se encontrava em segundo (!). Mas Denner já estava bastante distante, impossibilitando chances de vitória, a não ser que o piloto cometesse algum erro bárbaro.
E assim a terceira posição acabou sendo o objetivo do trio protagonista desta prova. Furlan (relembrando, já com a punição nas costas) foi o que mais sofreu, com as já citadas rodadas, o piloto sofreu até demais com o desgaste do carro, que estava bem além dos demais. Mesmo com a punição aplicada, não bastasse um mero e amargo quinto lugar, 50 segundos atrás do primeiro colocado. É algo inimaginável pra quem é acostumado a andar na frente, né? (Espere pra ver Nick Nagano, logo mais adiante...)

Otto Wilson terminou conformado em quarto – posição da qual largou. Junior, com uma taxa menor de erros na prova (e com apenas uma parada), largando em sexto no grid, conseguiu um belo feito ao terminar em terceiro. Dito isso, o pódio da GT500 terminou de uma maneira muito, mas muito interessante, pois mesmo com carros repetidos, os três primeiros colocados são um Supra, um GT-R e um SC430, quebrando o paradigma que aconteceu no ano passado, onde os três primeiros desta classe sempre (ou quase sempre) foram os Honda HSV-010. 
Agora, sobre a classe GT300, não há como resumir esta prova em uma palavra: espetáculo! De uma maneira muito similar a da GT500, Diego Costa foi imbatível na prova, mesmo que tenha sido pego de surpresa por Pedro Petry (#88 RD Cusco ADVAN STI), logo na largada, quando tomou seu primeiro lugar agradeça a tração AWD do Impreza, o mesmo abandonou a prova logo na segunda volta – a primeira baixa da corrida. 

Diego, no #8 Vette Racing, "pegou de volta a posição que lhe pertencia", mas carregava consigo Thiago Prado, que estava andando com um carro que causou um estrago nas primeiras etapas do SUPER GTS ano passado: o GT-R GT3 (#14 PRD & NAG-35R NISMO), que era perseguido por Rafael Pereira, este de carro novo: o Lexus IS350 (#32 USTIO IS350) herdado do campeão do ano passado, Geovanne Ferreira. Não muito distante deles, estava Maciel Claudino, que além de Nick Nagano, é o único piloto veterano cujo não alterou de carro para esta temporada (sim, ele segue de RX-7, agora chamado de #12 Atom Joker).

A GT300 ainda teve reserva presente na corrida: Gian Carvalho, que herdou a vaga deixada por Julio Cazari, da GT500 (ausente por conta de problemas de internet). Gian conseguiu correr e ainda levou seu Corvette Z06 da OAK Motorsport para bater de frente aos demais. Ficou devendo, de fato, mas foi melhor que Raphael Capuchinho, que foi nocauteado pelo carro, o #15 Autobacs Minardi Garaiya GT (prejudicando também outro concorrente da GT300: Eduardo Fisch, da #45 BMW M3 GT2 TRH Racing). Raphael ainda abandonou a prova, mas não foi o único a ir fora das expectativas, pois Lucas Gomes também deveu bastante em questão de desempenho. 

A prova não foi muito legal para os fãs da Subaru (um abandono e um último lugar).

Mas diante disso, estava tudo de bom e melhor para Maciel, Thiago, Rafael e, claro, Diego, que já abria distância logo nas primeiras voltas. A batalha mais intensa acabou sendo do #14 PRD & NAG-35R NISMO e do #32 USTIO IS350 – o que um perdia, o outro compensava, e vice-versa. Isso de certa forma contribuiu ainda mais para Diego, que estava relaxado (como Jailson Mendes) na primeira posição. Maciel tentava de tudo para buscar a dupla do "battle for 2nd". Ou se aproximava o quanto antes, ou Gian lhe traria encrencas, pois o "trovão" estava se aproximando do "furacão rotativo".
Nem na primeira parada o GT-R e o IS350 se distanciaram, continuaram muito próximos e dispostos a ser um melhor que o outro no fim de tudo. Encontraram Gian no caminho, mas o piloto estava caminhando para apenas uma parada, da mesma forma que Diego (olho por olho, Corvette por Corvette). Maciel também foi outro que arriscou em uma única parada.

Ao parar, Diego perdeu a primeira posição para Thiago, mas tentou correr atrás, e o GT-R penou no desgaste, pois o carro gastou mais do que todos os carros da GT300 e, para contribuir, uma segunda parada. No embalo, Rafael fez o mesmo, mas o GT-R GT3 se saiu melhor e acabou terminando na segunda posição. Maciel, de RX-7, quase pegou a terceira posição, mas perdeu e terminou em quarto, mas satisfeito, pois segundo o piloto, "foi a primeira vez que não roda em uma corrida de campeonato". Seguido por Gian, Eduardo e Lucas Gomes.

O que aconteceu com Nick Nagano?
Certo, Lucas Furlan é uma surpresa e tanto não ter terminado na frente, mas este já estava conformado com seu baixo desempenho. Com toda certeza absoluta você deve estar perguntando algo como: "O que aconteceu com o campeão da temporada passada?", "O que levou a chegar em penúltimo lugar?", "O que de fato aconteceu?", "O carro realmente é uma "evolução"?". Não há como explicar o tremendo azar de Nick Nagano, com o #1 NAG-R HSV-Evo LM. O "Evolution Le Mans" foi nocauteado por todos na GT500, devido a falhas inimagináveis do próprio piloto, e também de alguns erros contribuídos pelos concorrentes.

Na terceira volta, mirado na batalha pela primeira posição, Nick foi sabotado pelo guard hail da quarta curva do campeonato, que fez com que o piloto rodasse e escolhesse o seu destino. "Ao cometer esse erro, tudo apagou pra mim. Me senti em um momento de slow motion. Ou ficava aqui esperando eles me acertarem, ou ia pra grama em três, dois...", relatou o piloto.

Pouco depois do desfecho, que o levou direto pra última posição do grid da GT500, Nagano foi tentar buscar o sexto colocado, que na ocasião era Guilherme de Almeida, o #97 Nissan GT-R TRH Racing. Agressivo, tentou recuperar a posição na ponta do hairpin, uma das primeiras curvas da pista, que fez com que fosse retilíneo até à brita. (De forma similar – e coincidentemente, com o mesmo Nick Nagano envolvido – Lucas Furlan conseguiu repetir o mesmo erro). 
Logo na próxima volta, Lucas Gomes roda no mesmo hairpin e, almejando desvio, Nick falhou e acertou em cheio a traseira do #13 DENSO BRZ. Outro incidente envolvendo Guilherme de Almeida acabou comprometendo a corrida do campeão do ano passado, que ao passar o sujeito, já na segunda parte da corrida, o #97 GT-R, no segundo setor (antes do túnel) acertou em cheio a porta do HSV-Evo LM, momento esse que está ilustrado nas fotos acima. Pasme, os adversários não sofreram danos nesses incidentes, somente Nagano.

Se isso não for muito azar, não sei o que é...

Houveram outros erros cometidos, mas não merecem ser mencionados, pois o report já está grande demais para comentar desfechos. Para Nick Nagano, "essa foi a minha pior corrida desde que comecei a levar o automobilismo virtual a sério" e "foi um dia pra esquecer como piloto do campeonato". 

INTERVIEW

Classe GT500 
Primeiro lugar
#21 RD Supra Bebê 45T / Roberto Denner
"Fui pressionado desde a largada pelo Lex (Alexandre Sombra), e dividindo uma curva na primeira volta acabei tocando o carro dele depois que o meu quicou na zebra... Mesmo caindo lá pra trás ele ainda conseguiu me pressionar me fazendo mudar de ritmo na corrida. A GT300 foi tranquila de passar. Só me atrapalhei com um retardatário da GT500, mas está tranquilo. Mesmo com uns errinhos deu tudo certo. A primeira temporada da SUPER GTS me deu uma boa base pra esse carro. Uma pena que o Pedro tenha caído, pois treinei com ele e sei que ele tinha condições de correr bem nessa, Valeu, negada! Que as corridas fiquem cada vez mais massa!"

Segundo lugar
#11 Schatten Racing GT-R / Alexandre Sombra
"Corrida foi boa no geral, pois não cometi nenhum erro e a galera da GT300 em geral foi muito tranquila na hora de ceder passagem. O único problema mesmo foi na primeira volta, quando eu ultrapassei o Denner e ele acabou me tocando e eu rodei... Conheço bem o Dener, sei que não foi por querer, mas querendo ou não prejudicou bastante a minha corrida. Mas foi divertido cair pra último e lutar com a galera e ainda conseguir um ótimo segundo lugar! Senão fosse meu erro de estratégia, quando parei 5 minutos antes sem querer e ainda coloquei mais gasolina que o necessário (terminei a corrida com meio tanque), daria pra ter brigado pelo primeiro ainda! No geral foi muito foda. Fiquei feliz comigo mesmo por não ter cometido nenhum erro e com a galera, que foi bem tranquila e leal em geral!"

Terceiro lugar
#82 Forrozin Fast SC430 / Tavares Junior
"Corrida muito boa. Ainda não estou totalmente a vontade com o meu bólido já que nem assento tinha para essa temporada e assinei o contrato as vésperas de começar o campeonato, como também não fiz a pré-temporada, tampouco treinei devido a um problema na unidade motriz da Lexus. Tive alguns probleminhas na corrida mas acho que são coisas que ocorrem e podem ser resolvidas. Parabéns aos vencedores de suas categorias. Para mim largando em sexto, um terceiro lugar foi um ótimo resultado."

Classe GT300
Primeiro lugar 
#8 Vette Racing / Diego Costa
"Foi uma boa corrida, começou exatamente no horário. Parabéns à organização. Largada segura, apesar do GT500 ter ido pro final da fila, Pedro foi bem e tomou minha posição, acho que se ele não tivesse caído, me daria trabalho para ultrapassa-lo. Depois consegui controlar meu ritmo, mas de olho no GT-R, que poderia me engolir na reta a qualquer momento. Mais tarde, no início da volta 22, fui me aproximar do Rafael Pereira, e por culpa de um lag/bug, acertei a traseira dele, mas acho que não o atrapalhei. Se atrapalhei, peço desculpas. Agora é ajustar o lastro para Fuji, onde o GT-R deve ser o favorito."

Segundo lugar
#14 PRD & NAG-35R NISMO / Thiago Prado
"A corrida foi ótima. Desculpem qualquer toque... De resto, o Corvette vai ser o carro a ser batido na 300, muito apelão!"

Quarto lugar
#12 Atom Joker RX-7 / Maciel Claudino
"Achei a GT300 bem equilibrada, tirando o Diego, haha. Mas não é por causa do carro, pois se quisesse poderia estar na 500 de boa! Brincadeira a parte, perdi a terceira posição na última volta e fiquei 0.200 atrás do Rafa, e se tivesse feito uma estratégia dava para brigar pelo segundo lugar. Perdi ritmo no final por ter feito apenas uma parada. E a tendência é equilibrar mais com "lastro". Bora para o Round 2!

A próxima corrida é em Fuji, no próximo fim de semana (dia 23) um pouco mais cedo, às 21h. Você certamente vai querer ficar por dentro, né? Fique ligado aqui na GTStage!

RESULTADO DO ROUND 1

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