10 de out. de 2018

Alexandre Júnior, de equipe nova, leva a primeira etapa na estréia do Porsche ClubStage Cup

Em corrida sem muitas emoções, Juninho, agora pela G-Tuned, vence fácil em Brands Hatch.


Salve galera, com o encerramento do Blancpain, parados que não íamos ficar, então, bora pra primeira cobertura do Porsche ClubStage Cup, novo campeonato da casa a bordo do Cayman GT4.


 Pela primeira vez no GT Sport, Brands Hatch entrou no calendário de um evento oficial da GTStage, pista sinuosa e complicada cheia de desníveis e curvas traiçoeiras, foi o palco da estréia do campeonato.

Sucesso repentino, o novo evento lotou as inscrições pouco antes do início da primeira etapa, surpreendendo a organização, que temia baixo interesse da galera.
Dessa vez com QUATRO pilotos estreantes: Jonathan Castilhos, Mayone Alves, Luciano Massafeli e Marco Frietzen (este último já havia participado na endurace de EVO e WRX Gr.3 em Nords).


Infelizmente não tivemos casa cheia por um infeliz problema de energia em Pelotas, que ceifou qualquer possibilidade de Wagner Maurente e um de nossos administradores, Jordy Vaniel, correrem, que azar faltar luz logo na cidade que temos dois pilotos.. a outra ausência ficou na conta de Nick José Nagano, por motivos de descubra.

Caymans na pista pro qualify, que se iniciou ás ~20:10, não demorou muito pra sabermos o já sabido, Juninho ficou com a pole com o excelente tempo de 1:25.241, o único a virar nessa casa, e quase 1 segundo abaixo de Fernando Xavier, um dos novos ases da GTStage, que virou 26.231, aliás, que qualify acirrado, 7 pilotos viraram 1:26, com diferenças de até 9 milésimos! O resultado detalhado do qualify você encontra nos links lá no rodapé do post!



Dada a largada, Juninho com seu desempenho ligeiramente melhor, foi se distanciando do restante do pessoal, o jovem de Guarulhos parece ter brincado de time trial e correu 'sozinho' lá na frente, diiizem por aí que a equipe nova o motivou ainda mais, o piloto parece ter gostado bastante do padrão visual da G-Tuned, que acatou sem problemas o pedido de correr com vermelho em sua cor secundária.

Julio Molchan e Fernando Xavier se aliaram formando a Black Falcon Prodrive, livery ''inspirada'' na equipe real que compete no VLN, ambos seguem com excelente desempenho, 2nd e 3rd pra dupla, que mostrou novamente que consistência e ritmo trazem bons resultados, embora Julio tenha relatado sorte e achado seu pace ruim, fiquemos de olho no goianiense, campeão do Blancpain e vice juntos? Tenham medo.



Jonathan Castilhos é um dos destaques da corrida, fazendo uma excelente estréia na GTStage, chegou em cima da hora no qualify, mas mostrou muita competência e velocidade na corrida, virando inclusive mais baixo que a dupla da Black Falcon, chegou próximo, mas o piloto da UpShift, e parceiro de Marco Frietzen ficou com o 4th, um ótimo resultado pra quem largou em 11th.


Por falar em UpShift e Marco, eis o 5th colocado, disputou boa parte inicial da corrida com Geovanne Ferreira, em ritmos parecidos, porém se manteve mais rápido ao decorrer da prova e só abriu distância do bragantino, que não teve chance do meio da corrida em diante.

 O #89, líder da G-Tuned, organizador do campeonato e ao lado agora de Juninho no time, esperava uma boa corrida mesmo não virando tempos tão expressivos, largou bem e se manteve brigando por um 4th no início, mas seus erros e pace inferior renderam ao piloto um 6th, duas posições acima do qualify.



Outro estreante na casa, Mayone, formando equipe com Wagner, a Speed BR, foi outro que mostrou que vem pra dar trabalho, o piloto teve um bom desempenho com voltas rápidas, mas infelizmente mais erros que Geovanne, o que bastou para não conseguir posição melhor ao final, 7th pra ele.



Diego Gerpe surpreendeu no qualify, com uma ótima quinta colocação, mas o jovem carioca alegou problemas na corrida com a câmera, o que, diz ele, comprometeu sua prova, torçamos pra que ele faça uma segunda corrida melhor e pare de falar que ''o Gran Turixmo é uma mierda''.



Pedro Petry e Gian Carvalho foram os conformados da etapa, Pedro que já notava o alto nível da concorrência, além de destreinado, não se mostrou muito confiante, pensando que não pontuaria, mas largou bem ganhando 3 posições e por ali ficou, em 9th. Gian era o mais lento dos 13 pilotos que alinharam no grid, mas se manteve até o final e mostrou fair play (as vezes até demais), cedendo facilmente passagem pros líderes e quem mais o ultrapassou como retardatário na corrida, Gian ficou com a décima colocação.




Tivemos, infelizmente 3 desistências na prova, Anderson foi o primeiro, seguido por Thiago Prado, este último que agora corre de G29, não estava satisfeito com seu desempenho e erros e acabou abandonando na mesma volta que Anderson (8), a outra baixa foi do estreante Luciano, mais tarde, na volta 21, ele e Anderson não se manifestaram após a desistência.



De forma mais resumida, essa é a matéria do round 1 pessoal, a próxima etapa será em Red Bull Ring, outra estreante no GTSport, no próximo sábado, 13 de outubro.
Nos vemos lá!


INTERVIEW!

1st - Alexandre Júnior [G-Tuned], #75 G-Tuned Cayman GT4:
"Larguei patinando bagarai, porém tinha a vantagem da primeira curva, daí de cara com o vento consegui andar rápido e administrar a vitória. Parabéns a galera pela corrida limpa, show de bola. Bora pro Ring!"

3rd - Julio Molchan [Black Falcon Prodrive Motorsports], #23 Black Falcon Prodrive Cayman:
"Tive um pace bastante ruim nessa corrida, com sorte consegui segurar a terceira posição. Pelo visto, será um campeonato bastante disputado, muita gente boa e com espírito de corrida. Ansioso para a próxima."


7th - Pedro Petry [Pevan Engineering Society], #88 Budweiser Axalta Cayman GT4:
"Logo na largada consegui pular de 12º para 9º e me mantive nessa posição até o fim da corrida, no mais uma corrida muito boa pra quem acho que não iria pontuar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário