No dia 08 de setembro de 2018 aconteceu a terceira rodada do nosso BLANCPAIN GTSTAGE SERIES no lendário Suzuka Circuit! A vitória ficou com um dos "residentes" da casa: o Nissan GT-R GT3, mais precisamente, o Maxwell Motorsport #21 de Fernando Xavier. Parabéns!
Após um fim de semana agitado no Brasil, onde ocorreu a segunda etapa do campeonato em Interlagos, as equipes despacharam seus carros rumo ao país do Sol Nascente. Uma das equipes possui estrutura toda montada no Japão, que é o caso da TOYOTA TEAM NAG-R - a única atuando patentemente fora do Brasil. Além do time nipo-brasileiro, outras equipes possuem chassis japoneses, como a G-Tuned (Evo Gr.3) e a WOODONE BLUE (Lexus RC F GT3), o que faz esta etapa ser especial para todos estes participantes, inclusive acompanhada de vitória...
Que foi o que aconteceu com a Maxwell Motorsport. Mas antes de falar da vitória em si, vamos falar como foi a tomada do qualifying! Devido ao "nerfo" original do GT Sport após uma atualização (que aconteceu pouco antes do campeonato começar em Monza), os carros agora rodam segundos acima dos tempos que eram antes vistos em corridas oficiais com carros homologados como "Gr.3". Mas nada impediu da galera fazer um ótimo tempo, e quem se deu bem, claro, foi o #21 Maxwell GT-R GT3 de Fernando Xavier - dado como um dos grandes favoritos. A vantagem é que Alexandre Junior precisou desfalcar a etapa japonesa devido a um show no Brasil do produtor e DJ americano KSHMR, fazendo "o nosso DJ" ficar por lá mesmo no país e perder a grande chance de se tornar campeão da GTStage mais uma vez.
Com Fernando Xavier classificando com o tempo de 1'59.322, Wagner Maurente (#57 WOODONE TOM'S RC F GT3) ficou muito próximo, seguido em torno dos 1'59.387. Dupla de carros japoneses para o starting grid! Em seguida, o intruso alemão da Mercedes-Benz, o AutoArena HTP Motorsport de Anderson da Silva fechou o top 3 com 1'59.968 e foi o último a abaixar da casa dos dois minutos. O restante segue por: Nick Nagano (2'00.164), Julio Molchan (2'00.242), Geovanne Ferreira (2'00.436), Thiago Prado (2'00.474), Diego Gerpe (2'01.019), Jordy Vaniel (2'01.457), Gian Carvalho (2'05.441) e... Antonio Felix, com 2'06.836.
Além do já citado Alexandre "Juninho", também não compareceram à corrida: Pedro Petry (#88 Petry Motorsports BMW Z4 GT3), Cleverton Schvartz (#2 Toyota Supra SRZ-T1) e Matheus Figueró (#59 Crowd Hitter Mustang Gr.3).
Devido a algumas intervenções que resultaram em relargada, a corrida começou um pouco mais tarde do que o previsto. No entanto, tal intervenção aparentemente fez mal para um dos pilotos do grid. A vitima da vez acabou sendo Antonio Felix, que não conseguiu sequer tirar seu #58 MonsterSport Jaguar F Type do grid, resultando em guincho imediato.
Uma tensão foi criada no meio do pelotão. Com os benefícios, Jordy Vaniel (#91 Porsche-RUF 911 Scarletbird) conseguiu fixar um terceiro lugar, seguido pelas duas Mercedes-Benz respectivamente em quarto e quinto lugar. Geovanne, no Evo GT, despencou pra oitavo devido ao incidente na primeira curva, mas já chegou próximo do pelotão da frente em pouco menos de duas voltas. Tudo isso sobrou pra Jordy, que perdeu o terceiro e quarto lugar para as Mercedes, além do quinto lugar para Geovanne. Duro golpe para o piloto, que tanto sonha uma corrida com pódio...
Wagner, de RC F GT3, recuperado de um incidente sério na primeira volta, na volta 3 (veja bem!) já estava em quinto (!!!) lugar. Na volta seguinte, desbancou a "apelona" AutoArena HTP Motorsport SLS AMG e foi pra cima do Lancer Evolution. O GT-R e o Aston Martin estavam estáveis nas respectivas primeira e segunda colocações. Anderson (SLS AMG) foi perdendo rendimento desde que foi ultrapassado por Wagner, e foi despencando a ponto de cometer um erro que causou bandeira amarela na chicane. Houve, também, um pequeno susto enquanto o piloto voltava pra pista, e aparentemente não conseguiu evitar Thiago Prado na pista. Apesar disso, nada foi danificado.
O Porsche-RUF 911 abriu as portas do pit-stop ao ser o primeiro estrategista do grid, investindo em duas paradas durante a prova. Duas voltas depois, Julio Molchan e Nick Nagano também pararam, dando a entender que estes carros fariam duas paradas antes do fim de tudo. Com a parada no pit, Julio perdeu o segundo lugar pra Wagner Maurente, embora o piloto de Pelotas não tenha trocado os pneus... Se não fosse por um fato importante: o cara saiu de uma recuperação, ameaçando os grandalhões que estavam dominando a corrida. (Leia-se: Fernando e Julio)
A partir da volta 13, ninguém mais conseguiu mudar de posição, tudo ficou estável, e todos terminaram nestas respectivas posições. Houve constante perseguição das duas AMG, mas não foi suficiente pra Anderson desbancar o companheiro de marca... até o abandono! Thiago Prado, insatisfeito com o desempenho de seu carro, decidiu abandonar a corrida. Nick Nagano, com seu belísimo Toyota FT-One, ameaçou diversas vezes o bragantino do Lancer Evolution
A maior tensão da parte final ficou por conta de Wagner Maurente e Julio Molchan. Com a tocada do piloto do Lexus RC F TOM'S, fez pressão "psicológica e retrabalhada" no rival de Aston Matin Vantage. Mas como ambos são ótimos pilotos, com um pace invejável, ninguém se prejudicou - e claro, Julio conseguiu salvar seu segundo lugar...
Com o GT-R GT3 vencedor em Suzuka, Fernando Xavier também venceu pela primeira vez uma corrida da GTStage, fez a sua melhor corrida do momento e agora lidera o campeonato com uma diferença de 2 pontos pra Julio Molchan. Os dois vão para Nurburgring com a faca nos dentes. Juninho, que faltou em Suzuka, só tem chance ao título do campeonato se os dois pilotos citados antes forem prejudicados e não pontuarem. (E, claro, com Juninho vencedor da etapa na Alemanha). Anderson é outro que pode ter chance ao título, mas é 90% impossível, com os outros 10% pertencentes a Deus e a sorte.
INTERVIEW:
WINNER - Fernando Xavier [Maxwell Motorsport], #21 Maxwell GT-R GT3
"Excelente corrida, finalmente uma largada decente, o carro estava muito bem acertado, tinha uma grande vantagem no primeiro setor, com isso conseguimos abrir uma boa vantagem pro AM, o resto foi só guiar até a vitoria!"
Segundo lugar - Julio Molchan [Molchan Motorsport], #23 Prodrive AMR Vantege V12
"Tivemos novamente uma excelente largada, pulando várias posições e deu pra manter um ritmo constante durante a corrida, mas o pace do GT-R estava bem superior. Nos minutos finais a estratégia era de duas paradas nos pits mas com o Wagner chegando, a única solução foi ficar na pista. Um bom aproveitamento, corrida rendeu aprendizado."
Terceiro lugar - Wagner Maurente [WOODONE BLUE], #57 WOODONE TOM'S RC F GT3
"Tirando o famoso errinho do início, a corrida foi sim bem legal, tive uma forte corrida de recuperação e por pouco não consigo capturar o Julio, então encerrando no terceiro lugar. Parabéns a todos mais uma vez, sempre demais correr."
- GALERIA DA CORRIDA - CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário