26 de ago. de 2018

Blancpain GTStage Series em Interlagos dominada pelo Corvette e presença de convidado ilustre!


No dia 25 de agosto de 2018 aconteceu a segunda etapa do BLANCPAIN GTSTAGE SERIES! Desta vez foi a vez de Interlagos sediar o palco do campenoato, que está fazendo sucesso na GTStage! Obrigado, galera! Desta vez a vitória ficou com o Chevrolet Corvette C7 de Alexandre Junior "Juninho", que voltou ao posto mais alto do pódio depois de apenas uma corrida sem ganhar.

Com casa cheia novamente, os pilotos embarcaram para São Paulo para a realização do round de Interlakes com muita expectativa! O qualifying desta vez acabou começando 8:20 pm dentro do cronograma. Juninho, não tendo muito trabalho desde que pisou no circuito brasileiro com seu carro, foi autor de mais uma volta rápida. Seu tempo ficou em torno de 1'30.912 - o único do grid a chegar nessa marca. Atrás dele, uma AMG: a de Anderson da Silva, com 1'31.572, marcando um ótimo qualifying para a AutoArena HTP Motorsport. Quase perdeu o segundo lugar na qualificação para o #21 Axwell Λ Ingrosso Maxwell GT-R GT3, de Fernando Xavier (1`31.606). Wagner Maurente, que perdeu a corrida passada, esteve presente em Interlagos com seu #57 WOODONE TOM`S RC F GT3 e fez a ultima dos 1m31s. Em resumo, foi seguido por Nick Nagano e Julio Molchan (vencedor do round em Monza) com 1m32s.

De forma incomum (e, digamos, incompetente). Geovanne Ferreira (#89 Castrol Ralliart Evo GT) e Pedro Petry (#88 Petry Motorsports BMW Z4 leitinho fedido) marcaram tempos proximos, no entanto, a posição de ambos foi trocada após um descuido da organização. Isto não se repetirá novamente...

Também de forma incomum (e muito inusitada!), apareceu um rapaz que é conhecido da nossa casa, e andou fazendo falta nos últimos campeonatos da GTStage. Ninguém menos que Lucas Furlan decidiu participar de última hora. Resultando em um pequeno atraso de 15 minutos e... com inscrição mal elaborada e com carro fora do regulamento! A organização tentou dar uma chance ao piloto de fazer o carro dentro do padrão do Blancpain GTStage Series, mas foi protestada pelos demais pilotos, que queriam imediatamente correr. O resultado, para não resultar em desclassificação geral, foi deixar Lucas correr como guest (convidado, sem direito a pontuações no campeonato).

Com a corrida começando às 21h26, BICHO! É BRINCADEIRA, MEO! O começo contou com muita tensão e má largada de Fernando Xavier e Anderson da Silva, que se não fosse pela constância, teriam perdidos seus carros ali mesmo. No embalo, Diego Gerpe (#31 RCZ Pescarolo Gr.3) não conseguiu segurar na entrada do S do Senna e deu um cagão uma rodada que acabou resultando em saída de pista para Cleverton Schvatz (#2 Toyota Supra SRZ-T1), mas não houve punição.

Outro incidente de resultado desfavorável foi também na primeira volta, na entrada da curva do lago, entre Pedro Petry e Wagner Maurente, na qual resultou em toque e beijinho no muro de ambos. Novamente, sem punição nenhuma, já que o piloto da BMW Z4 esperou o TOM'S RC F recuperar, em nome do fairplay.

O #21 Maxwell GT-R despencou para 10th lugar após uma largada desastrosa, mas foi recuperando nas primeiras voltas. Geovanne se beneficiou da largada com seu Evo GT e se estabilizou por um tempo entre os primeiros colocados. Anderson, com a SLS AMG AutoArena HTP Motorsport, tentou chegar próximo, mas perdeu o controle à cerca da volta 4, e precisou recuperar. Além disso, ao mesmo tempo dessas confusões, uma tensão era criada entre os respectivos pilotos: Nick Nagano, Jordy Vaniel, Diego Gerpe e, mais tarde, Wagner Maurente. Com ambos praticamente colados por quase cinco voltas! Só de ler isto, me perdi no mata-mata, quem tava em posição...

Só sabemos que do quarteto inteiro, Nick Nagano, com seu belo #3 NAG-R TOYOTA FT-One, foi o "felizardo" de ter perdido o carro sozinho e estragando sua bela performance no Brasil. Depois disso, o piloto não conseguiu mais chegar próximo do pelotão da frente... Que fase!

Por motivos estratégicos, o #89 Castrol Ralliart Evo GT acabou sendo o primeiro de todos a fazer o pit-stop. Logo após ele, foram os demais carros. Mas, algumas pessoas optaram por deixar seu carro na pista por mais tempo e alguns decidiram fazer uma única parada, como a de Julio Molchan (#23 Prodrive AMR Vantage V12) e Nick Nagano (que, mais uma vez, se deu mal...). Nenhuma estratégia abateu Alexandre Junior, que seguiu firme e forte na primeira colocação, sem muita preocupação.

Geovanne Ferreira perdeu o terceiro lugar para Fernando Xavier com o tempo, sobrando pro bragantino segurar também Anderson da Silva, que não vinha pra deixar barato com um dos carros mais fortes do grid! Jordy, de Porsche, tentou tirar uma casquinha da briga, mas não colou...

Ofuscado pelo regulamento, mas destacado pela sempre brilhante performance por onde participa, Lucas Furlan (#5 FPR M6 GT3) conseguiu constância após ter largado em último. Na metade da prova, já se encontrava em quinto lugar (5/14!), se estabilizando nesta posição até o fim da corrida, apesar de ter dado trabalho pra Geovanne e Anderson.

Jordy, perdido pela constância de Geovanne após o último momento citado, se encontrou com Wagner Maurente na pista, recuperado de uma parada cedo. A mesma coisa aconteceu com Diego Gerpe e Pedro Petry ao mesmo tempo, que se encontravam na briga pelo 9th lugar.

Com a segunda parada dos pilotos citados, o gap aumentou um pouco, dando estabilidade por um curto período de tempo. Wagner conseguiu colocar o carro à frente de Geovanne após isso e uma batalha pelo sexto lugar com o bragantino da G-Tuned. Diego Gerpe não conseguiu manter a mesma constância de Pedro Petry, e logo perdeu o 9th lugar pro paranaense zoeiro, fedendo a otaku com código de barra zuado igual sua PSN ID. Nick Nagano (vergonha alheia), Antonio Felix e Gian Carvalho fecharam o pelotão de trás terminando respectivamente em 11th, 12th e 13th. A baixa da corrida ficou por conta de Cleverton Schvatz, que abandonou por motivos desconhecidos até o momento.

Julio Molchan vinha para fazer uma corrida estável na segunda posição, uma vez que não via mais chances de buscar Alexandre Junior e seu Corvette C7 GTE Michelin. Mas o destino às vezes se torna contraditório, e o goianiense acabou errando faltando 7 minutos de fim de prova, dando chance única ao piloto do GT-R terminar em segundo e fazer mais uma corrida mítica desde que apareceu na GTStage!

E, para encerrar, por conta de Lucas Furlan ter corrido como convidado nesta prova, recebe o convite para correr na próxima etapa do Blancpain GTStage Series como piloto regular/oficial! O piloto, a mando da organização do campeonato, agora tem o direito de escolher um carro e uma livery mais trabalhada e de acordo com o regulamento.

Vale lembrar que o convidado não recebeu direito de pontuar na prova de Interlagos, portanto, Nick Nagano, que na teoria terminaria fora da zona de pontuação, acaba terminando em 10th no ranking do campeonato (ufa!).


A seguir, o INTERVIEW!

WINNER - Alexandre "Juninho" [Flatout Team], #75 Corvette C7 Michelin GTE"Muito feliz com a vitória, não tive problemas na largada e consegui impor um ritmo forte desde as primeiras voltas, daí foi só controlar os pneus com o desgaste falando mais alto e GG!"


Segundo lugar - Fernando Xavier [Maxwell Motorsport], #21 Maxwell GT-R GT3
"Dada às circunstâncias foi um excelente resultado, que acabamos tendo mais uma vez uma péssima largada, com sorte acabei recuperando rapidamente o 3 lugar, tive uma boa batalha pelo 2 lugar com o Aston Martin, tentei puxar mais do que os pneus já desgastados aguentavam, acabei rodando sozinho algumas voltas antes da troca dos pneus, permaneci solitário no 3 lugar por uns 20 mins com uma diferença de 5 seg do Aston, faltando cerca de 7-6 mins pro fim da prova o Aston acabou saindo da pista e acabei conseguindo um segundo lugar de graça, pra Suzuka espero um melhor setup pro carro e uma melhor largada, não vai ser sempre que vamos ter erros adversários."

Terceiro lugar - Julio Molchan [Molchan Motorsport], #23 Prodrive AMR Vantege V12
"Durante os treinos o carro já não estava se mostrando muito constante, o que se comprovou durante o qualify. Com sorte tivemos uma excelente largada, deu pra manter um bom resultado mas infelizmente uma falha logo no final atrapalhou um 2nd lugar. Lição aprendida, em Suzuka talvez tenhamos um carro mais constante. Um salve para o Fernando que fez uma disputa super limpa e ao Junim por uma corrida impecável."

NOS VEMOS EM SUZUKA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário