15 de dez. de 2018

Campeão com antecedência, Alexandre Junior leva tudo no Clubstage Cup.

Amada por uns, odiada por outros, no dia 24/11 o templo do automobilismo no Brasil foi palco da última etapa do Porsche Clubstage Cup,  mesmo com o campeão já definido, Alexandre “Juninho” Junior, a corrida foi recheada de grandes batalhas. Entre os carros que se inscreveram a surpresa foi Lucas Furlan, veterano da casa, o agressivo piloto paulista tinha a sua participação ansiosamente aguardada pela direção; outro piloto que não participou da maioria das etapas e esteve presente em Interlagos foi o nipo-brasileiro Nick Nagano da equipe Nag-R Pac Racing Club, que diz ser um dos que desgostam o circuito.
 

No qualify a surpresa ficou com Geovanne Ferreira (o bragantino trouxe outra surpresa mais tarde na corrida) largando na primeira fila, seguido por Diego Gerpe, piloto que estava em uma crescente maré de azar, mas que parece ter sido quebrada com essa corrida, na pole position nada de diferente, Alexandre Junior (G-Tuned) fez o melhor tempo,o convidado de última hora Lucas Furlan (Furlan Performance Racing) fechou a segunda fila, o novato Matheus Lopes (M.L. Sports) largou em quinto seguido por Nick Nagano, Fernando Xavier (Black Falcon) e Pedro Petry (Pevan Engineering) fecham a quarta fila com Jordy Vaniel (Pevan Engineering) e Marco Frietzen (UpShift Racing) fechando o grid. Entre as faltas dessa etapa estão Julio Molchan, Wagner Maurente, Mayone Alves e Jonathan Castilhos. (resultado detalhado do qualify nos links finais do post!)
 

Na largada muitas surpresas, Juninho largou mal e deixou Geo passar no S do Senna, Diego patinou também e deixou Nagano passar por dentro e Fernando por fora e Matheus foi ultrapassado por quatro carros, caindo para nono. No meio do grid Diego ultrapassou Jordy logo na primeira volta e foi a caça de Pedro enquanto Fernando passou Nagano pela quarta posição, na volta três Geovanne perdeu a liderança para Juninho e Lucas começou a se aproximar dos líderes, enquanto isso Marco, que não fez a qualificação e Jordy estavam com dificuldades no fundo do pelotão.


E falando em dificuldades Geovanne teve bastante ao segurar Furlan, o ritmo agressivo de Lucas deu as caras nas ultrapassagens na Curva do Lago e no Bico de pato, os dois pilotos trocaram tintas diversas vezes durante a prova. Outros pilotos que tiveram seus carros levemente decorados com marcas de batalha foram Fernando e Nagano, de início o piloto da PRC vinha estudando o traçado de Fernando até que um erro custou a quarta posição, o troco veio duas curvas depois mas na volta seguinte Nagano atacou no S do Senna e assumiu a posição, até que em mais uma das batalhas na Curva do Lago o piloto da Prodrive errou a freada e acabou jogando ambos para fora.


Quem se beneficiou com isso foi Diego Gerpe, que estava segurando uma discreta sexta posição e brigando com Pedro Petry, assumiu a quarta colocação e se manteve em um ritmo forte até o fim da corrida. Em uma situação inversa Marco, que foi quarto colocado na etapa anterior, e Matheus estavam oscilando tempos e amargando colocações não comuns à esses pilotos.


Na volta treze Diego, que pouco tempo antes havia passado Furlan pela terceira colocação, entrou nos pits seguido pelo mesmo, com pneus novos eles conseguiram executar o "undercut" voltando a frente de Nagano e atrás de Geovanne, entretanto a constância falou mais alto, mesmo errando na volta quatorze Diego terminou à frente após um estranho erro de Lucas (saída de traseira após pisar na zebra da junção) e de outro mais ainda de Geo, que já na volta 20, restando apenas 5, abriu demais na saída do pinheirinho, pegou zebra, grama e bateu feio, jogando fora qualquer chance de dobradinha pra G-Tuned, uma pena.
 

A essa altura Juninho já havia garantido mais uma vitória (alguém pare esse jovem, por favor), visto que, diferentemente de seu parceiro de equipe, o cara não joga sua corrida fora no final. Jordy, na volta 19 acabou por abandonar a corrida, frustrado com seu desempenho. Matheus Lopes e Marco Frietzen terminaram a corrida muito próximos (como em grande parte da corrida), mas graças a um erro de Matheus no miolo, o jovem quase entregou a 8a colocação de graça.
 

Diego e Nagano foram outros que fecharam colados, depois de uma corrida intensa e ritmos iguais, era o esperado, corridão pra eles, e fica o destaque pro Gerpe, primeiro pódio dele na história da GTS, parabéinx!! Quem sabe agora o Gran Turixmo passou a ser menos mierda.


Fernando Xavier fez uma corrida pra esquecer, com alguns erros e um incidente com Nagano somado a adversários com ritmo melhor, o jovem conseguiria um irrelevante P5, não fosse a punição de 10s que a organização aplicou devido ao incidente, acabou ficando em sétimo.
 


Quem se deu bem nessa foi Pedro Petry, que quietinho ali herdou uma posição e garantiu mais pontinhos na tabela. Furlan fez uma corrida memorável, mesmo com o erro, lutou forte por uma segunda colocação na maior parte da corrida e virou tempos de volta expressivos, uma pena que o indaiatubano só pôde participar como convidado (sem pontuar) e apenas nesse último round, P4 pra ele!
 
 

Geovanne termina o campeonato novamente frustrado, devido ao belo ritmo de prova que tinha, a chance da dobradinha da equipe era grande, mas né.. o erro ridículo na volta 20 jogou tudo fora, o que deixou o bragantino MUITO chateado. (Essa é a.. TERCEIRA vez que o líder da G-Tuned vai mal na última etapa de algum campeonato, que fase!) 
 

Mais um campeonato se encerra na GTStage e a organização deixa aqui o agradecimento a todos que fizeram parte do Porsche ClubStage Cup, quem sabe possa acontecer uma Season 2 do evento, ou não.. quem sabe o que pode vir por aí em 2019.. #DESCUBRA

Fica os parabéns (de novo) pro Alexandre Júnior, que nesse campeonato simplesmente obliterou a concorrência, dominando tudo, vooooa muleke! E-sport te aguarda!


INTERVIEW

1st - Alexandre Júnior (G-Tuned) - "Largada decepcionante (de novo), consegui recuperar a pole depois de andar na bota do Geo, e administrar bem o Cayman até o final. Uma pena o campeonato começar lotado e terminar vazio."
2nd - Diego Gerpe (Heineken STR Team) - " Largada horrível, mas consegui fazer uma corrida de recuperação incrível! Primeiro pódio na GTS, que eu não esperava vir nesse momento. (...) Disparada a corrida mais emocionante para mim. No final, segurando o Nagano para não perder a 2° posição foi muito tenso. Uma pena o Geo e o Lucas errarem no final.
3rd - Nick Nagano (Pac Man Nag-R) -  "Corrida completamente fora de todas as minhas expectativas, pois achei que iria andar muito mal por nunca ir com a cara do circuito de Interlagos, mas acabei que me dando bem, e tive boas batalhas do 5th lugar pra frente. Tomei um susto com o Fernando Xavier durante metade da prova, mas acontece. O melhor momento pra mim aconteceu quando Lucas Furlan e Geovanne Ferreira erraram, dando espaço pra mim e Diego Gerpe protagonizar uma batalha sensacional pelo 2nd lugar (...). Foi muito da hora! Bastante feliz de terminar no pódio depois de um tempinho, e  parabéns a todos pela participação no Champ!"
6th - Geovanne Ferreira (G-Tuned) - "Largada excelente e metade da corrida muito boa, com o Furlan dando muito trabalho, mas aí eu decidi jogar tudo fora na volta 20.. até hoje a minha corrida mais frustrante no GT Sport, já que eu podia ter conseguido uma dobradinha pra G-Tuned"

Nenhum comentário:

Postar um comentário