1 de out. de 2018

Final do Blancpain GTStage Series: vitória da Corvette, com Aston Martin campeã por apenas UM ponto e diferença de milésimos em Nurburgring!


Salve a todos! Estamos de volta com os reports da GTStage! Mais um campeonato encerrou suas atividades. O Blancpain GTStage Series acabou, mas nós temos muito o que contar sobre a última etapa no dia 22 de setembro (que aconteceu no lendário circuito GP de Nurburgring, na Alemanha). O vencedor acabou sendo Alexandre Junior (#75 Corvette Michelin GTE), porém, o brilho foi para o menino Julio Molchan (#23 Prodrive AMR Vantage V12), que levou o título e a competição a outro patamar!

Com o evento acontecendo devidamente dentro do cronograma, os pilotos alinharam seus carros para o qualifying pouco depois das 20h10 do horário brasileiro (que daqui a algumas semanas, entrará no infame horário de verão proposto pelo ridículo governo brasileiro a fim de reduzir os gastos com energia). O qualifying começou com muita intensidade entre os pilotos Alexandre "Juninho", Fernando Xavier (#21 Maxwell GT-R GT3) e Wagner Maurente (#57 WOODONE TOM'S RC F GT3). Julio Molchan teve um pequeno susto durante uma parte da tomada do qualifying, devido a uma quebra de emergência em seu Aston Martin, que quase lhe fez ficar de fora do grid final.



Mesmo com problemas, o goianense com "puxadas de sardinha" britânicas conseguiu desbancar Geovanne Ferreira (#89 Castrol Ralliart EVO GT) e Nick Nagano (#3 NAG-R TOYOTA FT-One TS0T1), respectivamente.

No geral, poucos pilotos qualificaram seus carros. Além dos já citados, apareceram Jordy Vaniel (#91 Porsche-RUF 911 Scarletbird), Pedro Petry (#88 BMW Petry Motorsports Z4 GT3) e Diego Gerpe (#31 RCZ Pescarolo STR Gr.3). Respectivamente, o grid final acabou sendo composto pelo Corvette, GT-R, RC F, Aston Martin, Evo, FT-One, 911 RSR, BMW Z4 e o Peugeot RC Z. Além disso, mais dois pilotos apareceram para alinhar, sem mesmo se qualificar, no caso: Matheus Figueró (#59 Crowd Hitter Mustang Gr.3) e Anderson da Silva (#44 SLS AMG AutoArena HTP Motorsport).

Foram desfalque nesta etapa: Cleverton Schvartz, Thiago Prado e Gian Carvalho.

A largada da corrida começou cheia de tensão! Julio Molchan novamente fez um trabalho digno de bem feito, e logo colocou seu Aston Martin fedendo a título no terceiro lugar (manobra toda por dentro da primeira curva!). Digamos que Alexandre "Juninho" também teve um pequeno ataque cardíaco ao ter que aturar Fernando Xavier/GT-R GT3 em sua cola. No entanto, era perceptível a diferença "braçal" e o Corvette, na primeira volta, já estava há mais de um segundo do segundo colocado.

O que aconteceu a seguir foi o melhor momento da primeira parte da corrida. Praticamente CINCO carros andaram colados por quatro voltas! Julio e Fernando praticamente eram imas, e Geovanne, no Evo GT patrocinado pela Castrol, era completamente pressionado por Wagner Maurente, do Lexus RC F. Não aguentou na quarta volta e deixou o rapaz de pelotas tirar uma casquinha da briga pelo segundo lugar. Nick Nagano, embora tenha feito um ótimo trabalho no começo, teve problemas de desgaste nos pneus e foi pego algumas vezes "dançando" na pista.



No mesmo instante, Anderson (que largou entre os últimos), já era visto brigando pela sétima colocação com o Peugeot-Pescarolo RC Z de Diego Gerpe. A Mercedes se saiu melhor e foi em busca dos "favoritos". Jordy Vaniel (Porsche-RUF) e Pedro Petry (com a BMW Z4 "leitinho", patrocinador trocado por motivos legais de zoeira), ficaram brigando entre si pela nona posição, já que Matheus Figueró, infelizmente passeava na última posição com seu Mustang "Crowd Hitter".

Um caso sério de desgaste e tortura para Nick Nagano, ao perder o controle de seu Toyota FT-One no meio da curva, acabando em penúltimo (ultrapassado por todos os pilotos citados acima - com exceção de Figueró). Restou ao nipo-brasileiro uma longa corrida de recuperação... mais uma. (QUE FASE!!!)


O Corvette não teve trabalhos desde então, foi seguindo durante toda a prova sem problemas sérios. Diferente da dupla que disputava o título diretamente, no caso, Julio e Fernando. A briga ficou cada vez mais intensa na segunda parte da prova - sem contar que Wagner Maurente estava cada vez mais próximo e "determinado a atrapalhar o título dos dois". O WOODONE TOM'S RC F chegou a beliscar o terceiro lugar, mas logo perdeu de volta para o Maxwell GT-R GT3, assim voltando ao quarto lugar e assistindo de camarote a maior briga decisiva de título que esse grupo já viu!

Geovanne, entretanto, na volta 7, foi alvo de um incidente que acabou envolvendo Anderson. O piloto bragantino do Mitsubishi Evo GT tentou uma ultrapassagem por dentro antes de entrar na chicane, resultando em falta de espaço para o Mercedes-Benz SLS AMG AutoArena. Foi considerada uma possibilidade de punição ao bragantino, até a organização verificar o replay mais de 103294x e verificar que Geovanne esperou por Anderson para devolver posição. Mas, o piloto da SLS AMG acabou errando sozinho - desde então, o rapaz não se pronunciou até hoje... (eita!)

Durante esses acontecimentos, Nick Nagano já ultrapassou os "pilotos do sul do fundão". Restando-lhe buscar Diego Gerpe em seu problemático Pescarolo-Peugeot RC Z. Percorridas mais da metade da prova, chegou a hora em que o japonês colou e finalmente fez a aguardada ultrapassagem na volta 16 e em busca de um de seus maiores rivais desde os tempos do Gran Turismo 5: Geovanne.

Diego não conseguiu acompanhar mais Nick Nagano após a ultrapassagem, ficando para trás e em sinal de alerta para os demais que chegavam, Jordy, Anderson e Pedro. Após as paradas (na qual todos pararam apenas uma unica vez), Wagner conseguiu o tão almejado segundo lugar na corrida, deixando Julio e Fernando "que se matem" lá atrás. Um piloto já recebia a bandeira azulada de retardatário: Matheus Figueró, dando passagem a todos os seus amigos da pista.

Anderson, após o incidente com o Evo, não conseguiu recuperar mais. Jordy e seu Porsche-RUF sofreram consequências de desgaste - o verdadeiro mal dos carros de motor central e tração traseira. Pedro também não conseguiu elevar o nível da "Leitinho BMW Z4", restando-lhe o penultimo lugar em casa. Nick Nagano, embora tenha se aproximado de vez em Geovanne, não foi dessa vez que conseguiu desbancar o bragantino. Na parte final, a única bria que prevalecia era a (intensa batalha) do Aston Martin e do NISMO.

Após incontáveis trocas de posição entre esses dois carros, o Aston Martin V12 Vantage de Julio Molchan desbancou o GT-R GT3 de Fernando Xavier no final por apenas 300 milésimos! É de cair o queixo...

Desde o SUPER GTS 1 não houve uma vitória tão apertada assim e nunca antes da história da GTStage houve uma disputa tão intensa do começo ao fim de uma prova online do nosso grupo. Esses dois andaram colados durante tooooda a disputa aqui em Nurburgring e deixaram um marco inesquecível e um belíssimo espirito de rivalidade e fairplay!

Embora Juninho tenha vencido sua segunda corrida no Blancpain GTStage Series, a estrela do dia acabou sendo Julio Molchan, ao levar pela primeira vez o título de campeão GERAL em tudo e com um carro que segundo companheiros: "não é nem aqui nem lá o favorito à títulos". Desbancou Fernando Xavier por apenas UM ponto e vai comemorar o título por muito tempo.

Aliás, é um título comemorado por ele e por todos, uma vez que o piloto foi ovacionado após sua aparição no aeroporto para desembarque...

A GTStage agradece o apoio de todos vocês, leitores e pilotos virtuais, por ter dado suporte e feedback neste campeonato (que vai pra história como um dos mais bem elaborados dos últimos anos!). AGORA É HORA DO RACHA DEPOIS DO ALMOÇO!!! OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS!

INTERVIEW!

Winner - Alexandre Junior [Flatout Team], #75 Corvette C7 Michelin GTE
"Tem nem o que falar, só tem monstro no grupo!! Sobre a corrida, larguei um pouco mal e perdi a ponta, mas dividi a primeira curva com o Fernando e recuperei a pole, estava com muita confiança no C7 e sentia um grip absurdo do bichano, amo Nürb, tava muito gostoso guiar.. Parabéns ao Julio pelo campeonato e pelo piloto que é, tem nem o que dizer do Fernando, também merece os parabéns, chegou agora e já mostrou que guia muito, sem contar que é um baita piloto. Wagner mais uma vez mostrando que é monstrinho, muito constante e soube aproveitar a chance haha, parabéns galera, campeonato lindo, quero a 2° temporada já haha"

Segundo lugar - Wagner Maurente [WOODONE Blue], #57 WOODONE TOM'S RC F GT3
"Que etapa meus senhores! Comecei a corrida perdendo duas posições, mas aos poucos fui recuperando e de brinde ganhei uma vista de camarote da briga insana do Julio e do Fernando, até que houve um desencontro não intencional dos dois e Fernando se fez obrigado a esperar pelo companheiro, atitude de dar inveja. Eu aproveitei a situação e mergulhei na segunda posição pra então segurar ela até o fim da corrida, dessa vez focando pra não perder o traçado. Enfim, uma linda corrida pra encerrar um lindo campeonato! Parabéns ao parceiro Juninho (o cara voou baixo hoje) e a todos pelo excelente sportsmanship e pela excelente organização. Vida longa GT Stage! #boraumrach... quer dizer, #borapropróximo"

Quarto lugar - Fernando Xavier [Maxwell Motorsport], #21 Maxwell GT-R GT3
"Melhor corrida do campeonato sem duvidas, disputa de ponta a ponta com o Julio Molchan pelo titulo, faísca pra tudo quanto é lado e diversas trocas de posições, não poderia pedir uma corrida melhor, Wagner Maurente e Alexandre Júnior dois monstros também, uma pena que o titulo não veio mas super feliz pelo campeonato inteiro e pelas disputas limpas e acirradas, obrigado a todos pilotos e organização do campeonato, até a próxima!"

CAMPEÃO - Julio Molchan [Molchan Motorsport], #23 Prodrive AMR Vantage V12
"Cara, corrida incrível essa, insanamente disputada. Claramente o Fernando era mais rápido que eu e hora alguma abusou disso pra ultrapassagem, um dos melhores pilotos que já corri contra, peço até perdão por alguns errinhos nas disputas. Foram 50 minutos de batalha curva por curva, cada metro da pista sendo disputada. Parabéns ao Junim por outra corrida loucamente constante, ao Wagner também pelo sangue frio de esperar a hora certa e fisgar um erro nosso. Foi por pouco, bastante sorte e muito desse campeonato veio do motor do Aston, mas as disputas que tive com esse pessoal vou lembrar pra sempre. Nosso grupo é pequeno mas tem uma seleção única de pilotos, parabéns a todos!"


OFFICIAL RACE RESULT
9.22.2018
GTSTAGE TOURENWAGEN FINALEStart - 21h00 (Brazil GMT)
Nurburgring GPDuration - 50 minutes
Po.No.MachineDriverLapsTime/Diff.Best LapTYC-Type
175Corvette C7 Michelin GTEAlexandre Junior2850'38.5851'55.500MIG29
257WOODONE TOM'S RC F GT3Wagner Maurente2848.9541'56.780MIDS4
323Prodrive AMR Vantage V12Julio Molchan281'03.3491'56.983MIDS4
421Maxwell GT-R GT3Fernando Xavier281'03.6701'56.865PIDS4
589Castrol Ralliart Evo GTGeovanne Ferreira281'14.2881'57.114BGDS4
63NAG-R TOYOTA FT-One TS0T1Nick Nagano281'16.1491'57.179BGDS4
791Porsche-RUF 911 ScarletbirdJordy Vaniel281 Lap (18.430)1'57.653YHDS4
831RCZ Pescarolo STR Gr.3Diego Gerpe281 Lap (9.996)1'58.699MIDS4
944SLS AMG AutoArena HTP Motorsport Anderson da Silva281 Lap (10.974)1'59.404PIG29
1088Petry Motorsports BMW Z4 GT3Pedro Petry281 Lap (53.477)1'59.404MIDS4
1159Crowd Hitter Mustang Gr.3Matheus Figueró272 Laps2'02.781GYDS4


BLANCPAIN GTSTAGE SERIES - POINT RANKING
Po.No.TeamDriver & MachineRd.1Rd.2Rd.3Rd.4Total
123Molchan MotorsportJulio Molchan /
Prodrive AMR Vantege V12
2015171567
221Maxwell MotorsportFernando Xavier /
Maxwell GT-R GT3
1717201266
375Flatout TeamAlexandre Junior /
Corvette C7 Michelin GTE
15202055
457WOODONE BlueWagner Maurente /
WOODONE TOM'S RC F GT3
10151742
589G-TunedGeovanne Ferreira /
Castrol Ralliart Evo GT
88121038
644AutoArena HTP MotorsportAnderson da Silva /
SLS AMG AutoArena HTP Motorsport
12128234
73TOYOTA TEAM NAG-RNick Nagano /
NAG-R Toyota FT-One TS0T1
6110825
891Porsche RUF Team JordyJordy Vaniel /
Porsche-RUF 911 Scarletbird
466622
931Pescarolo Sport (Powered by STR)Diego Gerpe /
RCZ Pescarolo STR Gr.3
124411
1014T&P MotorsportThiago Prado /
Deutsche Post Petronas AMG GT3
10111
1188Petry MotorsportsPedro Petry /
Petry Motorsports BMW Z4 GT3
2417
1285Oak MotorsportGian Carvalho /
Dream Store Viper
--22
1358Felix Racing TeanAntonio Felix /
Jaguar MonsterSport F-Type Gr.3
---0
1459Figueró Racing CrewMatheus Figueró /
Crowd Hitter Mustang Gr.3
--0
152Schvartz MotorsportsCleverton Schvartz /
Toyota Supra SRZ-T1
--0



PARABÉNS MAIS UMA VEZ, JULIO MOLCHAN!

NOS VEMOS NO PORSCHE CLUBSTAGE CUP E NO SUPER GTS 3! VALEU, GALERA!!! O BLANCPAIN GTSTAGE SERIES FOI UM SUCESSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário