2 de ago. de 2013

História - F&C Totalsport Racing


F&C Totalsport Racing, uma das equipes novas da GTStage. É uma equipe comandada por dois pilotos com histórico de rivalidade bem antes da existência do grupo, Geovanne Ferreira e Diego Costa. Surgiu após a extinção de uma outra equipe, que no lugar de Diego Costa, seria Lucas Furlan o piloto indicado.

Fundada há pouco mais de um mês, a F&C Totalsport Racing tem um histórico em apenas uma corrida, entretanto, seu artigo será atualizado à cada nova atividade que a equipe enfrentar pelo e fora do grupo. Participou de endurances como: 2013 GTS All Stars - Fuji 500km, 2013 GTS All Stars II - Motegi GT 500km, Nürb 300km e agora concentra-se em foco no campeonato de rally do grupo, o GTGRC.

Origens

A origem da equipe não vai muito longe, fora ter sido inscrita no grupo como "Ferreira Motorsports" no início. Mas após a contratação de um segundo piloto, mudou o nome para "Fire Racing", equipe essa que estava composto por Geovanne Ferreira e Lucas Furlan no momento.

Os dois pediram uma inscrição para participar do GTS All Stars em Fuji, foi uma das primeiras a se inscrever, assegurando vaga e com tempo vago para testes. Geovanne teve preferência imediata por um Honda NSX da temporada de 2006 do Super GT, e Lucas não perdeu tempo e escolheu o antigo GT-R usado pela IMPUL em 2008. Chegaram então a fazer um teaser, mas a equipe acabou afundando-se em problemas e seu piloto mais imponente teve de sair da equipe por questões pessoais.

Geovanne desesperadamente precisou caçar um piloto para compor a dupla, Diego Costa, inscrito com uma tal de Veiga Racing, aceita o pedido e ocupa o vazio deixado por Lucas na Fire Racing. Nasce então a F&C Totalsport Racing.

GTS All Stars

2013 - Fuji 500km

No segundo bimestre de 2013, para a estreia e a espera de um resultado culmino, a equipe prepara-se com todas as forças para o endurance no qual se inscreveram – o GTS All Stars - Fuji 500km. Diego Costa, no qualifying e de PETRONAS TOM'S SC430, conseguiu um bom terceiro lugar garantido para a corrida no dia seguinte, Geovanne vem logo atrás de TAKATA DOME NSX, na quarta colocação.

Geo Ferreira em ação.
(Foto por: Nick Nagano)
Ironicamente, há poucos minutos da corrida, Lucas Furlan volta inesperadamente a compor a lista original de inscritos, mas não para a F&C Totalsport, na qual já tinha chamado Diego para seu lugar. Por um pedido especial, Lucas conseguiu alinhar o carro com sua equipe própria e de baixo orçamento, a Furlan Racing.

A F&C alinhava seus dois carros na segunda fila do grid, Diego aproveitou a deixa dos adversários após a primeira curva e logo se distanciou, Geovanne acompanha o vácuo. Ambos mantendo as suas mesmas posições.

Como os adversários TeamNAG e a própria Furlan Racing de Lucas foram tão fortes quanto a F&C, que deixaram todos os outros sete restantes atrás uma ou nove voltas. Diego perderia a chance de terminar na volta do vencedor se não fosse um erro de calculo após parar nos boxes. Na última parada da corrida, Diego preferiu poupar o enchimento de seu tanque para ganhar mais tempo nos boxes, forçando ao mesmo parar mais uma vez para abastecer e não ficar pelo caminho. Apesar do ocorrido, não ocorreu perdas de posições, e manteve o terceiro lugar na corrida com o Lexus SC430. Geovanne fez uma corrida tranquila e sem erros, também manteve a posição de largada, quarta colocação.


2013 - Motegi GT 500km

Os dois carros da F&C Totalsport Racing no GTS All Stars II
- Motegi GT 500km
Graças a entrada automática para o GTS All Stars II, a equipe teve direito ao regulamento antecipado e rapidamente escolheram os carros. Para esta edição, Geovanne e Diego correriam com dois Castrol TOM'S Supra do JGTC, cujo era o que o regulamento exercia das equipes: carros JGTC da classe GT500, com no máximo 500cv e 1100kg.

Apenas Diego Costa representou a equipe durante o qualifying, o piloto fez um tempo razoável de 1'47.846 e foi beneficiado graças a punição de Andre Nishi, da Team Street Car GT, que largaria logo à frente. Geovanne não teve preferência de participar, pois o curto tempo, devido a intervenção feita no carro de Nishi, desanimou o piloto. As posições foram definidas e a F&C Totalsport Racing largará nas posições 8º e 11º, ficando à critério da equipe fazer uma corrida de recuperação.

Na corrida, os dois carros tiveram disputas internas durante as primeiras horas, mas ambos os carros vieram a abandonar. Diego já havia tendo problemas desde o início, quando teve um suposto problema de freio e constantes erros de traçado, não deu outra e o piloto abandonou na 52º volta. Geovanne duraria um pouco mais e estará confiante para conseguir um pódio. Mas teve o mesmo destino de Diego, dando um fim participativo triste na corrida de 106 voltas de duração.

Apesar da má participação no GTS All Stars II, a equipe garante que irá participar do GTS All Stars III, cujo terá o regulamento divulgado em dezembro (em novembro para as três melhores equipes da edição anterior).

Gran Turismo Global Rally Championship (GTGRC)

A equipe está fazendo participação regular no GTGRC, com apenas Geovanne Ferreira no composto. Seu carro é um Lancer Evolution geração VI. Na estreia em Mt. Aso, o piloto demonstrou foco e conseguiu tempos razoáveis, mas não suficientes para derrotar Lucas Furlan e Roberto Denner. Contudo, no Rd.3 em Wallonie, Geovanne assegura sua primeira vitória e da F&C Totalsport Racing em um evento oficial, vencendo quatro de seis SS, pondo a equipe na disputa do campeonato, bem como nas marcas, que é representada pela Mitsubishi.


Outras participações

Entre o GTS All Stars de Fuji e Motegi, a equipe trabalhou no desenvolvimento de dois carros para o Nürb 300km, quatro semanas depois do GTS All Stars I. Diego Costa e Geovanne Ferreira se mantiveram na equipe, cujos os numerais para esta seriam #8 e #89. Por causa do regulamento, não puderam alterar na configuração do carro para a corrida - com uma exceção do freio, que estava livre.

TeamNAG/Furlan Racing VS F&C Totalsport Racing.
Geovanne, no qualifying, fez 8'15.975 e garantiu a terceira colocação. Diego vem logo atrás com 8'17.645. Esses foram os tempos estabelecidos entre o Q1 e Q2. Na corrida, os pilotos tiveram que enfrentar Nick Nagano, do TeamNAG/Furlan Racing. Ambos disputavam a terceira colocação e não foi fácil para os verdes aturarem o azul número #13, que vinha rápido demais, mesmo partindo da 9º colocação. O resultado final foi favorecido para Nick, que ganhou na estratégia dos pneus e tirou a chance de um terceiro lugar para Geovanne, o melhor dos dois pilotos da F&C. No entanto, superaram a NEMESIS Racing Team na classificação das equipes, logo, obtiveram a segunda colocação, atrás apenas do TeamNAG/Furlan Racing.


Imagem e marketing

Supra da F&C aparece como uma
das opções do GTS All Stars III.
A equipe é vista como uma das melhores e bem elaboradas de toda a GTS. As principais concorrentes são: NEMESIS Racing Team, TeamNAG e Furlan Racing. A equipe costuma divulgar vídeos de suas atividades pelo Youtube, seguindo a tendência do TeamNAG, que faz o mesmo, principalmente quando está a anunciar uma participação em algum evento. A cor oficial da equipe é o verde.

O Castrol TOM'S Supra utilizado pela F&C Totalsport Racing no Motegi GT 500km reaparece no teaser #1 do GTS All Stars III. Entretanto, não se sabe se o carro será utilizado de novo, apesar de aparecer como uma das opções para a edição.

Estatísticas:

Pilotos: Diego Costa e Geovanne Ferreira
Carros: Honda TAKATA DOME NSX '06, Lexus PETRONAS TOM'S SC430 '08, Nissan Skyline GT-R R33 TC, Toyota Castrol TOM'S Supra '00, Toyota Castrol TOM'S Supra '01 e Mitsubishi Lancer Evolution VI
Campeonatos/Eventos: 2013 Gran Turismo Stage All Stars - Fuji 500km, Nissan GT-R R33 - Nürb 300km, 2013 Gran Turismo Stage All Stars - Motegi GT 500km, Gran Turismo Global Rally Championship
Posição no último campeonato: 5º (evento isolado)
Corridas: 9
Títulos: nenhum
Vitórias: 1
Pódios: 2
Poles: nenhuma
Pontos: 141
Melhor resultado em corrida: 1º (Geovanne Ferreira - Rd.3 GTGRC; Rallye de Wallonie)


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