6 de nov. de 2018

Com "plano B", Julio Molchan vence rodada do SUPER GTS 3 em Fuji Speedway com seu #23 Molchan Sport NAG-R Boeing RC F


No dia 3 de novembro de 2018 aconteceu a segunda etapa da terceira temporada do SUPER GTS. Durando cerca de 200 km (45 voltas), a vitória acabou nas mãos da Molchan Sport with NAG-R, com Julio Molchan a bordo do #23 Molchan Sport NAG-R Boeing RC F.

Após mais de três anos, Fuji Speedway está de volta na série Gran Turismo. E, claro, jamais ficaria de fora de uma nova temporada do SUPER GTS, né? O circuito foi anunciado como parte do calendário mesmo antes de marcar presença no game após a atualização.


Com uma reta que possui mais de 1 quilometro e um cenário pra lá de fantástico (o Monte Fuji é uma das maiores maravilhas naturais do mundo), o palco é uma das pistas favoritas de muitos pilotos do grid, como por exemplo de Alex Moura, novato, que infelizmente precisou faltar a corrida, mas não deixou de comentar que Fuji é "minha pista favorita de todos os tempos!". Nick Nagano, um dos mais experientes da casa, também comentou: "sinto falta desse circuito tanto na vida real quanto na virtual. Bem-vinda de volta, Fuji."

Sem demais problemas aparentes, o qualifying começou no cronograma previsto, com Alexandre Junior (#75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT) já marcando uma das melhores parciais, mesmo com lastro. Entretanto, foi batido por Julio Molchan (#23 NAG-R Boeing RC F) e, mais tarde, ambos foram "massacrados" por Wagner Maurente, do #57 Konica Minolta RC F, que estreia no campeonato a partir desta etapa. O tempo? Assombrosos 1'30.329. Curiosamente, mesmo com mais de 600 hp e menos de 1100 kg, mesmo assim, os carros não bateram o recorde absoluto de um GT500 da GTStage no circuito: Lucas Furlan detém o recorde da pista com 1'30.196 no qualifying da segunda temporada do SUPER GTS, que aconteceu em 2015.

Somente dois Lexus RC F GT500 apareceram para correr, se classificando respectivamente em primeiro (Wagner) e terceiro (Julio), com o NSX de Alexandre Junior conseguindo interver entre os dois com 1'30.614 (apenas 77 milésimos a frente de Julio Molchan). O melhor GT-R foi o de Fernando Xavier (#21 Maxwell NAG-R GT-R), marcando 1'31.374.

Nick Nagano (#3 NAG-R NSX CONCEPT-GT), vindo de um treino particular, conseguiu marcar o quinto melhor tempo, com 1'31.380. Embora tenha feito uma boa parcial, ainda é "triste e humilhante" para o piloto, que é o único do pelotão da frente que está sem lastro. "Esperava por um terceiro lugar no qualifying" - relatou.


O nipo-brasileiro conseguiu superar Geovanne Ferreira (#89 G-Tuned NISMO GT-R) por mais de 500 milésimos. Thiago Prado (#14 Chanel Orange GT-R), foi desconectado da sala durante sua melhor parcial, mas, mesmo assim, conseguiu firmar na sétima colocação, com um tempo de aproximadamente de 1'32.1xx. Jordy Vaniel (#86 Apexi Momo Corse Honda NSX), Pedro Petry (#88 Petry Motorsports GT-R GT500) e Pedro Gomes (#2 PRJCT-90 ZEXEL GTR35) fecham o grid respectivamente em 8th, 9th e 10th.

Para esta prova, ficaram de fora: Alex Moura (#12 GT LAB XANAVI NISMO GT-R), Lucas Furlan (#5 FPR LEXUS RC F) e Murilo Henrique (#94 Konica Minolta RC F), todos devido a compromissos pessoais. Em completa irresponsabilidade, o desconhecido William Zambotti "Kevin" se despede do grid da SUPER GTS em pleno início de campeonato. Desejamos ao piloto boa sorte em corridas que possuem assistências ligadas, e bons rolês no Fortnite enquanto acontece corrida na qual está compromissado.



A corida aconteceu da forma mais desastrosa possível: em um efeito dominó, Geovanne Ferreira não consegui segurar seu GT-R na largada, derrapando e indo em direção de Nick Nagano, que com o impacto, teve seu carro completamente virado de lado. Na brincadeira, Pedro Petry foi feito de sanduíche entre os dois e o outro Pedro, acabou sendo o mais afetado - após uma série de roda roda pião da casa própria, foi parar na grama e acertou em cheio o guard-rail.


De jeito nenhum a organização tentou reverter o incidente com uma nova largada, a pedido dos fãs. Pelo contrário: bandeira verde que se segue. No comecinho, quem acabou se dando mal também foi Alexandre Junior, um dos grandes favoritos da corrida, mesmo com mais de 50 kg de lastro em seu #75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT. O piloto tentou uma passagem por dentro, e acabou atrapalhando também Wagner Maurente, pole position com o #57 Konica Minolta RC F, com ambos despencando das primeiras posições.


Quem agradeceu o feito, foram os parceiros indiretos Julio Molchan e Fernando Xavier, ambos com suas equipes, mas em sociedade com a NAG-R. Julio tomou a liderança de Wagner após a primeira curva. sendo devidamente perseguido pelo #21 Maxwell NAG-R GT-R. Um susto quase acabou com a corrida de ambos, quando o #23 Molchan Sport NAG-R Boeing RC F quase escapou da pista, levando o #21 Maxwell GT-R junto. O toque permitiu que um surpreendente Thiago Prado se aproximasse do pelotão com seu belo #14 Chanel Orange GT-R, tomando o segundo lugar do #21. Wagner, recuperado da atrapalhada no começo da prova, "colou" junto, mas foi o primeiro a abandonar na prova por problemas de conexão motor estourado, causando um acidente fora da pista.


Com Alexandre "Juninho" vindo do pelotão de trás, na volta 5, encostou em Geovanne Ferreira (#89 G-Tuned NISMO GT-R), causando uma tremenda perseguição entre os companheiros de equipe na Porsche Clubstage Cup. Conseguiu ultrapassar o bragantino da NISMO/G-Tuned na volta 8, na primeira curva, após a escapada do #89 G-Tuned GT-R, não tendo sequer mais chance de buscar o #75 Pioneer SPOON NSX, que sumia a cada setor completado - para o vencedor da primeira etapa, ainda havia um longo caminho a percorrer, se quisesse figurar entre os primeiros colocados.

Os que se deram mal graças ao acidente na largada, Pedro Petry e Nick Nagano, se encontravam respectivamente em sexto e sétimo lugar (uma posição acima devido ao abandono de Wagner). Os dois pilotos brigavam pela sexta colocação, mas enquanto Pedro derrapava das curvas com seu #88 Petry Motorsports GT-R GT500, Nick Nagano comicamente fazia pior: saia da pista, pegava grama, e nas oportunidades de passar o paranaense do GT-R azul, o #3 NAG-R NSX CONCEPT-GT simplesmente não conseguia, devido ao nervosismo e desequilíbrio emocional do piloto.



Só conseguiu ultrapassá-lo quando fizeram suas devidas paradas. Jordy Vaniel (#86 Apexi Momo Corse NSX) foi o primeiro do grid a parar, mas tristemente era o último colocado. Julio Molchan foi o segundo do grid, durante a passagem da volta 13 pra 14. Nas voltas seguintes, em estratégia similar, Fernando e Thiago foram pro pit para fazer o primeiro stint de troca de pneus. Geovanne, após sua parada, foi em busca de Thiago Prado, tornando-se assim uma das principais perseguições da corrida. Nick, assim como relatado acima, conseguiu ultrapassar Pedro Petry após a passagem dos dois pelos boxes.

Jordy Vaniel, desencantado com seu desempenho (e, convenhamos, da brutalidade do NSX-GT), foi o segundo a abandonar após cerca de 20 minutos de prova, relatando desavenças com seus mecânicos e engenheiros. Os dois jovens de Pelotas (Wagner e Jordy) são as baixas durante a corrida. Pedro Gomes, que figurava o oitavo lugar no seu #2 PRJCT-90 ZEXEL GTR35, se tornou o último colocado desde então, tomando volta seguido de volta...



Depois do primeiro stint, em um pace invejável, Julio Molchan fazia A corrida. Extremamente calmo e sem alto temperamento, o jovem aviador de Goiânia seguia líder, embora o alerta sempre esteve consigo durante a prova, por causa de Alexandre Junior, que no momento disputava o segundo lugar com Fernando Xavier - uma briga das boas! O DJ paulista acabou levando a melhor, e conseguiu se distanciar do catarinense da Maxwell Motorsport.


E Geovanne, no belíssimo #89 G-Tuned GT-R, fazia o possível para se aproximar cada vez mais de Thiago Prado. A metade da prova foi um momento em que todos se acalmaram, não houve nenhuma ultrapassagem e nem um incidente sério. Mas, próximo dos 40 minutos de prova, Juninho e Julio eram os protagonistas do momento, eletrizando uma batalha pela liderança que foi parar até à hora do segundo stint.


Mas não houve movimento, a não ser contar com a aproximação do #88 G-Tuned no #14 Chanel Orange GT-R. Após ambos pararem pela segunda vez para troca de pneus, na volta 36 Geovanne finalmente executou a ultrapassagem, carregada de determinação e de vácuo, em cima do GT-R preto, laranja e cromado de Thiago Prado. Tentou batalhar, mas não conseguiu mais, e foi pra arriscar uma terceira parada...

Assim como Juninho, que protagonizou, também, um dos momentos mais tensos da corrida, na qual o #75 Pioneer SPOON NSX acertou em cheio a barreira de pneus da entrada do pit, e assim perdendo rendimento. A sorte é que conseguiram reparar rapidamente o dano causado, conseguindo voltar pra brigar novamente com Fernando Xavier, do #21 Maxwell GT-R.


O #75 Pioneer SPOON NSX conseguiu se distanciar do #21 Maxwell GT-R por ter pneus melhores, e assim estava praticamente definido o resultado final da corrida. De mais surpreendente durante a passagem final, foi a diferença que Nick Nagano vinha tirando para Thiago Prado em busca do quinto lugar, mas já era tarde demais.

Um fato curioso é que Julio Molchan não é considerado novato nesse campeonato, mas sim veterano, que retorna depois de se ausentar por completo quando a segunda temporada do SUPER GTS aconteceu. E além disso, na primeira temporada, integrava a NAG-R como membro oficial e foi peça importante na conquista do titulo de equipes do time "boate rosa". Seu melhor resultado foi um segundo lugar na GT300, na qual participava de Autobacs Garaiya GT!

E, com isso, depois de ser campeão do Blancpain GTStage Series este ano, Julio Molchan novamente se torna vitorioso! Pela primeira vez no overall do SUPER GTS e, também, o único sobrevivente dos Lexus na corrida. Um tremendo feito para a Molchan Sport! Além disso, a NAG-R, que oferece suporte para a equipe e para o piloto goianense, retorna ao lugar mais alto do pódio depois de mais de 10 corridas passadas!

Mas, o troféu mesmo, vai pra casa da Molchan Sport em Goiânia, com instalações internacionais no interior da Inglaterra, na qual possui suporte indireto também da Prodrive. Congratulations, bro!



INTERVIEW

WINNER - Julio Molchan [Molchan Sport with NAG-R], #23 Molchan Sport NAG-R Boeing RC F 
"Resultado bastante inesperado, alguns eventos anormais na corrida definitivamente contribuíram para este resultado. O carro estava relativamente bem ajustado, deu pra corrigir o consumo excessivo de pneus demonstrado na última etapa. Tive um bom pega com o Junim durante metade da corrida mas infelizmente não levamos até o fim."

Segundo lugar - Alexandre Junior [SPOON Sports], #75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT
"Segundo lugar saiu de bom tamanho, consegui uma boa disputa com o Júlio porém caguei a chance da vitória após a última parada, ai veio o desânimo e quase estrago a corrida do Fernando, se o Wagner não tivesse caído com certeza o pódio pra mim estaria ameaçado.. bora pra Suzuka."

Quarto lugar - Geovanne Ferreira [G-Tuned], #89 G-Tuned NISMO GT-R
"Tive que correr com asa no máximo pra poder segurar o carro, Fuji é tenso, com o lastro decidi ser mais conservador, ainda mais numa pista onde tenho dificuldades. Larguei mal demais e isso gerou um baita enrosco, uma pena, de resto com poucos erros e muita dor deu pra conseguir o 4th, destaque pro Thiago que tava andando muito bem."

RESULTADO DA CORRIDA
RESULTADO DO QUALIFYING
POINT RANKING
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