4 de ago. de 2014

Velozes e estratégicos (ou não), esse é o resumo da pre-season OMFestival

A pre-season do OMFestival começou no cronograma correto. Os dez pilotos que confirmaram presença neste prólogo de campeonato às 20:00 da noite do último domingo faziam o warm up no Circuito de Red Bull Ring.

Sem problemas "de um piloto não ver outro", ou o famoso loading, parecia que tudo transcorreria tranquilamente. A primeira classificatória  ocorreu com dobradinha da DINOCO RACING TEAM. Na largada, logo quem tomou a primeira posição foi Gian Carvalho, da Oak Motorsport, terceiro colocado na classificatória. Mas, infelizmente os servidores do GT6 derrubaram a sala antes que fossem completadas duas voltas de corrida, sendo necessário a relargada.

Grid de largada da pre-season do OMFestival antes da relargada oficial
Com o imprevisto, os pilotos se reorganizaram o mais rápido possível, mesmo com a baixa de Antonio Félix, piloto assíduo de um grupo concorrente, que faz sua estreia em eventos oficiais da GTStage pela sua equipe, a Silver Speed Racing, que não pôde voltar a realinhar seu carro no grid. Foi dado o reinicio da classificatória com 15 minutos de atraso, e mais uma vez a DINOCO RACING TEAM fez dobradinha colocando Rafael Junio na pole position, com o tempo de 1:40.953, seguido por seu companheiro Anderson da Silva, com o tempo de 1:41.899. Na terceira colocação, Gian Carvalho, da Oak Motorsport, fez na casa de 1:42.304, seguido por Thiago Prado, da nova equipe BOW Motorsport, com 1:42.471 e fechando o time dos que escolheram sair de pneus esportivo macio.

Geovanne Ferreira, um dos campeões do último campeonato, se desligou da F&C TOTALSPORT RACING e decidiu coordenar seu projeto particular, a EXR, e fez "pole" dos pilotos que optaram por iniciar com os pneus esportivos duros, e largando na quinta colocação geral. O bragancense fez o tempo de 1:43.966 seguido por Maciel Claudino, que esse ano juntou-se à MRD, com o tempo de 1.44.676.

Rafael Pereira, da Cherno Alpha Avtosport, veio logo em seguida na sétima posição com 1:46.116. Seu companheiro de equipe, nada mais nada menos que Otto Wilson, quase conseguiu participar devido ao atraso com relargada – o que não aconteceu. Completando o grid, Pedro A. Petry, o novo parceiro de Maciel na MRD, com o tempo de 1:47.226, largou na oitava colocação, e o estreante em competições pela GRAN TURISMO STAGE, Marcus Guimarães, da XT Racing, fechou o grid com 1:48.188.

Anderson, da DINOCO, aproveitando-se do erro de Thiago, da BOW Motorsport
Briga pela segunda posição entre Anderson da Dinoco, e Gian da Oak Motorsport
Rafael Junio, o segundo piloto da DINOCO, nesta relargada, manteve a primeira posição e aproveitou a pista limpa para abrir distância dos adversários tendo uma corrida tranquila até as últimas voltas, na qual a estratégia foi decisiva tanto quanto pela habilidade dos pilotos.

Logo atrás do líder a briga nas primeiras dez voltas foi intensa e com muitas trocas de posição entre Anderson, Gian e Thiago Prado, que alternavam posições até a metade da prova. Enquanto que no pelotão dos que ficaram para trás com pneus esportivos duros, o veterano Geo e o novato Pedro cumpriam as regras dos compostos logo na primeira volta indo aos boxes, caindo para as últimas posições. Maciel tinha em mente a mesma estratégia dos pilotos, mas acabou esquecendo esse fator, devido aos problemas e reinicio da prova, e parando somente na segunda volta, prejudicando toda a sua campanha. O Shelby Series One da XT Racing veio aos boxes na terceira volta, assim como o Series One de Rafael Pereira, da Cherno Alpha Avtosport, na volta 4. Estes não parariam mais nos boxes, mas viram os 4 primeiros colocados abrirem grande vantagem, e o que restava a eles era batalhar para diminuir a diferença.

Enquanto isso, Anderson da Silva solidificava a segunda posição do que parecia inevitável, uma dobradinha da DINOCO RACING TEAM. Gian, da Oak, vinha tranquilo na terceira posição. Thiago, da BOW, via Geovanne da EXR no retrovisor após este tirar uma grande diferença, o piloto do projeto EXR foi muito mais rápido que todos no grid e cravou a melhor volta em 1:39.743. Geo ultrapassou o adversário na volta de número 11, e logo após perder a quarta colocação, Thiago comete um erro de estratégia indo aos boxes e colocando pneus esportes duros muito cedo, o que acabou fazendo o piloto parar novamente na volta 15 para colocar os pneus macios, o que o jogou para a última posição do grid.


E Geovanne, seguia sua perseguição aos três líderes, e os únicos que não haviam ido aos boxes ainda. Maciel Claudino se beneficiou dos erros estratégicos dos adversários e ocupava a quinta colocação no momento. Pedro A. Petry segurou por um bom tempo Rafael Pereira, mas não resistiu a experiência do já veterano piloto da GTS. Quando o curitibano Gian fez sua parada para troca de composto, Geovanne e Maciel levaram vantagem ao terem parado muito antes. Gian Carvalho optou por pneus duros e ainda passaria por pressão de Rafael e Pedro respectivamente, que foi decidida na última curva na última volta da pre-season em Red Bull Ring, no qual o único piloto da Cherno Alpha Motorsport presente,levou a melhor terminando na quinta colocação. Gian ainda teve que segurar o garoto da MRD para garantir a sexta colocação  a diferença entre os dois foi de apenas 0.130 milésimos.

Rafael era líder sem nenhum problema. Anderson ocupou a segunda posição por cerca de dez voltas e os dois foram aos boxes faltando uma volta para o fim da corrida. Geovanne já havia tirado a diferença necessária para ultrapassá-los enquanto trocavam para os compostos duros para o cumprimento das regras, o que levou  o piloto da EXR a vitória. Geo teve a estratégia e desempenhos perfeitos na pre-season do OMFestival. O piloto Rafael Junio ficou em segundo lugar com seu desempenho que promete dar muito trabalho e Anderson da Silva, seu companheiro de equipe da DINOCO, completou o pódio.

RESULTADO DO PRE-SEASON AQUI

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