23 de out. de 2018

Estreia do SUPER GTS 3 em Kyoto é marcada por corrida e cronograma caótico; vitória fica com o Pioneer SPOON NSX de Alexandre Junior


No dia 20 de outubro de 2018 aconteceu a primeira rodada e também marcou o retorno de mais uma temporada do nosso lendário SUPER GTS. Desta vez, em formato e regulamento completamente novo, na era "DTM-Styled" do SUPER GT. O campeonato desembarcou pela primeira vez em Kyoto, no circuito novo do Gran Turismo, e a vitória ficou com a SPOON Sports, com Alexandre Junior no comando do #75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT.

O SUPER GTS retorna de um hiato de mais de três anos! O campeonato, como já foi mencionado anteriormente, teve outras duas temporadas na "era GT6", e foi um sucesso! Formou quatro campeões diferentes, criou personagens, fez lendas - claro, também houve polêmicas. Mas, como dizem por aí no mundão...

"É muito bom estar de volta!"

Bom, nem tanto. O hype para a season 3 foi enorme e, para nossa surpresa, acabamos enfrentando problemas logo na abertura da pista (sala), com problemas de incompatibilidade entre dois pilotos e lag de um. Além dos bugs já conhecidos e outros "novos" (para nós, nunca aconteceu), como a telemetria não funcionar direito para alguns pilotos compararem suas parciais entre si.

Devido a essa série de problemas que tivemos que enfrentar durante todo o qualifying, a organização decidiu que, para prevenção, houvesse diversas largadas simuladas, até que estivesse tudo bem com os pilotos incompatíveis. Esta brincadeira, no entanto, ceifou a corrida de um dos pilotos inscritos: Pedro Gomes (#2 PRJCT-90 ZEXEL GTR35), na qual sofria com os relatados lags que poderiam acabar com a corrida de qualquer um que partilha-se curva. Amigavelmente, o jovem rapaz (novato na GTStage) se retirou após o qualifying e desejou boa sorte aos demais, prometendo voltar a partir do round 2 com problemas sanados.

Durante a passagem do qualifying (que pra este campeonato está durando 30 minutos rigorosamente cronometrados), Alexandre Junior, o cara mais antissocial da história, já fez logo de cara, em uma das primeiras voltas, cerca de 1'22.9xx - assombrando o restante da concorrência, já alertada dos testes particulares do Spoon NSX. Ninguém chegou perto do belíssimo 1'22.324 cronometrado da SPOON Sports. Fernando Xavier, de #21 Maxwell NAG-R GT-R, segundo colocado, ficou com 1'23.659 de melhor parcial (veja bem, mais de 1 segundo de diferença pra "Juninho"!!!).




Entre os novatos, a surpresa ficou para Alex Moura, da GT LAB, que cravou 1'23.840 no seu #12 XANAVI NISMO GT-R, desbancando grandes como Nick Nagano, Geovanne Ferreira e Julio Molchan. Thiago Prado, de volta com o patrocinio da Chanel Orange agora em seu GT-R GT500, ficou na frente de Geo e Julio, com 1'24.165. Houve um erro de calculo e de telemetria com Julio Molchan, que fez com que seu boate rosa (#23 Molchan Sport NAG-R Boeing RC F) largasse atrás de Geovanne, mesmo que tenha feito tempo menor. Um erro reconhecido pela organização horas depois do evento acabar...

Outra pessoa que sofreu com erros de telemetria foi Lucas Furlan - o lendário AMANHÃ EU COMPRO alinha full season seu simples #5 FPR Lexus RC F, mas quebrou a cara por não ter seu tempo registrado no live timing (em palavras internas, print screenshot), resultando em largada na última posição... Só por curiosidade mesmo: é a segunda corrida que Furlan aparece e larga em último. KARMA?

Com a corida começando já no susto, com Juninho despencando da pole pra quarto lugar no primeiro setor, o paulista da SPOON Sports teve que aturar um incidente contra Alex Moura, na qual freou em cima do NSX de Juninho, resultando em escapada de pista pros dois carros e, respectivamente, nas ultimas colocações.

O novato William "Kevin" Zambotti largou mal, mas conseguiu fazer ultrapasagem em cima de Furlan, Molchan e Jordy - e com este último, foi alvo de investigação por não ter dado espaço na curva dos esses. O #157 GT LAB INFINITY RC F tentou seguir uma corrida tranquila daí, mas foi perdendo desempenho para a galera mais experiente, sofrendo também um acidente que comprometeu de vez sua corrida, logo na primeira parte.





Se deu bem Fernando Xavier e Nick Nagano, respectivamente em primeiro e segundo lugar. Os sócios Maxwell/NAG-R ficaram nesta por quatro voltas, até Nick se envolver em um acidente com Geovanne Ferreira (#89 G-Tuned NISMO GT-R), na qual o japonês acabou sendo considerado culpado e punido com 10 segundos de delay pós-corria. Que fase...

O #5 FPR Lexus RC F vinha em boa briga com o #23 Molchan Sport NAG-R Boeing RC F, mas errou na entrada da reta dos boxes - despencou pra 9th lugar. E no mesmo período, aconteceu o segundo incidente seguido de punição: para Jordy Vaniel, que parou seu carro antes dos 15 minutos de prova determinado pelo regulamento, na qual proibe qualquer carro do grid de parar nos boxes antes de 15 minutos de prova.

Com os erros da galera, Thiago Prado se beneficiou de tudo, encontrou seu rumo em terceiro lugar por boa parte da prova, até perder de uma vez só para Alex e Julio na mesma curva. A esta altura da corrida, Alexandre Junior já tinha recuperado tudo e já estava em primeiro lugar e sem nenhum adversário à altura, pois Fernando já estava muito distante. A briga do momento ficou por conta do #5 FPR Lexus RC F, #23 Molchan Sport RC F e do #89 G-Tuned NISMO.


Batalha pelo quarto lugar e de muito respeito entre esses três, que são conhecidos há mais de 7 anos. Geovanne (#89 G-Tuned NISMO GT-R) se saiu melhor, vindo de uma baita recuperação após o incidente com Nick Nagano. Enquanto vários pilotos recolhiam para o primeiro stint de parada, Geovanne tentava de tudo pra passar o #12 GT LAB XANAVI NISMO GT-R, até que o próprio resolveu se entregar aos boxes, deixando Geovanne com o terceiro lugar em uma estratégia diferente dos demais. Quando o bragantino resolveu parar pra troca de pneus, despencou pra sexto, e teve que se esquivar de mais um incidente: Lucas Furlan e Thiago Prado, vitimizados pela pequena trapalhada de Alex Moura, que não soube dividir curva e acabou punido em 10 segundos de delay.

Com isso, o #3 NAG-R NSX CONCEPT-GT conseguiu aproximação dos demais, e foi em busca do #89 G-Tuned NISMO GT-R. De uma forma praticamente similar em todas as corridas de ultimamente, Nick Nagano ganhava vantagem em muitos pontos dos circuitos, mas também perdia e nessa Geovanne continuava na sua frente. Para piorar a situação do japa, Alex Moura já se encontrava "na cola", teve que enfrentar o novato por algumas voltas - acabou se dando bem, graças a um erro cometido pelo #12 XANAVI nos esses.

Enquanto isso, a parcial entre Geovanne e Julio (quarto e terceiro lugar no momento, volta 23) diminuía cada vez mais. Segundo Julio Molchan em uma conversa pós-corrida, o membro da Molcan Sport estava "tentando economizar o máximo dos pneus", perdendo então rendimento comparado a Geovanne, que vinha simplesmente "no talo", descontado pela raiva que passou com o incidente no começo da corrida.




A Petry Motorsports vinha fazendo uma corrida de figurante desde a nona volta, depois, não conseguiu recuperar mais. A mesma coisa para Jordy, do #86 Apexi Momo Corse Honda NSX. Embora tenham feito uma corrida pra esquecer, foram beneficiados com o abandono desconhecido de William "Kevin" Zambotti na volta 18 e com o forçado de Lucas Furlan na volta 26. De 12 carros no grid, houveram então no total 3 baixas.

Alex Moura (#12 GT LAB XANAVI NISMO GT-R) contentou-se com o 7th lugar, após uma série de erros cometidos (embora tenha dado trabalho durante a race). Nick Nagano perdeu o 5th lugar para Thiago Prado na última volta e na última curva, decepcionando o japonês, que esperava pelo menos um top 5 na estreia do campeonato.



Em "modo economy", Julio acaba em 4th desbancado pelo GT-R de Geovanne, que abre o top 3 da corrida. Fernando Xavier não teve problemas durante a corrida e fez um pace tranquilo na segunda colocação - igualmente para o vencedor da prova, que teve um final de semana conturbado, muito agitado, além de quase ter sido ameaçado de não correr em Kyoto devido a problemas de incompatibilidade, mas que deu certo, no fim.

INTERVIEW

Winner - Alexandre Junior [SPOON Sports], #75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT
"Apesar da vitória hoje foi sofrido, não bastasse meu problema em off eu quase não consigo largar por conta de incompatibilidade.. enfim, largada foi um caos, cai pra 10° e parti pra recuperação e aproveitando os erros da galera consegui pegar a segunda posição após 2 voltas, aproveitei o erro do Fernando e consegui a ponta, tive um pouco de trabalho com o consumo do NSX, mas nada que atrapalhasse. Espero que em Fuji não sofremos igual foi hoje."

Segundo lugar - Fernando Xavier [Maxwell with NAG-R], #21 Maxwell GT-R
"Corrida tranquila, larguei bem e acabei assumindo a ponta por algumas voltas mas não deu pra segurar o Juninho, apartir daí foi só guiar até o final, muito satisfeito com o 2° lugar"

Terceiro lugar - Geovanne Ferreira [G-Tuned], #89 G-Tuned NISMO GT-R
"Corridaça, muito melhor do que eu imaginava, depois de vários problemas enfim largamos. Na volta 4 um pequeno incidente com a boate do japonês me fez cair pra 9th e aí parti pra corrida de recuperação, consegui pegar a mão do carro e manter um ritmo muito bom, parei na volta 16 pra ter pneus no final e deu certo, tava virando bons tempos. Acabei buscando o Julio e isso rendeu uma battlezinha durante umas 4 ou 5 voltas, depois de um toque nele tirei o pé e devolvi a posição, mas consegui recuperar e terminar no pódio, feliz demais com o resultado!"

- RESULTADO DO QUALIFYING
- RESULTADO DA CORRIDA
- POINT RANKING

- GALERIA (soon in a future update)

É isso aí! Nos vemos daqui a duas semanas no lendário Fuji Speedway! Welcome back, SUPER GTS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário