16 de ago. de 2018

Estreia do Blancpain GTStage Series com casa cheia em Monza e vitória da Aston Martin!


No dia 11 de agosto de 2018, foi realizado o primeiro round do nosso novo campeonato aqui na GTStage, o BLANCPAIN GTSTAGE SERIES! A vitória acabou nas mãos de Julio Molchan, que trouxe consigo sua equipe anglo-brasileira Molchan Motorsport e o belo chassi V12 da Aston Martin homologado para a classe FIA GT3.

Com muita expectativa, finalmente o Blancpain GTStage Series fez sua estreia no ultimo final de semana. Originalmente, o campeonato deveria começar no dia 4 de agosto, mas devido a um problema que afetou 90% do grid, a prova de estreia em Monza teve que ser adiada por duas semanas. Porem, isto beneficiou praticamente todos os titulares inscritos, com exceção de Wagner Maurente, inscrito com um Lexus RC F GT3 patrocinado pela Woodone. A expectativa é de ver o piloto completando o grid no round 2 em Interlagos.

Com o qualifying de Monza começando aproximadamente às 8:15 pm, o estreante Fernando Xavier, que pilota pra Nissan no campeonato, impressionou todos os outros veteranos ao ser o autor da volta mais rápida nos primeiros minutos da qualificação. A conversa entre os pilotos mais próximos do paddock deixou claro que o Nissan GT-R GT3 não era um carro favorável, o que foi negado na prática...

Durante muito tempo, o # 21 Maxwell GT-R GT3 estava no topo da tabela, até que finalmente foi desbancado pelo atual campeão do GTStage: Alexandre Junior "Juninho" - que neste campeonato vem com GM/Corvette tentar trazer o título para os EUA pela primeira vez. Juninho fez a pole com 1'47.347, 291 milésimos a menos que Fernando Xavier. Em terceiro lugar, se classificou um dos dois Mercedes-Benz inscritos no campeonato: Anderson da Silva e seu SLS AMG GT3, patrocinado pela AutoArena HTP: 1'48.308, seguido de Julio Molchan, com # 23 Prodrive AMR Vantage V12 e Nick Nagano, mais uma vez pagando tributo: replicou a famosa pintura do Toyota GT-One de 1998 em seu Toyota "FT-One TS0T1". Thiago Prado é outro piloto com uma AMG no campeonato, mas o mais recente modelo: o AMG GT3, que tem uma pintura "itasha".

Na casa dos 1min49segs, Geovanne Ferreira aparece entre os primeiros. O jovem bragantino dono da G-Tuned continua seu lobby com a Mitsubishi e está usando o mesmo chassi visto no All Japan Stock Car Racing Series, mas com pintura nova e de acordo com os regulamentos da GTStage Series - além da homenagem a um dos patrocinadores da Honda no automobilismo japonês na década de 90. Seguido por Geovanne, aparece Diego Gerpe, que está com o RCZ "Pescarolo", outro que escolheu a homenagem às equipes/liveries reais. O restante do grid, na casa acima de 1m50s, foi composto por Jordy Vaniel (Porsche), Pedro Petry (BMW leitinho), Gian Carvalho (Dodge/SRT), Antonio Felix (Jaguar) e Matheus Figueró (Ford). Cleverton Schvatz, outro piloto novato inscrito no campeonato, não participou da classificação, mas chegou a tempo de participar da corrida...

E que corrida! Logo na largada, Julio Molchan ultrapassou os rivais por dentro do grid. Ao passarem da chicane, Anderson (#44 AutoArena HTP Motorsports SLS AMG) foi posto de sanduíche (no mais, espremido), mas acabou rodando sozinho. Foi o primeiro "preju" da corrida. Teve que contar com os erros dos pilotos Gian, Cleverton e Figueró para conseguir fazer tal recuperação. Na mesma volta, disputando o quinto lugar, Nick Nagano (#03 TOYOTA FT-One) perdeu a grande chance ao segurar a posição na Ascari. Duro golpe para o piloto nipo-brasileiro...

Mas não foi o único, pois Fernando Xavier (#21 Maxwell GT-R GT3) também errou, e acabou passando reto a chicane e foi resetado da pista. Em pouco menos de uma volta, o piloto já se encontrava em oitavo lugar... Eita!

Enquanto acontecia um mata-mata pelo sexto lugar entre GT-R, Jaguar F-Type, SLS AMG e FT-One, Julio (#23 Vantage Prodrive) e Juninho (#75 Corvette Michelin) simplesmente revesavam o primeiro lugar! Enquanto um perdia nas curvas, ganhava nas retas, e assim visse-versa. Thiago Prado (#14 Otaku Fedido Cherry Blossom AMG GT3) travou uma bela batalha pelo terceiro lugar com Geovanne (#89 Mugen Castrol Evo), com Jordy Vaniel (#91 Porsche-RUF 911) assistindo de camarote e sendo perseguido pela quadrilha que cometeu os primeiros erros da prova...

Na volta 8, aconteceu dois dos incidentes mais sérios e nováveis pela organização: Jordy, perdendo ritmo para Anderson, acabou ficando para trás após ser ultrapassado depois da primeira chicane, mas acabou dando um pequeno toque na SLS AMG que causou uma saída de pista na segunda chicane do circuito. Entretanto, Anderson ao tentar voltar pro circuito, rodou sozinho e teve que fazer a mesma corrida de recuperação que fez nas voltas iniciais.

Novamente na Ascari, foi a vez de Fernando Xavier errar e acabar voltando pra pista... sem olhar quem estava vindo. O prejudicado, acabou sendo Diego Gerpe (#31 RCZ Pescarolo). A organização entendeu que o piloto foi não-intencional no incidente e acabou lhe dando apenas uma advertência.

E a batalha entre Julio e Alexandre Junior continuou, na verdade continuou durante toda a corrida. Enquanto os dois ainda se acertavam na pista, o GT-R GT3 de Fernando veio esmagando um por um após o notável incidente, provando que não é dos fracos. As vitimas? Geovanne e Thiago, que estavam disputando o terceiro lugar. Já ultrapassando a AMG GT3 "itasha", após a parada nos boxes, o GT-R acabou passando o Evo GT. Aparentemente, todos estavam estáveis em suas posições... Mas havia mais 20 minutos de prova! Tudo pode acontecer...

E aconteceu. Após serem ultrapassados pelo GT-R GT3, intensamente a AMG GT3 e o Evo GT travaram uma bela disputa pelo quarto lugar. Revesamento praticamente durante a prova inteira até o fim (DESCUBRA). Embora Anderson (SLS AMG) se aproximava cada vez mais, provando o bom desempenho dos Mercedes e da boa recuperação do piloto após cair pra último. E Nick Nagano, tentando ao máximo se distanciar de Pedro Petry (#88 Petry Motorsports BMW Z4) e se aproximar de Jordy, no Porsche-RUF 911. Esta era a disputa pelo sétimo lugar.

Na volta 25, Nick consegue tirar a diferença de Jordy e fez uma ultrapassagem, mas logo Jordy recuperou. Entrando na volta seguinte, o piloto do Porsche-RUF cometeu um erro de pista que custou a posição, deixando Nick Nagano como "winner" do sétimo lugar. Restou ao piloto da marca de Stuttgart e dos tuners da Pfaffenhausen não bobear e perder a posição para Pedro Petry. Conseguiu terminar em oitavo lugar. "Uma das minhas melhores corridas na GTStage", diz Jordy.

Anderson se aproximou de Thiago Prado e Geovanne Ferreira (depois dos dois terem um toque), se aproveitou do erro de ambos e conquistou o quarto lugar. Geovanne, se sentindo culpado da "treta" com Thiago Prado, freou antes da bandeirada e entregou o quinto lugar para o "itasha", agradecendo em forma de atitude fairplay. Entre os primeiros colocados, eis que acontece o principal desfecho da corrida inteira. Alexandre "Juninho" perdeu o segundo lugar para Fernnado, após uma intensa batalha na volta final. Julio Molchan acabou vitorioso e, pela primeira vez, é vencedor de uma corrida estilo "endurance" na GTStage. As outras vitórias do piloto foram um estágio de rally e uma corrida de rodada dupla. PARABÉNS, JULIO!

A Aston Martin e a Molchan Motorsport estreiam o campeonato na liderança. Veremos como será o desempenho após Interlagos! Nos vemos lá!

- RESULTADO DA CORRIDA
- RESULTADO DO QUALIFYING
- POINT RANKING
- GALERIA

INTERVIEW

Winner - Julio Molchan [Molchan Motorsport], #23 Prodrive AMR Vantege V12
"Excelente corrida, conseguimos uma largada muito boa e depois foram quase 50mins disputando cada curva com o "Junim". Pra minha sorte eu tinha o V12 do Aston pra nivelar com o talento dele, só foi uma pena que não deu pra disputarmos até a última volta. Por mais corridas assim!"

Terceiro lugar - Alexandre "Juninho" [Flatout Team], #75 Corvette C7 Michelin GTE
"Corrida muito boa, consegui brigar pela ponta com o Julio por uns 40 minutos, foi animal o pega, acabei errando sozinho por duas voltas seguidas e perdi o segundo lugar pro Fernando, senti que o #3 foi amargo haha, bora pra Interlagos."

Quinto lugar - Thiago Prado [T&P Motorsport], #14 DP CherryBlossom AMG GT3
"Foi uma das minhas melhores corridas em anos, o consumo da mercedes é absurdamente baixo e durante a metade da prova me colocou na briga pelo terceiro lugar novamente. Eu e o Geovanne disputamos praticamente durante a prova toda, foi muito bom mesmo, depois do toque fiquei mais triste por não ter mais a disputa do que pela posição HAHAHA. Gostaria também de deixar publicamente aqui um agradecimento ao Geo pela atitude de devolver a posição no final da corrida, foi muito legal de ver!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário