3 de set. de 2013

História - STR

A STR é uma das equipes campeãs da GTStage. Foi criada por Raphael Morais e Diego Gerpe em paralelo da NEMESIS Racing Team. O nome é uma tendência da equipe de Fórmula 1, a Scuderia Toro Rosso. Mas apesar disso, não tem relação com a equipe.

Detém um título no grupo, adquirido após participar das rondas do FIA GT 2nd Edition, com a Ferrari 458 Italia.

Origens

A equipe surgiu no início de 2013, antes do anuncio do FIA GT 2nd Edition, na qual foi fundada por dois amigos de longa data, Raphael Morais e Diego Gerpe. Foi criada especificamente para o campeonato, sem intenção de participar de um outro. Mas logo a ideia foi mudada quando obtiveram o título no campeonato, que será explicado ao longo do artigo.

FIA GT 2nd Edition

Anunciaram então que participariam do campeonato em tempo integral. Os carros foram apresentados no mesmo instante que os pilotos se inscreveram. A escolha, que no início tornou-se duvidosa (devido ao fato do GT-R ser visto como o carro mais forte da configuração), foi a 458 Italia.

Para ilustrar a escolha do carro, o nome "Ferrari" foi inserido na equipe. Os carros foram levados para o primeiro round em Fuji, conseguiram a pole position para a corrida, mas foram surrados pelo Nissan GT-R da Hasemi Motorsport NISMO, que tinha Denner como piloto. Ainda teve a SLS da AMG Black Seagull, que não deu chance para a STR galgar um segundo lugar. Em compensação, o terceiro lugar foi garantido graças ao Rapha.

A STR estreia com pódio em Fuji.
(Foto: Fernando Laet)
Para Laguna Seca, com Rapha largando em terceiro, tiveram uma corrida ainda mais intensa. Mas, no fim, não foi muito diferente do que se viu em Fuji. O pódio foi o mesmo das duas corridas, acrescentando que Diego Gerpe - que abandonou na corrida anterior - conseguiu um ótimo quarto lugar, dando a STR 28 pontos no campeonato, atrás apenas da AMG Black Seagull e Hasemi Motorsport NISMO. 

Em Monza, graças ao abandono de Roberto Denner do campeonato e a quebra de Mauricio na corrida, que nada contribuía para a Hasemi desde Fuji, Rapha consegue uma segunda colocação e dispara na pontuação de pilotos em segundo lugar, com 32 pontos, contra 38 de Lucas Furlan - que venceu essa corrida. Diego não participou da corrida.

Raphael Morais, Suzuka.
(Foto: Fernando Laet)
Seguindo rumo, a STR leva os dois carros para Suzuka - que viu a estreia de Nick Nagano como substituto de Denner. O japonês estreou com vitória na corrida, e Rapha conseguiu uma segunda colocação. Foi nessa corrida que o determinou-se o título para a STR, já que Lucas não compareceu a corrida. Diego (Costa) ajudou a AMG Black Seagull com um terceiro lugar, totalizando 66 pontos contra 60 da STR, que vinha disparando na classificação desde Laguna Seca.

A disputa pelo título de equipes ficou acirrada mesmo em Le Mans, onde Rapha finalmente conseguiu uma
vitória e levou a STR ao topo da classificação com 82 pontos. Pasmem - a AMG Black Seagull também adquiriu 82 pontos, Lucas desbancou Nick - que obteve a pole position da corrida - chegando em segundo lugar. Diego Gerpe obteve uma quarta colocação. 

A última ronda foi em Nürburgring, e nesta, mais uma vitória de Rapha pela STR. Pódio idêntico ao de Le Mans. Numa corrida pouco diferente da anterior, o título vem a tona - Raphael se torna campeão e dá a STR o título nas equipes, junto a Diego Gerpe. 

Endurance

A equipe voltou à atividade em agosto de 2013, mas apenas com Diego Gerpe no composto. Raphael inscreveu-se no Nürb 300km com a NEMESIS Racing Team, equipe paralela da STR. A STR teve seu nome alterado para "STR Nissan", devido ao regulamento que exigia todas as equipes a ter um GT-R R33 TC sem configuração alterada. Ficou na lista de espera, pois a lista de inscrição excedeu o limite de inscritos. 

(In)felizmente, Diego Gerpe conseguiu levar o carro para o qualifying da prova. Mas na corrida, teve um azar de não conseguir correr graças a baixa conexão exercida do piloto na sala.

Atualmente

Não se sabe dos planos da equipe, porém, Raphael garante que não deixou a equipe e quer vê-la num futuro campeonato da GTS, seja qual for. A equipe pode reaparecer em breve.

Estatísticas:

Pilotos: Raphael Morais e Diego Gerpe
Carros: Ferrari 458 Italia '09 e Nissan GT-R R33 TC
Campeonatos/Eventos: FIA GT 2nd Edition, Nissan GT-R R33 - Nürb 300km
Posição no último campeonato: 
Corridas: 6
Títulos: 1
Vitórias: 2
Pódios: 6
Poles: 1
Pontos: 102
Melhor resultado em corrida: 1º (Raphael Morais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário