Um feixe de luz no fim do túnel apareceu para os meninos da F&C TOTALSPORT RACING na GT500, onde tiveram três abandonos seguidos nesta classe. O GT-R da equipe era composto originalmente por Diego Costa, mas que acabou se retirando e deu lugar ao reserva Otto, autor desta pole position. Na GT300, outro inédito piloto fez pole: Evandro Ferreira, estreante no campeonato e que assumiu o lugar de Lucas Furlan por um round.
O primeira sessão de qualificação (Q1) começou por volta das 21:30, por conta do atraso de alguns pilotos. A chuva não ameaçou o circuito até metade do evento. Enquanto isso, a batalha pela pole position ficou isolada entre o #27 Scallop SteelSeries HSV-010 de Gabriel Vieira (que por ora demonstrou força nos treinos livres) e o #82 LOVERZITO POWER HSV-010 de Junior Tavares. Quem levou a melhor, no entanto, foi JR, com 1'53.202, tendo Gabriel ficado à apenas 34 milésimos de seu tempo. O reserva Roberto Denner, do #21 RD SUPRA BEBÊ, conseguiu ocupar o terceiro posto com 1'53.322, fechando o trio da casa de 1min53segs. Otto fez 1'58.957, mas abandonou a sessão logo em seguida.
Enquanto Nick Nagano, vencedor da última corrida com o #3 NAG-R HSV-010, não foi além de 1'54.860, sofrendo efeito do lastro de 80 kg, sendo esse o carro mais lastrado do campeonato. Foi seguido por um Nissan, mais precisamente o de Jiffy Betha, que faz sua segunda participação no campeonato com o #28 JiffySpeed NISSAN Z, com 1'56.675 e ainda pelo folclórico personagem da segunda etapa Thiago Prado, que volta ao campeonato depois de estar suspenso da corrida em Le Mans, com o #14 Cooper 14 GT-R da BRABHAM TEAM.
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#82 LOVERZITO POWER HSV-010, melhor colocado da GT500 no Q1: 1'53.202 |
O Q1 da GT300 foi todo do Lexus IS350. Evandro Ferreira se saiu melhor com o carro de Lucas Furlan (#5 FURLAN POWER IS350) e engatilhou a melhor desta primeira sessão com 2'02.025. Mas, não muito longe, Geovanne Ferreira (#89 LEXUS TOTALSPORT IS350) veio com 2'02.190. Outro carro conseguiu se manter na casa dos 2min2secs segundos por um tempo: Júlio Molchan está de volta ao comando do #13 AGURI NAG-R GARAIYA e obteve uma boa volta aos 2'02.899, mas, o piloto teve o azar de ser retirado do começo da sessão, que lhe impediu de fazer mais voltas e esperar até que o Q2 começasse. No entanto, desistiu. Uma situação similar aconteceu com Pedro A. Petry (#77 NoBreaks M3 GT2), autor do pior tempo da GT300 no Q1: 2'08.908.
Gian Carvalho, companheiro de Gabriel Vieira na O.S. Motorsport, conseguiu um ótimo tempo com 2'03.826 sob o comando de seu #85 Oak GoPro Gathers Mégane e contentou-se temporariamente com a quarta posição. Foi notório, também, a disputa acirradíssima entre os dois RE RX-7 do campeonato. Carlos Marrasca está de volta depois de se ausentar nas duas últimas corridas e fez 2'04.010 com seu #7 DINOCO RX-7, sendo seguido por Maciel (#12 Cooper 12 RX-7) na mesma casa: 2'04.137, respectivamente.
Para interromper a oportunidade dos pilotos fazerem a melhor volta, a chuva veio e tomou conta do circuito no fim da primeira sessão, fazendo com que muitos deles recolhessem seus carros (como fez Nick Nagano) para se apresentar no Q2 com um melhor acerto.
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Situação da pista nas voltas finais do qualifying #1. |
A chuva foi resultado de uma espera de cerca de 15 minutos em outra sala para amenizar as condições do circuito – e deu certo. Entretanto, não foram todos que voltaram para fazer a segunda sessão de qualifying. Junior Tavares, Thiago Prado, Roberto Denner, Jiffy Betha e o já mencionado Júlio Molchan não compareceram ao Q2, deixando a chance de conquistar um novo recorde em aberto.
Restou a Gabriel Vieira assumir a melhor colocação das sessões. Abaixando sua média, que vinha na casa de 1min53segs, logo em seguida o jovem piloto impôs o tempo de 1'52.978 e permaneceu com este tempo até meio-fim da qualificação. Não deu, pois Otto Wilson logo assumiria a garantida pole position de Vieira com 1'52.574 e quebrou o jejum que a F&C TOTALSPORT RACING vinha fazendo desde a primeira corrida na GT500. Este é o recorde absoluto da pista em um evento oficial da GTStage.
Mesmo com um acerto diferente do usado no Q1, Nick Nagano não conseguiu abaixar a casa e ficou com 1'54.248, não indo além de menos 612 milésimos a menos que seu tempo anterior. Após os resultados provisórios, o piloto despencou para a quinta colocação e tem na sua cola Anderson da Silva, com o #4 Lightning McQueen SC430, obtendo uma volta de 1'54.795 depois de muito sofrimento em testes particulares (o piloto virava cerca de três segundos mais lento).
O Q2 da GT300 foi tão acirrado quanto no Q1, mas Evandro Ferreira manteve a pole. No entanto, ao fim da sessão, Geovanne marcou a sua última chance em 2'01.380, à apenas 73 milésimos (!) de Evandro. Geo ainda foi vítima de um erro dos pilotos de sua classe durante a volta rápida, mas foi desconsiderado. Carlos Marrasca marcou 2'02.740 para o seu RX-7, o que fez com que Júlio despencasse para a quarta posição com seu Garaiya. O outro RX-7, de Maciel, foi mais longe dessa vez: mesmo abaixando o tempo em 1 segundo, ficou com 2'03.464. A frente dele ficou Gian Carvalho, com o #85 Oak Mégane.
Um tanto ofuscado no Q1, Rafael Pereira, do #32 GoPro GARAIYA, marcou 2'03.600, abaixando em 2 segundos o seu tempo e tem chances de chegar na frente. Diferente de Pedro A. Petry, que mesmo abaixando seu recorde obtido no Q1, ainda tem o pior tempo do Q2 e larga na lanterninha da corrida.
A corrida é HOJE, com abertura da sala às 20:30 e inicio de corrida por volta das 21:20 ou menos. Torcemos para que esta seja uma boa corrida de 300 km para todos!
RESULTADO DO QUALIFYING
STARTING GRID
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