29 de jan. de 2015

SWC3: Apesar da surpresa de Marrasca, Furlan não deixa barato e vence final em La Sierra

Salve, pessoal. O SpeedWagon Challenge 3 chegou ao fim no dia 17 de janeiro, na segunda pista mais longa (e uma das mais difíceis) do jogo, a La Sierra. Nela, tivemos em ação a gloriosa perua de quatro argolas mais recente da série (GT6), a Audi RS 6 2008.

Por ora, por ser a pista mais longa do campeonato inteiro, houve algumas mudanças pré-determinadas antes do evento começar, mas nada que prejudicasse alguém. 

O qualifying ocorreu normalmente dentro do esperado... ou não! Nesta, Carlos Marrasca massacrou a concorrência, no final, com absurdos 8'58.301. Tempo esse que nem Lucas Furlan, o mito da casa, conseguiu superar. Tá... ele liderou a sessão por boa parte do tempo, mas ao final conseguiu 9'00.670, que não foi o suficiente para derrotar o #1 do SWC3. Mais de sete segundos atrás, solidou-se em terceiro lugar Nick Nagano – de volta depois da ausência em Nür24 com a Kombi – com aceitáveis 9'07.168, fechando o top 3 esperado.

Na corrida, que começou conturbada com um "big one", bem similar ao que ocorreu no Round 5, em Route 5, não houve nenhum que ocupasse o primeiro lugar a não ser Furlan e Marrasca. Durante a corrida inteira, os dois mais propensos a vitória da corrida não tiveram dificuldades de se distanciar da "concorrência barata", mas ambos tiveram que compartilhar suas habilidades.

No caso, Lucas Furlan teve a primeira volta toda a seu favor, com alguns erros ali e aqui. Mas, na volta 2, dada as consequências – e do maior conhecimento da pista – Marrasca já conseguia tranquilamente ultrapassar o melhor piloto da GTStage... e que bela ultrapassagem!

Enquanto isso, lá atrás, estava o recém-companheiro de Lucas na sua equipe: Rafael Pereira, lidando com um certo japonês obcecado por cores chamativas. A batalha entre Pereira e Nick Nagano pode até ser dita como mais intensa que a de Marrasca e Furlan, mesmo que não tenha sido pelo primeiro lugar.

Nagano tentou o que pôde para não ficar ainda mais atrás, depois de muitos erros cometidos. Rafael Pereira, assim como o título do post, também não deixou barato e com um pouco mais de prudência, conseguiu uma corrida mais constante. A essa altura, Furlan e Marrasca ainda batalhavam pelo primeiro lugar, mano-a-mano.
Outra briga interessante foi a de Geovanne-Thiago-João, no início da corrida, com destaque para Geovanne, que mesmo sendo uma das vitimas graves do acidente inicial, foi recuperando aos poucos as posições que podia conquistar dentro das condições, terminando em quinto.

Na melhor leva dos pit stops, Rafael Pereira conseguiu o terceiro lugar sob Nick Nagano, que apesar de ter feito duas paradas, conseguiu se aproximar do companheiro de Lucas no final da corrida, mas não o suficiente para terminar no pódio, fechando a final do campeonato em quarto.

O parceiro de Nagano, Thiago Prado, acabou não fazendo uma corrida boa, dentre erros e mais erros (e também um atraso de sua equipe nos boxes), o jovem curitibano terminou em nono.

E quanto a Lucas Furlan e Carlos Marrasca? Os dois foram os únicos a dividir de igual pra igual suas habilidades na pista, mas no final, quem se deu melhor foi o indaiatubano. Marrasca fechou a corrida à 17 segundos de diferença, mas volta pra casa com um sorriso no rosto e com um apetite animador para as próximas competições.
Houve uma única baixa na corrida: Rafael Junio, da Dinoco. E quanto a punições, somente uma: Clayton Nemezio parou o carro no meio da pista, provocando um incidente duplo contra Fernando Laet e Laércio Capassi, que terminaram nas últimas posições da corrida – não que isso tenha influenciado em suas posições finais.

INTERVIEW

Lucas Furlan (Furlan Performance Racing, #5), primeiro lugar 
Bom, a corrida no meu ponto de vista foi sensacional. Quanto ao meu adversário, Marrasca, pra mim não foi nenhuma surpresa alguma vê-lo largando na ponta em La Sierra... O cara tem um conhecimento absurdo da pista. Eu já havia percebido isso numa corridinha casual que corremos um tempo atrás bem antes de começar o SWC3, o que o Marrasca não sabe é que eu já havia comentado numa conversa entre eu, Nagano e o Geovanne que havia dito que era bem provável que eu pudesse perder para o Marrasca em La Sierra (risos). E na corrida não foi diferente. Na primeira volta, cheguei abrir sete segundo de diferença, mas rapidamente ele conseguiu retirar a diferença de mim e quando me ultrapassou eu fui tentando acompanhar. Eu via a tocada dele na pista, era muito boa, sabia todas as melhores formas de tangenciar, enquanto eu ainda estava um pouco perdido (risos), cometi vários erros, erros de quem não conhece muito a pista ou que não pisa nela a muito tempo, mas deu pra administrar bem a corrida nos minutos finais e vencer. Essa foi uma corrida parecida com a de Monza e a de SSR5 cujo meus adversários estavam bem rápidos.

Carlos Marrasca (MRS Team, #1), segundo lugar
Geralmente ando bem em La Sierra, mas fiquei surpreso com a pole position. Infelizmente não larguei tão bem e logo o Lucas Furlan assumiu a ponta. Consegui acompanha-lo e até cheguei a retomar a liderança, mas errei feio em vários pontos, dando espaço para ele abrir e se distanciar. Enfim, estou feliz com a segunda colocação, ou como eu carinhosamente chamo: "o primeiro lugar dos humanos" (risos).

Nick Nagano (NAG-R, #3), quarto lugar
Corrida até que dentro das expectativas... fazer o quê? Achei que ia dar trabalho pra dupla Lucas Furlan x Carlos Marrasca mas cometi taaaaanto erro bobo que quero esquecer! Em compensação tive Rafael Pereira pra me deixar atento durante toda a corrida, foi meu principal rival aqui em La Sierra. Creio ter sido o único a fazer duas paradas. Por causa disso, no final da corrida fui tentar fazer a recuperação, deixei o Geovanne pra trás e fui buscar – de novo – o Rafa, mas não deu. Larguei em terceiro e terminei em quarto. Vamos ver se fico bem no ranking.

RESULTADO DA CORRIDA
CLASSIFICAÇÃO - RANKING DE EQUIPES / PILOTOS
GALERIA

E assim, Lucas Furlan não só se torna campeão no ranking de pilotos, mas também leva sua equipe junto! Despencando a NAG-R e a Dinoco, as duas que ameaçavam a melhor equipe do grupo. A MRS Team, equipe de Marrasca e João Matheus, ainda conseguiu o top 3! E o SpeedWagon Challenge concluiu sua terceira temporada, mas não é o fim! A quarta está logo ali e já estamos trabalhando para o próximo campeonato da GTS, que pode começar em fevereiro! Fique atento!

Obrigado a todos os participantes e leitores do SWC3! Mensagem em nome de Clayton Nemezio (host do campeonato) e Nick Nagano (ajudante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário