19 de out. de 2018

Expectativas pro SUPER GTS 3 - Carros, pistas, quem é quem e muito mais!


O campeonato online que definiu a GTStage pra sempre está de volta e de cara nova!

O SUPER GTS é o nosso principal e mais aclamado evento desde a sua estreia em 2014! Único campeonato da história que fez gente de fora da inscrição titular ficar de reserva esperar por suplências a todo final de semana. O que a GTStage é hoje, provavelmente não seria nada se não fosse esse campeonato!

A primeira temporada do campeonato foi muito turbulenta, marcada por bastante disputa nas classes GT500 e GT300. Em contrapartida, houve um considerável desbalanço perceptível, principalmente nas primeiras etapas, que afetou o desempenho de vários carros da classe GT300.

Amadurecemos o regulamento na segunda temporada, além da adição de mais carros em ambas as classes. Porém, devido ao fato de estarmos ultrapassados utilizando (ainda) o console PlayStation 3 na época em que o PS4 já dominava algumas casas brasileiras, o SUPER GTS 2 foi o nosso último campeonato não só pelo PS3, como também no GT6...





O fim de uma era. Foram mais de 3 anos de espera...

E estamos de volta! Voltamos com força total e de cara nova...

Na medida em que a SUPER GT real foi mudando seu regulamento, também seguimos no embalo: fomos para o GT Sport, e o SUPER GTS retorna com a terceira temporada neste finalzinho de 2018! A noticia triste, no entanto, é que o campeonato não terá os diversificados GT300 por motivos maiores.


Diferente do que foi visto nas duas temporadas anteriores, com uma vasta seleção de chassis diferentes, na terceira temporada somente três carros foram homologados. Nada mais nada menos que os GT500 (Gr.2 no GT Sport) da atual geração "DTM-styled", que consiste nos modelos (foto acima) Honda NSX Concept-GT, Lexus RC F GT500 e o Nissan GT-R (R35) NISMO. Todos com mais de 600 cavalos (!!!) e peso abaixo dos 1100kg...

É BRINCADERA, BICHO!

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E por falar em peso (FAUSTAO PENTELHO!), um sistema herdado das temporadas anteriores seguirá em vigor no campeonato, que é o deficit de lastro! A cada corrida, determinados carros terão que adicionar lastro em seus carros...


Comparado às outras temporadas, o lastro da terceira temporada será feito por "porcentagem", uma vez que o game não permite que possamos escolher o peso exato e sim por "niveis". Um tremendo golpe na praticidade, mas a gente dá um jeito, né? Seu Kazunori...

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Fuji, Suzuka e Le Mans retornam ao calendário do campeonato. Kyoto Yamagiwa é uma nova pista presente na série Gran Turismo e também marcará presença no SUPER GTS 3. Anteriormente, em uma data provisória, estava prevista a entrada de Tokyo Expressway - Outer Loop no calendário. Entretanto, devido a problemas de homologação e protestos, foi substituída por Red Bull Ring - a segunda etapa internacional do SUPER GTS 3!

O SUPER GTS também foi conhecido por criar "lendas e personagens" internos da GTStage, como é o caso de Nick Nagano e Lucas Furlan AMANHÃ EU COMPRO, que retornam para tentar defender seus títulos (respectivamente). Vamos falar um pouco sobre a seleção de pilotos!

Para esta temporada, até o presente momento, foi confirmada a participação de pelo menos quatro novatos! Murilo Henrique é membro oficial da SPEEDBR RACING, equipe particular conhecida no Brasil inteiro, e fará dupla com ninguém menos que Wagner Maurente - aspirante a campeão, que caiu de paraquedas no nosso grupo no começo do ano. Os dois irão de Lexus RC F GT500 patrocinados pela Konica Minolta.


O carro de Murilo irá brevemente decorado com o tom rosa, devido ao movimento Outubro Rosa. Boa, mulekes!

Outra turma que contém um par de novatos é a tal da GT LAB Racing Team, que traz consigo dois caras novos na GTStage: Alex Moura e William Zambotti. Alex compareceu ao teste preliminar do SUPER GTS 3 no sábado passado (13/10) e antecipou que iria de GT-R GT500, numa pintura que mais lembra os Xanavi NISMO GT-R/Fairlady Z que correram no JGTC real entre 2002-2007. William, por sua vez, decidiu ir atrás de customização e identidade própria, e fez seu carro praticamente do zero (embora teve que fazer mais de três vezes para ser aceito na homologação!).



Outro novato, que comparecerá em solo, com nome de equipe à definir, é Pedro Gomes. Não sabemos muito sobre seu desempenho, mas sabemos que é apaixonado pelo JGTC 90's, prova disso é seu "ZEXEL GTR35", mais um carro na lista dos nostálgicos.


Parceiros recorrentes no Porsche Clubstage Cup, Jordy Vaniel e Pedro Petry não estão em sociedade para o SUPER GTS 3, e ambos irão representar "solo". Pedro, que participou da primeira temporada do SUPER GTS e teve resultados satisfatórios, decidiu provocar geral em forma de nostalgia e procurou representar um Nissan Silva "Racing Modification" da época do Gran Turismo 1/2 (este Silvia participou do JGTC em 1994 inscrito pela equipe Mooncraft). Jordy, de forma parecida, vai de NSX "livery crossover", lembra do Momo Corse MR2 GT300? Pois é, imagine a pintura em um NSX Concept-GT...



Geovanne Ferreira, na época com o projeto F&C Totalsport Racing, foi campeão da primeira temporada do SUPER GTS pela classe GT300 de Lexus IS350. Foi cogitado participar do SUPER GTS 2 subindo de classe, mas logo desistiu, ficando de fora. Para a terceira temporada, não tem jeito, e o jovem bragantino - um dos mais experientes da GTStage - retorna e vai de GT-R GT500 decorado com a pintura de sua equipe, a G-Tuned. Verde neles! Embora o Palmeiras não tenha mundial, Geovanne tem três títulos na GTStage: o da GT300 no SGTS1, o Gr.AGTRC2 e o SpeedWagon Challenge 2nd Strike. Será que vem o quarto?


Thiago Prado, participante das duas temporadas no passado e envolvido em uma polêmica na segunda etapa do SGTS2 (quando pilotava pra NAG-R na classe GT300), retorna e também alinha junto aos seus companheiros de pista mais um NISMO. Seu carro ainda não está pronto. Porém, já sabemos qual será sua estrutura - o jovem curitibano trás sua estrutura da T&P Motorsport, e provavelmente continuará com patrocínio da Chanel Orange - vista em seu carro no All Japan Stock Car Racing Series.

Prévia mandada inbox pra gente!
Agora, falando sobre Julio Molchan, defensor do atual título de "campeão da GTStage" (e campeão do Blancpain GTStage Series), se tornou parceiro de equipe de Fernando Xavier (vice-campeão do Blancpain GTStage Series) e no momento correm juntos na Porsche Clubstage Cup. Para o SUPER GTS 3, aconteceu que ambos terão estruturas separadas... Porém, com carros patrocinados e apoiados pela... NAG-R!



A sociedade aconteceu após Julio entrar em contato com Nick Nagano sobre uma possível parceria de longa data. Os dois pilotos foram parceiros de equipe na NAG-R durante 2013-2014, com Julio sendo uma peça fundamental na conquista pelo título de equipes e do acerto de Nick Nagano no campeonatos de pilotos do SUPER GTS. Julio saiu e se afastou dos games de corrida após o encerramento da primeira temporada, mas depois de três anos longe, decidiu voltar e com sua própria equipe - a Molchan Sport (sempre apoiada pela britânica Prodrive). Para não perder a estrutura conquistada em carreira solo, o goianense continuará representando a própria equipe com o Lexus RC F GT500 - porém, como já mencionado, estruturado e apoiado pela NAG-R.


Mesma coisa para Fernando Xavier, procurado por Julio e Nick para representar entre os GT-R. O jovem retorna às ativiades como Maxwell Motorsport (equipe que registrou no Blancpain GTStage Series) e com apoio financeiro da NAG-R, dando ao santa catarinense o tom "black n' pink" original da equipe nipo-brasileira.



E o responsável pela NAG-R, Nick Nagano, também retorna para repetir o feito de 2014, quando venceu quase todas as corridas do campeonato de NAG-R HSV-010 e levou o título. Na segunda temporada, com o HSV-Evo LM, teve que lutar contra os fortes Toyota Supra de Lucas Furlan e Roberto Denner, conquistando pelo menos uma vitória e o vice-campeonato. Como a NAG-R/Nick Nagano tiveram "lobby" com a Honda Racing por anos, o japa foi um dos primeiros da turma da GTStage a encomendar de imediato um GT500 "Gr.2". É claro que iria ser o NSX-GT!


A NAG-R tem um carro, apoia mais dois e o time responsável por ter feito a pintura do NSX-GT de Nick, também foi responsável pela pintura retro do NSX de Alexandre Junior. O campeão do All Japan Stock Car Racing Series e vencedor de maioria das corridas da GTStage no momento montou uma estrutura nova para o campeonato (em contrapartida, ele é parceiro de Geo Ferreira na G-Tuned para o Porsche Clubstage). Esse é o piloto do SUPER GTS 3 que os fãs mais temem...


Ou seria Lucas Furlan? Para o delírio das fãs, o indaiatubano está de volta em caráter oficial, após ser visto descaradamente participando de uma corrida do Blancpain GTStage Series fora do regulamento. Vamos lembrar que ele é o maior recordista de vitórias da GTStage, foi campeão de QUATRO campeonatos, e venceu três GTS All Stars (antiga corrida tradicional da GTStage, em formato endurance). Dentro da atmosfera do SUPER GTS, Furlan participou na GT300 em 2014, na primeira edição. Não fez feio, mas teve que enfrentar uma polêmica "nerfada" da organização após a mesma regular o BoP para o Nissan GT-R GT3, na qual Lucas utilizava até a segunda etapa em Fuji. Mudou para o Lexus IS350 para igualar com Geovanne, mas não foi campeão. Retornando na SGTS2, subiu pra GT500, inicialmente inscrito com o GT by Citroen, mas mudou após a segunda rodada, e terminou campeão de Toyota Supra GT500.

Teaser do carro de Lucas Furlan, previsto para ser divulgado horas antes da primeira corrida do campeonato começar!

O que esperar do AMANHÃ EU COMPRO de Lexus RC F GT500? DESCUBRA.

No geral, foram inscritos 3 Honda, 5 Lexus (Toyota) e 6 Nissan! A primeira corrida acontece neste sábado (20/10), já em Kyoto Yamagiwa. A expectativa é muito forte e os pilotos prometem não fazer feio! Será a etapa que não haverá lastro adicional, uma vez que valerá somente a partir da segunda rodada.

A GTStage irá manter todos vocês informados sobre tudo a partir de hoje!

Vem que é jogo!

Valeu, galera!!!

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