7 de jul. de 2013

História - AMG Black Seagull Team

Pra iniciar a série de histórias do grupo, vou começar com essa que foi uma das melhores equipes do FIA GT organizado pelo Fernando Laet. Fiquem com a "wiki" da AMG Black Seagull Team!



AMG Black Seagull Team foi uma equipe fundada em 2013 por Lucas Furlan e Diego Costa para participar do FIA GT 2nd Edition. A equipe leva o nome da subsidiária da Mercedes-Benz de performance - a AMG - em seu nome graças a escolha da equipe, a Mercedes-Benz SLS AMG, enquanto que "Black Seagull" é o apelido carinhoso dos carros, ostentados na cor preta.

Foi uma das equipes de maior sucesso no campeonato, no entanto, acabaram por encontrar dificuldade nas corridas graças às equipes concorrentes, STR Ferrari e Hasemi Motorsport NISMO.

Lucas Furlan deu preferência às Mercedes - no primeiro FIA GT, Lucas usou uma Ferrari 458, mas agora esta seria escolhida por outra equipe. Não deu outra, chamou Diego Costa para compor a AMG Black Seagull. Foi a quarta equipe a se apresentar para o campeonato. O carro de ambos apenas se diferenciava nos spoilers traseiros. Foi declarado entre os carros mais rápidos do campeonato.

Os resultados da equipe nas corridas são positivos, Lucas Furlan conseguiu um segundo lugar já de cara no Rd.1 em Fuji, perdendo apenas para Roberto Denner. No Rd.2, Furlan seria superado de novo por Denner - que mais tarde abandonaria o campeonato - e com a ausência deste em Monza, Furlan finalmente venceu. Esta seria a única corrida que venceria, estendendo-se com 38 pontos e levando a AMG Black Seagull ao topo da classificação no campeonato, com 56.

A vitória de Lucas Furlan em Monza.
(Foto: Fernando Laet)

Em Suzuka (Rd.4), Lucas Furlan não participou da corrida por motivos de atraso, mas Diego Costa conseguiu levar a equipe ao pódio, sendo superado apenas por Nick Nagano - que entraria no lugar de Denner, que abandonou o campeonato por força maior - e Raphael "Petula" Morais. Aqui, acabou a liderança da AMG Black Seagull na classificação, tendo agora como líder a STR Ferrari. Para Le Mans, os dois carros foram levados, porém, Lucas teve problemas durante os primeiros minutos de corrida, caindo para trás e deixando dois líderes distantes - Nick Nagano e Raphael Morais. Ao final da corrida, Lucas conseguiu superar 80% do erro cometido, e chegou na segunda colocação, desbancando Nagano, que vinha liderando por certo tempo. Diego Costa fez o possível largando em quarto, mas acabou sendo superado por um Corvette e uma Ferrari, caindo para a sexta posição.

Diego Costa em Suzuka.
(Foto: Fernando Laet)

Nürburgring foi a última parada do FIA GT 2nd, e nesta última corrida, as duas Mercedes tiveram um desempenho semelhante ao obtido em Laguna Seca, com Lucas Furlan - de novo superando Nick Nagano - em segundo e Diego Costa em quarto.

Encerrando o campeonato com 102 pontos, praticamente empatada com a STR Ferrari, devido à ordem de classificação e de pilotos, ficaram com o vice-campeonato. Deixando também um currículo invejável de pódios em todas as corridas do campeonato, além de uma pole position em Monza. Após o campeonato, a equipe entrou em hiato, admitida como aposentada por tempo indeterminado, até que esta volte no próximo FIA GT da GTS com os mesmos ou novos pilotos.

Estatísticas:

Status: aposentada
Pilotos: Diego Costa e Lucas Furlan
Carros: Mercedes-Benz SLS AMG '10
Campeonatos/Eventos: FIA GT 2nd Edition
Posição no último campeonato: 
Corridas: 6
Títulos: nenhum
Vitórias: 1
Pódios: 6
Poles: 1
Pontos: 102
Melhor resultado em corrida: 1º lugar (Lucas Furlan em Monza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário