1 de fev. de 2019

Tsukuba 60 Minutes Race - Primeira corrida de 2019 tem vencedores de Hong Kong e muitas disputas



Janeiro é conhecido como um mês "vazio" para os brasileiros, muito calor, ferias e é o mês antecedente do carnaval, mas mesmo assim houve disposição para a primeira prova de 2019. Aconteceu no dia 19/01 (sábado) e teve como palco o pequeno circuito de Tsukuba (somente 2,045 Km!), no leste do Japão, onde os pilotos tiveram que batalhar durante 60 minutos, o carro escolhido para a etapa foi o Toyota SF-R Racing Concept, uma espécie de "esportivo ultra-compacto" nas palavras do piloto Pedro Petry.

Baixa potencia, alto grip mecânico e entre eixos curto em uma pista pequena parecem ser uma formula perfeita para ótimos pegas, e realmente foi, durante as 62 voltas completadas menos de um quarto delas não tiveram nenhum tipo de disputa. Mas antes de falar da corrida devemos falar sobre os visitantes dessa etapa, Jay C Wong e Kris Lo de Hong Kong acordaram as 6h da manha horário local (haja sede de corrida!) para disputar a etapa, e dos Estados Unidos Mikhail Jackson também participou, a GTS agradece a presença de vocês!

No qualify Jay e Kris da Team FSR HK mostraram à que vieram, Jay fez um temporal de 57.027, 280 décimos mais rápido que o segundo colocado Wagner Maruente, míseros 54 centésimos mais rápido que o terceiro colocado Kris Lo, a quarta colocação ficou com Bruno Gavilaça seguido de Diego Gerpe e Julio Molchan, a quarta fila era formada por Pedro Petry e o estreante Cesar Augusto, a partir da quinta fila todos os pilotos viraram na casa dos 58 segundos, foram eles Geovanne Ferreira, Jordy Vaniel, Pedro Gomes e o americano Mikhail Jackson, por não participar do qualify Matheus Lopes largou no fim do grid. Infelizmente Pedro Gomes e Cesar Augusto não conseguiram terminar a corrida por desconexão. 

Na largada Jay e Kris tomaram a ponta seguidos por Wagner Maruente, que largou mal e perdeu a segunda colocação para Kris e logo em seguida para Bruno Gabriel tomando a terceira colocação, mais atrás Matheus tentou uma ultrapassagem dupla por fora após boa largada, mas o arrojo do piloto não foi efetivo por conta da largura da pista. Logo na segunda volta Bruno faz uma ultrapassagem em Kris, que saiu da pista e quase acertou Diego Gerpe no retorno à pista, Diego com ótimo reflexo desviou do impacto, por consequência o piloto carioca acabou perdendo contacto com os lideres.

A grande batalha da corrida, sem duvidas foi entre Wagner Maruente e Bruno Gavilaça, a partir de um erro de Bruno na volta três Wagner tomou a segunda posição de Bruno em uma ultrapassagem por fora, por causa desse erro Bruno volta a brigar com honconguês Kris, que tomou a posição de Julio, a briga entre os dois durou incríveis onze voltas até que Bruno foi aos boxes.

E falando em boxes os primeiros à entrar foi a dupla Pedro e Jordy, logo na volta 14 os tanques de seus Toyotas já estavam secando, isso se deve à um ajuste de transmissão mais curto que fazia com que o pequeno motor de 1,5L trabalhasse em rotações máximas durante grande parte da pista. Segundo o chefe de equipe a ideia era ser o mais rápido possível durante 3 stints de 15 minutos e guardar combustível no quarto, na volta seguinte Julio e Bruno pararam, o piloto que parou mais tarde foi Geovanne que parou na volta 17.

Quem abriu o segundo stint cedo foi Julio, na volta 28, sua estratégia envolvia poupar gasolina e usar pneus duros na ultima parte da corrida, mas o que ele não esperava era que as ultimas quinze voltas iam pegar fogo. A corrida terminou com Wagner indo a caça de Bruno pela terceira colocação, essa batalha de tirar o folego durou 14 voltas, a pressão do piloto gaúcho era enorme e mesmo com os erros e o desgaste intenso dos pneus (Bruno fez seus pneus durarem 18 voltas!) segurou a onda, infelizmente nem tudo são flores para o piloto que atualmente reside em Dublin, um toque acidental  em Geovane, na volta 47, que ocasionou uma espalhada para a grama, após avaliação a direção considerou um incidente de "Tipo L" que resulta em punição de 10 segundos.

A corrida terminou com Jay isolado na ponta, Kris em segundo e Wagner em terceiro, a surpresa ficou por conta do quarto lugar de Diego Gerpe, que foi constante durante toda a corrida, após a punição Bruno terminou em quinto, e por causa do erro de estratégia Julio terminou apenas na setima colocação, logo atrás de Geovane Ferreira.


Resultado do Qualify
Resultado da Corrida
Galeria

Interview:
1st - Jay C Wong/ Team FSR HK SF-R: (traduzido do Inglês)"Muito Organizado!!!Ótima e amigável comunidade com bom espirito esportivo! Obrigado novamente à GTStage por aceitar dois asiáticos para fazer parte desse evento. Eu e Kris definitivamente vamos participar dos próximos eventos se possivel."
6th - Geovanne Ferreira/ G-Tuned Nippondenso: "Corridão, começamos o ano muito bem, já imaginava que eu seria um dos pilotos do meio do grid e acabei largando em 9th, felizmente a 'estratégia' deu certo e acabei tendo melhores voltas de parada que a maioria, o que me rendeu um 6th final. Feliz demais com a participação dos estrangeiros que deram um show em todos os aspectos e com a corrida em si, que deu super certo depois da relargada..."

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