8 de ago de 2013

História - Hasemi Motorsport NISMO


A Hasemi Motorsport NISMO (também Hasemi Sport ou simplesmente Hasemi) é uma equipe especializada em GT-R's da GTStage. Fundada em 2013 por Mauricio Campelo e Roberto Denner para participação no FIA GT 2nd Edition, foi uma das três equipes de maior sucesso no campeonato, mesmo sendo prejudicada em diversas vezes. O nome é uma referência à equipe real de Masahiro Hasemi, um dos pilotos automobilísticos mais famosos do Japão.

Pelo fato da equipe ter sido bem sucedida, ainda permanece em existência. Mas agora, sob chancela de Nick Nagano, o mesmo proprietário-piloto do TeamNAG. As duas equipes agora são filiadas, e a Hasemi Motorsport NISMO voltará a ativa na próxima temporada do Gr.AGTRC, em 2014, sob o nome de Hasemi Sport TeamNAG.

Origens

Bem antes das inscrições, Roberto Denner estava a procura de um parceiro para correr pela "YellowHat NISMO". Foi chamado Mauricio Campelo, e o nome foi readaptado para "Hasemi Motorsport NISMO".

Apresentaram-se no dia 17 de fevereiro de 2013, com os dois nomes promissores e os dois carros. O Nissan GT-R foi a escolha da equipe para o FIA GT 2nd. Como não era possível acrescentar numeração nos carros, o jeito foi diferenciar na aparência. Mauricio foi fornecido pela BBS e Roberto pela Blitz, ambos foram apelidados de "YellowHat", por estarem pintados na cor amarela.

FIA GT 2nd Edition

O "YellowHat" de Roberto Denner.
(Foto: Maurício Campelo)
Como dito anteriormente, foi uma equipe de sucesso, especialmente nas primeiras corridas. Roberto Denner avassalou todos os adversários nos dois primeiros rounds. Maurício Campelo não compareceu à corrida de Fuji, mas conseguiu correr em Laguna Seca, porém o resultado não foi muito além de um misero nono lugar. E ainda foi punido.

Apesar dos resultados, a equipe não fugiu de prejuízos. E não para por aí: Roberto Denner não participou do Rd.3 em Monza, justificando depois sua retirada definitiva do campeonato. A corrida foi vencida por Lucas Furlan, da AMG Black Seagull. Maurício teve problemas e acabou abandonando.

A Hasemi Sport estava passando por duros problemas de estabilização, pioraria se não encontrasse um piloto para substituir o rápido Denner. Depois de dias a procura, foi achado um piloto experiente e também especializado em corridas longas. Nick Nagano foi anunciado como piloto oficial da Hasemi Motorsport NISMO no dia 15 de março, 8 dias antes da etapa em Suzuka.

O "G'ZOX" de Nick Nagano, no lugar de Roberto Denner.
(Foto: ele mesmo)
Diferente dos carro anterior, o carro deste é totalmente alaranjado e com rodas Enkei RP03, cortesia do patrocinador. O carro foi carinhosamente chamado de "G'ZOX" pela aparência.

Para Suzuka, os dois carros atuais da Hasemi foram levados, Nick Nagano conseguiu um sucesso imediato logo na sua primeira corrida do campeonato. Maurício ficou em quinto, seu melhor resultado até agora. O primeiro lugar de Nick salvou a equipe ainda mais da área vermelha e acumularam mais pontos, sendo o total de 48, contra 60 da STR e 66 da AMG.

Essa seria a última vitória da Hasemi no campeonato inteiro, pois nas etapas seguintes, o carro sofreu uma decadência e teve que enfrentar de cara os dois arquirrivais da equipe. Em Le Mans, Nick Nagano obteve um honesto terceiro lugar, atrás de Rapha Morais e Lucas Furlan, com direito a disputa tripla pela primeira colocação.

O pódio da última corrida do FIA GT 2nd Edition.
(Foto: Fernando Laet)
Maurício saiu prejudicado e acabou em último abandonando pouco antes do fim da corrida. Isso custaria a equipe ficar ainda mais atrás da STR e AMG na pontuação, mas o terceiro lugar ainda estava garantido até o fim do campeonato, o que pode ser considerado uma conquista.

Para a última corrida, a disputa ficou mais acirrada entre Nick Nagano e Lucas Furlan, já que Raphael sumiu na frente com a bem acertada Ferrari 458 Italia, bem como ter vencido e levar o título de pilotos e equipes. O pódio foi composto ainda pelos dois anteriormente mencionados.

Nick Nagano, mesmo entrando no meio do campeonato, ficou em quarto na tabela de pontuação dos pilotos. Maurício Campelo terminou em décimo, um resultado desfavorável, mas que se tornou constantemente esforçado durante o campeonato. A equipe encerrou a temporada com 72 pontos.

Após o fim do campeonato, a equipe foi comprada por Nick Nagano e tornou-se uma equipe filial ao TeamNAG, fornecendo apoio direto ou indireto para esta equipe.

Gr.AGTRC

Depois do atarefado FIA GT 2nd, foi especulado que a equipe voltaria em um campeonato próximo. Como garantido, o promissor campeonato de GT-R R32 voltará com uma segunda temporada em 2014. E o desperto interesse de Nick Nagano (que também é host do campeonato) em correr de Unisia Jecs Skyline com uma equipe que represente o mais real possível à que foi com Masahiro Hasemi é totalmente demonstrado. O piloto anunciou que a Hasemi Motorsport irá correr no campeonato com nova estrutura, totalmente diferente do que se viu no FIA GT. Será o segundo campeonato para a Hasemi na GTS e o primeiro sob chancela e filiação ao TeamNAG. Fala-se também no mantimento de Roberto Denner na equipe para o campeonato. A ver...


Estatísticas:

Pilotos: Roberto Denner, Mauricio Campelo e Nick Nagano
Carros: Nissan GT-R SpecV, Nissan Skyline GT-R R32 (a confirmar)
Campeonatos/Eventos: FIA GT 2nd Edition
Posição no último campeonato: 3º 
Corridas: 6
Títulos: nenhum
Vitórias: 3
Pódios: 5
Poles: 4
Pontos: 72
Melhor resultado em corrida: 1º (dois de Roberto Denner e um de Nick Nagano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário