1 de ago. de 2018

JSCRS em Suzuka dominada por Alexandre Junior e tensão na pontuação do campeonato!



(Texto escrito por Julio Molchan e repostado por Nick Nagano!)

Eaí pessoal, tranquilo? O JSCRS finalmente chega à sua terceira semana de competições, no Suzuka Circuit. Uma pista que é conhecida por exigir técnica e disciplina dos corredores, exigindo atenção do começo ao fim de cada setor. E adivinha só? Ela realmente fez sua fama no Round 5 & 6 do All-Japan Stock Car Racing Series.

Nesta rodada, tivemos três atualizações de liveries, que embora não tenha agradado muito à Direção de Prova, todas acabaram se enquadrando dentro do Regulamento. A NAG-R aproveitou a oportunidade para conceder homenagem ao cantor Chester Bennington, da banda Linkin Park, após 01 ano de seu falecimento, mais uma vítima da depressão. O CZ390R Evolution contou com menções à famosas músicas da banda e uma imagem do vocalista na lateral. A Molchan Prodrive também fez pequenas atualizações em seu desenho, seguindo a tendência da All-Japan Airways em celebrar uma das maiores franquias de jogos e desenhos animados do país, o Pokemon. O carro foi invadido por diversas espécies do universo do jogo, dando um tom bastante cartoon ao WRX STI. Por fim, obedecendo à legislações locais, Pedro Petry com seu Benson & Hedges WRX censurou seus patrocínios de origem tabagista. Um gesto de respeito à cultura e as leis locais. Será que teremos mais novidades de liveries para a próxima etapa? #Descubra.



O Round 5 mais uma vez contou com Alexandre Júnior (FGT Team) largando na pole, que conseguiu manter muito bem sua posição contra Wagner Maurente (BLUE+ Channel Racing), largando em segundo. Júlio Molchan (Molchan Prodrive Motorsport) teve uma boa largada e logo tomou a frente de Thiago Prado (T&P Motorsport) e Zé Nagano (da NAG-R Powered by HKS), este que infelizmente perdeu o carro na primeira curva e cedeu espaço à Geovanne Ferreira, assumindo o 4th lugar.

Antonio Felix, da Team Felix Racing, pode assistir tudo de camarote, enquanto Anderson da Silva (Liquy Moly Team Racing) também saia de frente na entrada para a segunda curva, enquanto disputava uma posição com Jordy Vaniel (GReddy Racing Team).

Wagner manteve um ritmo extremamente constante em 2nd e acompanhou Júnior por várias voltas, chegando a fazer alguns ataques, mas o ritmo do piloto do Evolution Haribo foi novamente impecável, aos poucos aumentando sua liderança até o final do Round 5, fechando Pole e 1st lugar.
Logo em terceiro, Molchan com o Prodrive WRX teve uma corrida bem amena, seu único trabalho foi manter o carro na pista e gerenciar o gap.

Geovanne ganhou o 4th lugar logo na primeira volta e também foi mantendo um ritmo bom durante a corrida, até ter o infortúnio de cair na zebra logo na entrada da Spoon, que o fez perder controle do Unisia Jecs G-Tuned Evo. Infelizmente, na volta 09 cometeu outro erro (agora na saída da Spoon) e desta vez custou o 4th lugar, caindo no colo de piloto #44 com seu Logitec WRX. Saindo em 5th dos boxes, teve uma bela surpresa encontrando Nagano e seu #333 CZ390R Evolution.
Homenagem escancarada de Nick Nagano ao eterno cantor do Linkin Park, que se suicidou há exatamente um ano atrás. O piloto dedicou a corrida completamente ao vocalista do milênio, mas fracassou em uma vitória...

Os dois tiveram disputas quentíssimas na pista, com direito a algumas trocas de tinta. Um contato mais sério entre os dois, logo no primeiro setor da volta 11, foi rapidamente resolvido por fair-play. O Zé do #333 até que tentou fazer novos ataques, mas exagerou na dose na chicane, resultando nos dois pilotos indo para fora da pista. Experientes na GTS, rapidamente resolveram o conflito, com a devolução de posições. Geovanne #89 conseguiu manter o ritmo e finalizou em 5th.

Nagano fez uma corrida praticamente de recuperação, os diversos erros do foguete-nipônico fez com que ele fosse obrigado a recuperar pace em vários momentos da corrida, com boas ultrapassagens em cima do #14 (Thiago) e #44 (Anderson). Infelizmente, este Round não foi digno para o excelente qualify que o CZ390R havia feito.

E por falar no Orange WRX STI #14, após perder posições na largada, Thiago sofreu com ritmo e escapou na Spoon, cedendo sua posição para Jordy #86, Nagano e Anderson. Vale ressaltar também a perseverança do piloto, que mesmo após algumas escapas, lutou atrás do pace perdido e conseguiu disputar algumas posições com Nagano, fechando a corrida em 6th lugar.
Anderson #44 teve uma largada um pouco tumultuada e foi seguindo um ritmo constante durante a corrida, conseguiu uma boa ultrapassagem em cima do Greedy #86 e saiu lucrando com a falha do Unisia Jecs Evolution, chegando em 4th lugar.

Jordy, com seu Greedy WRX, ganhou boas posições na largada mas infelizmente Suzuka ceifou o destino de mais um piloto na JSCRS, chegando logo atrás de Antônio Felix em seu #58 Shell Helix Ultra Evolution (9th e 8th, repectivos). Definitivamente, esta foi uma rodada que não teve piedade com os participantes.

Pedro Petry, da Benson & Hedges, após não conseguir marcar tempo no qualify, teve problemas hidráulicos com seu #88 WRX STI e não pode largar no Round 5.


O Round 6 já começa com aquela premissa maravilhosa dos rounds pares, neh? Grid invertido da corrida anterior, ou seja, vai haver bastante disputa de posição e troca-tintas. Infelizmente, para Pedro Petry, mais uma vez problemas técnicos o impediram de largar, deixando a linha de largada com somente 09 carros.

Inesperadamente, a primeira curva do Round 6 de Suzuka foi limpa, marcada somente com um pequeno toque entre Geovanne e Nagano no Apex da 02. O japonês perdeu algumas posições e logo voltou para a pista, sem muito drama.

Jordy, Thiago e Felix, largando no Top 3 – respectivamente – seguraram a barra durante a primeira volta. Geovanne consegue o terceiro lugar no início do Setor 02 e logo a frente também ultrapassa Thiago. O Unisia Jecs #89 mantém o streak de posições com o erro de Jordy no início da segunda volta, pegando a primeira posição.

Lá no pelotão do meio, ainda na primeira volta, Molchan e Anderson brigam pelo 5th lugar enquanto Wagner em seu Channel WRX assiste tudo de camarote, um verdadeiro duelo entre Subaru’s na pista. O Prodrive #23 acaba fazendo um desvio na pista e joga Wagner para a grama, mas o experiente piloto logo retoma e defende a posição de Junior, no Haribo Evo. Infelizmente, um toque com Nagano #333 faz com que ele perca as posições e caia para 8th. O início de uma corrida bem assombrosa do #57 Channel WRX.

No final do segundo setor, Nagano assiste Molchan ultrapassando Anderson enquanto o nipônico sofre incessantes ataques de Junior. Em meio a toda esta confusão, o Shell Evo de Felix se vê no meio de uma briga entre três carros e acaba perdendo a posição para o Prodrive WRX, caindo para 5th lugar. Ao final da primeira volta, Zé do CZ390R tenta novos ataques a Anderson pela disputa do 6th lugar e quase perde a posição para GR-X Haribo de Júnior. Sem dúvidas, uma primeira volta disputadíssima!

Calmamente e seguindo um pace impecável, Júnior segue colado em Nagano. O japonês sofre um toque do Haribo Evo e acaba espalhando no hairpin, ganhando a 6th posição de Anderson, mas infelizmente o CZR390R sai de frente na entrada da Spoon e abre espaço para Júnior atacar o Logitec WRX, conseguindo a 6th posição logo a frente na chicane.

Precisa dizer que o Pedo-haribo-evo teve uma corrida excelente? Claro que não, Júnior aproveita o erro de Felix (que cai pra 9th) e consegue a 5th posição logo na terceira volta. Não demora muito para que ele ultrapasse Jordy e vá faminto disputar o podium, com Geovanne seguindo na ponta, Thiago em segundo e Molchan em terceiro.

O top 3 mantém quentes disputas durante o início da corrida. O Unisia Jecs de Geovanne segue um pace excelente enquanto o Orange WRX, no início da quarta volta, abre um pequeno espaço para o Prodrive WRX fazer a ultrapassagem.

De volta ao bloco do meio, Anderson vem sofrendo várias tentativas de ultrapassagem de Nagano, até que na sexta volta o japonês consegue o 4th lugar no hairpin, em uma excelente manobra por dentro. Thiago (que havia perdido o controle do carro no hairpin e caído para 6th) se envolve em um incidente com Anderson no final da sétima volta (ainda em investigação pela Direção de prova) e faz com que o Logitec WRX perca posições e caia para 7th.

Lá atrás, estranhamente Wagner vem sentindo dificuldades em manter o ritmo com seu Channel WRX. O piloto vem desde o começo da corrida se recuperando de diversos incidentes mas parece não conseguir se acertar na pista.

Geovanne e Molchan seguem uma disputa apertada pelo primeiro lugar, com diversos ataques e defesas entre os dois pilotos, enquanto o Haribo Evo segue ameaçando em terceiro lugar (alguma dúvida de que ele chegaria no podium?). Na volta 7, o Prodrive WRX comete um erro na chicane e abre espaço para Júnior, que segue direto para o ataque contra o Unisia Jecs. O atual líder do campeonato decide entrar nos boxes na volta 8 e deixa a disputa pelo 1st aberta novamente para o Unisia vs Prodrive. Molchan consegue a ultrapassagem logo antes do setor 2 e entra nos boxes à frente de Geovanne, mantendo a segunda posição até o final da corrida, após Junior se sair melhor na briga de boxes.

A corrida segue com disputa acirrada pelo podium. Nagano em seu CZ390R segue um excelente ritmo de recuperação e consegue ultrapassar Geovanne, na volta 13. Infelizmente, o piloto japonês sofre novamente com erros e cede espaço para o Unisia, fechando o podium e deixando uma das promessas dessa etapa, o HKS NAG-R, somente com o quarto lugar.

No meio do grid, Thiago mantém uma boa disputa com Anderson e Jordy. Até que, de repente, Wagner surge lá de trás passando um por um, conseguindo um miraculoso 5th lugar após um Round que provavelmente ele irá querer esquecer. O Logitech acaba se beneficiando de um erro do Greedy WRX, que cai para 8th. E por falar no WRX de Jordy, o piloto deve ser outro que não terá lembranças muito positivas de Suzuka, pois logo a frente perde mais uma posição e acaba chegando em 9th, atrás de Felix em seu Helix Evo.

Suzuka cumpriu aquilo que ela promete: ser imperdoável à erros. Foram dois rounds com bastante disputa de posições, recuperação de pace e muita emoção entre os pilotos. Sem dúvida alguma, foi um final de semana que ficou marcado na história do campeonato.

Esperamos todos vocês no último – e não menos importante- Round 7 do All-Japan Stock Car Racing Series, na belíssima e desafiadora Nurburgring 24h. A disputa pelo título do campeonato ainda está em aberto (por muito pouco) mas nenhuma posição está definida, tem muita pista pela frente ainda, nos vemos lá!

INTERVIEW!

Round 5 & 6 Winner - 
Alexandre Junior [FGT Team], #75 Evolution GR-X Habiro Livery
"Finalmente consegui fazer um evento por inteiro sem cometer um errinho besta! Amém! Primeira bateria consegui administrar o 1st com o Wagner sempre na bota, eu aumentava e ele tirava, lá e cá, consegui vencer sem problemas. Na segunda bateria tive a sorte de ganhar boas posições aproveitando os erros dos adversários, na 3° volta já estava no pelotão da frente e consegui acompanhar a linda disputa entre o Geo e o Julio, estava lindo, (só não estava perfeito porque não chegava nunca neles kkkk), consegui ganhar a 1st na parada dos boxes e levar a caranga até o final. Uma pena o Pedro não conseguir correr hoje, fez falta na pista, GT sendo GT dos velhos tempos.."

Julio Molchan [Molchan Prodrive Motorsport], #23 All-Nippon Airways Prodrive WRX
"O primeiro round foi um dos que houveram menos eventos até hoje, tive uma boa largada e consegui pegar o terceiro lugar logo na primeira volta. Daí fui observando o ritmo espetacular o Wagner e do Junim, que não erraram em nenhuma curva. Já o segundo foi bem mais divertido, tive boas disputas com o Geo e o Thiago, mas infelizmente cometi um erro e não pude dar trabalho pro Junim (não ia adiantar nada, mas a gente tenta neh). Geo defendeu muito bem aos ataques e a posição foi resolvida com a parada nos pits. Desse ponto não tinha mais como sequer seguir o ritmo do 1st, foi só levar o carro até o final pra manter o podium. Foi uma corrida bastante limpa, bem divertida, especialmente por ser num circuito mais complexo, como Suzuka. Pessoal está de parabéns! E uma pena pelo Pedro não ter conseguido participar, por problemas técnicos."

Geovanne Ferreira [G-Tuned], #89 Unisia Jecs G-Tuned Evo
"Primeiro round tinha tudo pra conseguir outro 4th, mas joguei fora com 2 erros bestas, poderia ter chance de chegar no Anderson mas houve um toque acidental com o Nagano, nada demais (devolveu posição), mas querendo ou não deu mais gap pro Anderson garantir o 4th. Segundo round excelente, altos pegas com o Julio novamente, e o Thiago na cola, ali na primeira metade da corrida. Fomos pros boxes e o Julio que já tinha me ultrapassado conseguiu se manter pouco segundos a frente, dali em diante foi segurar o 3rd pq o Zé vinha na brasa querendo passar, corrida bem legal."


Nick Nagano [NAG-R Powered by HKS], #333 HKS NAG-R CZ390R
"Corrida perdida e desastrosa em ambos os rounds devido a escapada na primeira curva. Após um ótimo qualifying, é impossível ficar satisfeito com o resultado final... mas é isso. Lutei e não consegui. Obrigado aos que batalharam comigo pelo fairplay... Partiu inferno verde."

Logo abaixo, o quadro com o qualify e os resultados oficiais do Round 5 & 6 do JSCRS.

CLIQUE AQUI PARA SABER O RESULTADO DA CORRIDA
E AQUI PARA SABER O DO QUALIFYING

GALERIA
POINT RANKING

Nenhum comentário:

Postar um comentário