21 de jul. de 2014

SUPER GTS [GT500] – Nick Nagano e Geo Ferreira são campeões em suas classes e FURLAN leva nas equipes com folga!


Foi realizado no dia 19/07, às 21h20, do horário de brasília, a última corrida validando pontos para a temporada 2014 da SUPER GTS, em Twin Ring Motegi, sob o nome de "MOTEGI GT 150km RACE" e teve como vencedores e campeões de temporada: Nick Nagano (#3 NAG-R HSV-010) e Geovanne Ferreira (#89 LEXUS TOTALSPORT IS350). Nas equipes, o título ficou nas mãos da FURLAN PERFORMANCE RACING!

Em clima de despedida, a corrida do Round7 – MOTEGI GT 150km RACE foi bastante tranquila comparado as etapas anteriores, mas sentiu a falta de dois pilotos importantes na GT500: Otto Wilson e Junior "JR" Tavares. O primeiro faltou por compromisso e, o segundo, a trabalho. A largada, apesar disso, foi liderada por Evandro Ferreira, que substituiu Junior Tavares na corrida, em decorrência de um compromisso deste. Evandro é reserva da FURLAN PERFORMANCE RACING, e com o #82 LOVERZITO POWER HSV-010, não conseguiu segurar a pressão do #3 NAG-R HSV-010, partindo da segunda colocação, foi presa fácil e logo assumiu a ponta na GT500 pela 4ª curva do circuito na primeira volta. Lá atrás, presenciamos a primeira das escapas de pista. Thiago Prado (#14 Cooper 14 GT-R) foi o primeiro a errar o traçado, apesar de Jiffy (#28 JiffySpeed NISSAN Z) ter cometido o mesmo erro, na mesma curva, na volta de formação.

Como se não bastasse, Gabriel Vieira (#27 Scallop SteelSeries HSV-010), que mesmo doente optou por correr e manter uma boa classificação na corrida, sem muito esforço passou Evandro, que vinha mais lento devido ao escape dos eixos laterais dianteiros terem pegado um pouco de brita na 4ª curva. Com muito gás, Evandro perseguiu Gabriel enquanto isso, mas o Scallop é rápido, e teve que esperar um erro deste na curva da vitória.

O #82 LOVERZITO POWER HSV-010 até que conseguiu buscar o #3 NAG-R (graças a uma leve escapada), mas isso acabou resultando em outra escapa, mas dessa vez para o próprio Evandro. Isso trouxe consequências desastrosas e o piloto voltou atrás do #28 JiffySpeed NISSAN Z e #4 Lightning McQueen SC430.


Enquanto isso, a perseguição mais excitante da corrida começou: muitas trocas de posições entre o #3 NAG-R HSV-010 de Nick e o #27 Scallop SteelSeries HSV-010 de Gab por quase oito voltas. No fim, quem acabou se saindo melhor, foi o #3 NAG-R – já favorecido pela falta de Junior e mais próximo de conquistar seu título na GT500. Evandro, com o #82, nesse tempo todo conseguiu recuperar o bom terceiro lugar.

O primeiro piloto a parar para fazer troca de pneus foi Nick, numa estratégia clássica de ser sempre o primeiro a parar para ganhar vantagem, foi seguido por Gabriel. Não muito distante deles, Evandro conseguiu assumir a primeira posição por enquanto. Sem surpresas, os demais pilotos, mesmo dois deles sendo beneficiados pelo tardio BoP, já estarão bem distantes do trio hondista.


Ao anoitecer, na 20ª volta, Evandro conheceu os limites do HSV-010 e, com os pneus gastos, cometeu mais um erro desfavorável – que acabou entregando o primeiro lugar para Nick Nagano. Restou ao piloto reserva fazer a parada para troca de compostos imediatamente, já que seria um dos últimos que ainda não trocou de pneus. Sem muito esforço daqui em diante, Nick caminhou para sua quarta vitória no campeonato inteiro, sempre interrompida por um ou outro adversário em sequência. Ressaltando que, com o gap obtido, preferiu optar por mais uma parada – o único carro a parar mais de duas vezes na corrida – e brincou de abaixar a melhor volta, que já era dele. Dito e feito: o #3 NAG-R HSV-010, apelidado sarcasticamente de "boate rosa", referente aos sinais de luz que dá para os retardatários o tempo todo, conseguiu fazer a best lap na última volta e fecha o campeonato com chave de ouro com a vitória, melhor volta e título "folgado" na GT500, que encerrou-se com 70 pontos.

Os campeões no ranking das equipes: FURLAN PERFORMANCE RACING
(Junior Tavares, Lucas Furlan e Evandro Ferreira)
Com o resultado de Evandro nesta classe e com o abandono de Lucas, que ganhou 2 pontos, a FURLAN PERFORMANCE RACING vai à 10 pontos, somando um total de 117 pontos. Folga total na classificação das equipes e título merecido! Coincidentemente, cinco (!) equipes somaram 10 pontos em Motegi. Os campeões das respectivas classes, também coincidentemente, foram os únicos de suas equipes a correr. A primeira temporada da SUPER GTS se despede de 2014 com chave de ouro daqui a duas semanas, em Daytona, para duas corridas extra-campeonato!

Classe GT500
Primeiro lugar (campeão da GT500)
#3 NAG-R HSV-010 / Nick Nagano
"Primeiramente, muitíssimo obrigado a todos por esse belíssimo campeonato. Venci a primeira, terceira (o All Stars III), quinta e sétima corrida desta primeira temporada e, apesar de ter um carro bem favorável aos outros concorrentes, me sinto feliz por isso. Meus agradecimentos especiais vão para Junior Tavares, que me deu uma lição de como é ter que enfrentar um adversário com o mesmo carro – e na maioria das vezes, mais rápido, e também ao Gabriel, que na minha opinião, foi uma surpresa dele ter entrado no campeonato com esse nível de competitividade! Jamais esperaria que ele voltasse desse jeito. E que volta, pra falar a verdade... O Otto também merece meus agradecimentos. Se não fosse a presença dele, este campeonato estaria "menos legal". É justo e queria também agradecer ao meu companheiro de equipe, o Júlio, que me ajudou bastante ao longo da temporada e é uma figura importante na minha equipe. Vale parabenizá-lo pelo quarto lugar geral no ranking, também, mesmo faltando duas etapas. Pena que ele não vai mais segurar as pontas da equipe e vai supostamente se aposentar como piloto de AV (automobilismo virtual), mas ainda esse ano estou disposto a procurar um parceiro titular tão competitivo quanto ele! E obrigado a todos pelo apoio. Tenho certeza que teve bastante gente de fora torcendo pelas minhas corridas. Missão cumprida! E vamos concorrer ao sorteio das carretinhas de prateleiras em Daytona. (risos)."

Quinto lugar
#4 Lightning McQueen SC430 / Anderson da Silva
"Corrida como era de se esperar, sem muitas pretensões pois treinei pouco... Então, fui bem. Disputei algumas voltas muito boa com o Thiago Prado e o Jiffy Betha (man, that's best laps in the race) e o quinto lugar está de bom tamanho. Parabéns aos vencedores. Muito obrigado ao Carlos Marrasca e ao Rafael Junio, pilotos da equipe DINOCO RACING TEAM. Garanto que se tivéssemos um pouco mais de organização teríamos uma melhor colocação no Team Ranking. Experiência para o próximo campeonato e ao Nick Nagano, parabéns também. Ok. Não e fácil fazer um campeonato para agradar a todos, então está de parabéns em nome da GTS pela iniciativa.

Sexto lugar
#14 Cooper 14 GT-R / Thiago Prado
"Que corrida boa. Ótima batalha com o Jiffy, nas saídas o GT-R ia, mas na reta os 15cv a mais do Nissan Z falaram mais alto."

Junior Tavares, campeão nas equipes
"Parabéns ao Nickson "José" e ao Geo Ferreira pelos "canecos individuais". E àqueles que porventura possam ter ficado descontentes com seus ritmos e permaneceram, parabéns em dobro... Vocês são tão vencedores quanto os ganhadores! Abrilhantaram ainda mais o campeonato. E a noix Lucas Furlan e Evandro Ferreira, mais sorte numa próxima pra levar no individual, capacidade não nos falta!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário