14 de set. de 2013

FIA GT Championship

Artigo das Temporadas: 

O FIA GT Championship é um dos campeonatos fixos do grupo, cujo abriga carros grand tourer e super esportivos. É baseado no campeonato de mesmo nome de verdade. Promovido por Fernando Laet, a primeira temporada foi realizada no primeiro semestre de 2012 e durou por cinco semanas desde então (com duas etapas cada). A segunda temporada, denominada "2nd Edition", foi realizada com host aqui da GTStage, entre os dias 2 de março e 6 de abril de 2013. O grande equilíbrio entre os competidores até o fim do campeonato é uma das características mais notáveis nas duas temporadas que foram realizadas, o que faz dele um dos campeonatos mais competitivos do grupo.

A série está confirmada para estrear em 2014 pelo GT6 e provavelmente terá o calendário em harmonia com a segunda temporada do Gr.AGTRC.


Primeira temporada - Domínio dos carros italianos

Nos primórdios de sua formação, o FIA GT marcou por ser um dos campeonatos online mais longos da comunidade GT4&5 BR. A primeira temporada foi restringida à 550PP para carros da Ferrari, Lamborghini, Nissan, Aston Martin, McLaren, Mercedes-Benz, Audi, Ford e Chevrolet. Os principais pilotos do campeonato, foram: Lucas Furlan, Geovanne Ferreira, Nick Nagano, Leonardo Oliveira, Diego Costa, Iago Garcia e o próprio Fernando Laet, bem como outros pilotos, cujo tiveram minoria na participação. Houveram alguns convidados, a mais notável participação é a de Alex Rempel, de BMW. Uma das fabricantes que foram cortadas da lista oficial de carros disputantes do campeonato.

Etapa de Spa, Lamborghini Gallardo
/ Nick Nagano à frente.
À altura, o campeonato foi dividido em duas tabelas de pontuações, uma tabela para os pilotos e, a outra, para marcas (construtores). A primeira etapa foi realizada no circuito de Nürburgring Nordschleife, na qual estreou com vitória de Lucas Furlan, pela Ferrari. Nas outras etapas seguintes, o campeonato viu equilíbrio das principais montadoras, excepcionalmente pela Ferrari e Lamborghini, cujo os pilotos levaram a disputa até a rodada final do campeonato, em Nürburgring GP/F. Por um ponto, a Lamborghini perde para a Ferrari e Lucas, junto de Geovanne, tornam-se campeões da primeira temporada.

Segunda temporada - Reformulação, domínio ferrarista e intervenção da Nissan/Mercedes

O campeonato continuou seu rumo. E para a segunda temporada, novas regulamentações em comparação à temporada anterior foram formadas. O campeonato foi transferido para a GTS – levando em consideração o fim da GT4&5 –, a Ford saíram de cena, a Mercedes-Benz foi escolhida como uma das grandes (já que na temporada anterior, ninguém deu preferência) e o campeonato se torna equilibrado por peso/potência igual para todos os carros.

McLaren MP4-12C de Geovanne Ferreira, Rd.4
- Suzuka.
Para esta temporada – cujo foi mais disputada que a anterior, os antigos campeões (Lucas Furlan e Geo Ferreira) se separaram e fundaram equipes distintas representando uma marca. Lucas fundaria a AMG Black Seagull Team e chama Diego Costa (piloto da Chevrolet na temporada passada) para compor a dupla. Geovanne funda a Vodafone McLaren-Mercedes Racing e chama um novo piloto: Jiffy Betha. O vice campeão, Nick Nagano, apareceria apenas no Rd.4 em Suzuka, graças ao abandono de Denner do campeonato, compondo a Hasemi Motorsport NISMO ao lado de Mauricio Campelo. Outros pilotos estrearam no campeonato, como Raphael Morais – mais tarde, campeão, com a STR Ferrari – e Diego Gerpe. 

Até metade do campeonato, as corridas foram vencidas pela Hasemi, representante da Nissan. Uma etapa (Rd.3 Monza) foi vencida pela AMG Black Seagull e o abandono de Denner foi fundamental para a ligeira alteração na pontuação, deixando a AMG na distante liderança. As outras restantes do campeonato, foram completamente dominadas pela STR Ferrari. A AMG Black Seagull perderia o campeonato por empate, pois a consequência disso, foi a falta de Lucas Furlan, na etapa de Suzuka.

Os carros

Uma característica do campeonato é a participação de carros semelhantes as versões de corrida do FIA GT Series da vida real. Apesar de serem versões de rua, a grande modificação interna e externa faz deles parearem por "semi-racing". Não há competição por classe. 

A performance dos carros pode variar de acordo com o regulamento da determinada temporada, por exemplo: na primeira temporada, os carros foram regulados à 550PP, fazendo com que muitos deles tivessem um peso mais baixo que o outro determinado, vide para potência, que variava de 500cv até 650cv. Mas na temporada seguinte, em prol de uma maior equilíbrio e competitividade entre os pilotos, o regulamento alterou a performance para peso/potência: 550cv e 1400kg para todos.

Até agora, a Ferrari 458 Italia é a única que detém o título nas duas temporadas do campeonato.
Os carros com a coluna azul e com um * foram incluídos como carros extras, sem direito a disputa pelo campeonato. 

As corridas

O FIA GT passa por diversos lugares ao redor do mundo, assim como é feito no campeonato real, os circuitos mais listados para as temporadas são: Nürburgring, Le Mans (La Sarthe), Spa-Francorchamps, Monza, Laguna Seca e Suzuka. Em 2012, o campeonato teve rodadas duplas em um dia, totalizando nove etapas. Para 2013, as rodadas foram unificadas e, com isso, ficaram mais longas, totalizando seis corridas, sem intervalo de uma semana para outra.

Os pilotos

Graças a boa elaboração do campeonato, ele é bastante popular entre os pilotos, dos quais são nivelados de acordo com o skill e o carro que escolhem. A Ferrari, por sua vez, é campeã do FIA GT nas duas temporadas até agora, com quatro pilotos diferentes. No total, 26 pilotos já passaram pelo campeonato.

Em negrito, estão os pilotos campeões: 
* = Pilotos convidados

Controvérsias

Em 2012, na dupla etapa de Le Mans e Monza, Junior Tavares, que por sua vez era piloto da Ford na época, sofreu arduras críticas sobre uma ultrapassagem incorreta na chicane que antecede os boxes de Le Mans. Quando nas últimas voltas, o piloto dividia uma curva com outro carro em linha, mas que não foi evitada até a chicane, ultrapassando a área de escape, ato proibido em todos os campeonatos e eventos da GTStage. Em Monza, o piloto foi acusado de jogar propositalmente um carro para fora. Ainda causando polêmica fora das corridas e resistência às criticas, o ato resultou na exclusão do piloto no campeonato.

Campeões


Ver também:
• Group A GT-R Championship
• PoRUFsche Cup
• GTS All Stars

2 comentários:

  1. Nagano, pq a bmw foi excluida? o.O

    gostei desse campeonato, acho q participarei do proximo :)

    att,
    Oliver_Gabriel

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    Respostas
    1. Na verdade a BMW nunca ia entrar no campeonato, se não fosse um pedido especial do Alex Rempel pra participar das duas últimas corridas em Spa e Nürb. No ano seguinte a M3 não foi admitida como carro oficial do campeonato, o que é uma pena. Quem sabe a Z4 seja no FIA GT 3rd.

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