25 de nov. de 2018

SUPER GTS 3 - Wagner Maurente, de Konica Minolta RC F, conquista vitória avassaladora em Suzuka; GT-R de Alex Moura também é destaque na corrida


Aconteceu no dia 17 de novembro de 2018 a terceira rodada do aclamado SUPER GTS Season 3! O circuito desta vez foi o lendário templo de Suzuka, na qual foi conquistada por Wagner Maurente, em uma performance dominante, com seu #57 Konica Minolta RC F.

Pela terceira vez na história, o SUPER GTS volta para Suzuka seguidamente, sem intervalos, sem recolocações. O lendário circuito é uma das pistas mais importantes para o campeonato.


Na primeira edição, no distante SGTS1, Suzuka foi palco de uma batalha eletrizante entre dois dos três HSV-010 inscritos na GT500. A classe GT300 viu uma incrível performance de Geovanne Ferreira e Júlio Molchan, respectivamente a bordo do Lexus IS 350 e Autobacs Garaiya. No SGTS2, Suzuka foi uma das corridas mais importantes da história da GTStage, por ser palco da quarta edição do GTS All Stars, nossa aclamada série isolada de endurances especiais, feita desde o GT5.


Nesta edição do All Stars, a chuva tomou conta do circuito na metade da prova, mas não atrapalhou a boa performance de Tavares Junior, Otto Wilson, Lucas Furlan, Roberto Denner e Nick Nagano. Tavares "JR" Junior dirigia o denominado #82 Forrozin Fast SC430, largou na pole e ficou um bom tempo da prova na liderança até abandonar por problemas de internet mecânicos. Incrivelmente, Otto Wilson, também inscrito de Lexus SC430, abandonou praticamente na mesma volta de JR. Enquanto isso, Lucas, Nick e Denner travaram então uma das melhores batalhas já vistas nos últimos anos. Lucas se deu melhor, vencendo e ampliando sua liderança na GT500 com o #5 FPR DENSO SUPRA. Nick Nagano, na época, dirigia o belo #1 NAG-R HSV-Evo LM, e superou o Supra de Denner na última volta e terminando à apenas 2 segundos de Furlan. Na GT300, de forma similar, os líderes tiveram azar e beneficiaram Diego Costa (#8 Corvtte Racing) e acabou sendo vitorioso na classe, mais uma vez.

E agora, três anos depois, voltamos com o SUPER GTS...

Voltamos, também, à Suzuka!


O cronograma do evento no circuito japonês estava previsto para uma corrida especial antecipar o round 3, mas não aconteceu devido à rejeição do horário, feita por muitos pilotos interessados em participar. A corrida em especial seria a participação de alguns GT500 do regulamento antigo da SUPER GT real correndo por cerca de 10 voltas.

Porém, já começando o "prato" principal, no qualifying, foram todos surpreendidos por Wagner Maurente e Alex Moura, ambos respectivamente de #57 Konica Minolta RC F e #12 GT LAB XANAVI NISMO GT-R. Os dois jovens pilotos foram os únicos da casa a baixar de 1'48, chegando a incríveis 1'47, separados por cinco milésimos!


Nick Nagano, mais um dos pilotos sem lastro, conseguiu tirar leite com pedra de seu azarado #3 NAG-R NSX CONCEPT-GT, e fez um incrível 1'48.744, desbancando o favorito do campeonato, Alexandre Junior (#75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT) por 100 milésimos. Mas, vamos lembrar que "Juninho", como é internamente conhecido dentro da GTStage, fez um tempo baixo com mais de 100 kg de lastro no carro, é coisa que só os mitos conseguem fazer.

E sortudos...


Com a saída de William "Kevin" Zambotti do campeonato, o jovem Matheus Lopes preencheu seu lugar deixado entre os titulares, e trouxe consigo sua nova estrutura - a equipe ML Sports, e um Lexus RC F GT500 patrocinado pela relojoeira SEIKO. Tal carro também impressionou no qualifying, ao fazer um tempo abaixo de titulares mais experientes - e mais precisamente, cerca de 1'49.469.


Thiago Prado, no #14 Chanel Orange GT-R, fecha os membros da casa de 1m49s, com Geovanne Ferreira (#89 G-Tuned NISMO GT-R) na cola com 1'50.040. Completamente frustrado, o bragantino comentou que sentiu problemas durante toda a passagem com o carro, afetando seu desempenho no final de semana. Pedro Petry (#88 Petry Motorsports GT-R), com problemas similares a de Geovanne, terminou em penúltimo no qualifying com um distante 1'51.108, e Jordy Vaniel, com total desconforto devido a má adaptação ao chassis da Honda, desta vez fechou como lanterninha...

Infelizmente, pessoas que estavam bem colocadas na tabela de pontuação acabaram que faltando para essa corrida. Julio Molchan, vencedor da etapa de Fuji, não compareceu devido à uma viagem já programada pra São Paulo. Fernando Xavier, de forma similar, precisou deixar o compromisso de Suzuka para se comprometer pessoalmente.

Outro triste desfalque fica por conta de Lucas Furlan, previsto para aparecer em Suzuka, mas não colou - também devido a compromissos. Pedro Gomes também faltou e precisou fazer uma viagem de negócios, envolvendo também sua promissora equipe Project 90. Murilo Henrique, inscrito no campeonato como parceiro de Wagner pela SPEED-BR RACING, acaba faltando sua terceira corrida seguida. Será que ainda teremos chances de ver a estreia do rapaz na GTStage?

Só sabemos que seu companheiro de equipe avassalou tudo no lendário circuito de Mie-ken!



Alex Moura, pole position, não fez das melhores largadas, caindo para penúltimo, e permitindo Wagner Maurente já assumir a ponta de vez, distanciando-se rapidamente do segundo colocado, Nick Nagano.

Nick foi pressionado na primeira volta por Alexandre "Juninho" e perdeu o segundo lugar após o hairpin em uma manobra arriscada, mas limpa. Os dois NSX CONCEPT-GT estavam prestes a protagonizar uma grande batalha, devido ao fato de Juninho ter o carro mais de 100 kg mais pesado, dando chances aos demais que não tem o mesmo dom "antissocial" do rapaz da SPOON Sports. Enquanto isso, Geovanne (#89 G-Tuned NISMO GT-R) fazia o possível para vir na bota dos NSX.


Matheus Lopes, do #8 SEIKO Lexus RC F, acabou errando feio antes de entrar na curva do túnel, e perdeu todas as posições, ficando em último, restando-lhe fazer uma completa corrida de recuperação...

Mesmo com a péssima largada cometida por Alex Moura, o jovem "mirim" não deixou barato, e efetuou vários ataques aos adversários Pedro Petry e Thiago Prado, tudo na segunda volta. Alex acaba indo buscar de vez Geovanne, que estava, no momento, tentando de tudo em chegar perto dos NSX. Alexandre Junior e Nick Nagano vinham praticamente na mesma bota, distanciando em setores, mas recuperando em outros. Após 8 voltas, já era possível ver Alex Moura chegando perto dos caras, após uma manobra arriscada ultrapassando Geovanne na primeira curva - felizmente, sem nenhum incidente.


Wagner, no #57 Konica Minolta RC F, líder e absoluto, simplesmente se distanciava de todo mundo, fazendo volta rápida atrás de volta rápida, cometendo nenhum erro, digno de uma performance dominante. Alex já encosta em Juninho e acaba ultrapassando o atual campeão da GTStage após o hairpin, indo em busca de Nagano - que não deixou barato, fez o máximo para segurar a segunda colocação, mas perdeu após um toque involuntário na chicane - cometida por Alex, mas interpretada pela organização como "coisa de corrida".

Infelizmente, Thiago Prado e Pedro Petry foram envolvidos em uma manobra polêmica na 130R, na qual o piloto do #14 Chanel Orange GT-R tocou no #88 Petry Motorsports GT-R, levando ambos para a área fora da pista, sem devolução de posição. Como de costume perante a essa atitude, a organização deu 10 segundos de atraso no resultado final para Thiago Prado.


Jordy, no #86 APEXi Momo Corse Honda NSX, com bastante problemas de adaptação HF ADAPTER, SIM SIM SIM, acabou cometendo diversas voltas irregulares com seu carro, se mantendo na triste nona e última posição - o piloto já tinha sido ultrapassado por Matheus Lopes pouco tempo antes.

Todos os pilotos pararam apenas uma única vez, diferente do que aconteceu em Fuji Speedway, onde diversos pilotos pararam duas até três vezes! Cortesia da nova atualização, que deixou os pneus Bridgestone, Michelin, Yokohama e etc mais duráveis para corridas de longa duração.



Após a parada, tensão era criada entre Wagner, Alex, Juninho, Nagano, Thiago e Pedro. Os dois últimos estavam disputando uma bela briga pela sexta posição, mas vamos lembrar que foram envolvidos em um incidente sério... Infelizmente, novamente, trocaram tintas - desta vez na Spoon Curve. A organização desta vez não relatou nenhuma punição, porém, Pedro Petry à essa altura do campeonato, mesmo perdendo para Thiago Prado por poucos segundos, seria beneficiado graças ao primeiro incidente, terminando em sexto geral.

Em uma performance pra lá de invejável, na parte final da corrida, o #12 GT LAB XANAVI NISMO GT-R se aproximava de vez do líder #57 Konica Minolta RC F, deixando a corrida nas últimas voltas apimentada! Alex Moura acabou em segundo, mas à apenas quatro segundos de Wagner! Uma bela performance de um piloto novo na GTStage, e a melhor de todos os GT-R inscritos no momento.



Como se não bastasse, Alexandre "Juninho" firmou-se em quarto lugar após ser superado por Nick Nagano, já que o paulista estava completamente mais pesado, mas o inesperado acabaria acontecendo na ÚLTIMA VOLTA, quando o volante do #3 NAG-R NSX CONCEPT-GT se soltou, desparafusando na entrada da Spoon Curve. Desesperadamente tentando colocar o volante de volta, Nick, no maior dos sustos, acabou se dando mal e acaba a corrida como "azarão do ano", por ter a grande chance de terminar no pódio desde a final do JSCRS no verão em Nurburgring. O japonês teve que se contentar com o quarto lugar e Juninho, mais sortudo do que nunca, acabou ampliando sua liderança no campeonato após terminar Suzuka em terceiro.

Felizmente, não houveram abandonos na corrida. Todos os pilotos conseguiram completar, mas muitos deles acabaram reclamando, como no caso de Geovanne, que relatou "sem chances de nada e levando gap pra caramba. Cansativo e dolorido.". Um comentário não muito feliz de Pedro Petry foi ouvido no paddock, e Jordy relatou que este foi o primeiro e último campeonato na qual participará, se caso o regulamento permaneça o mesmo ou similar, devido à péssima Herbert Fratini adaptação aos carros.

INTERVIEW

1st - Wagner Maurente [SPEED-BR RACING], #57 Konica Minolta RC F
"Sabem aquela música do elefante que incomoda muita gente? Vou trocar elefante por Alex. Agora além do nosso mitoso Junin, chegou um novo Alex destruindo no campeonato. Brincadeiras à parte, tudo começou por um gap quase inacreditável no qualify: o menino Alex fez -0.006 de diferença pra mim, ali eu vi que a corrida ia ser punk. No início, ele largou mal e eu consegui consagrar a P1 durante toda a corrida. Já quase no final, tava rolando uma briga entre o Thiago e o Pedro pela P6, encontrei eles como retardatários e no meu aguardo pra poder passar, o Alex se aproximou uns 8 segundos de mim (antes a gap estava por volta de 13 segs). No final, consegui segurar a gap e por pouco levei a vitória. Parabéns a todos e ao Alex que não me deixou respirar hoje, corre demais o cara!"

2nd - Alex Moura [GT LAB], #12 GT LAB XANAVI NISMO GT-R
"Consegui acertar uma volta sensacional na qualificação, mesmo assim fiquei na frente por 6 milésimo do Wagner Maurente. Um qualifying bem emocionante! Na corrida, logo na largada, não consegui tracionar bem e perdi muitas posições, consegui recuperar a P2 e dar uma certa pressão no Wagner, que fez uma ótima corrida e sem erros. Agora terei lastro no carro e será um pouco mais complicado, mas a equipe e eu vamos dar nosso melhor nas próximas etapas."

3rd - Alexandre Junior [SPOON Sports], #75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT
"Estou muito feliz com o P3, muito difícil acompanhar a galera sem lastro, estava andando no limite e 1 segundo acima do Wagner, estava mirando a terceira posição e tive uma boa disputa com o Zé (Nick Nagano) por algumas voltas... Acabei errando faltando 4 voltas e por uma infelicidade do Nick o terceiro lugar caiu no meu colo. Não posso reclamar da race de jeito nenhum, estou satisfeito com meu desempenho. Parabéns ao Wagner que é um baita foguete e ao Alex que andou muito bem."

RESULTADO DA CORRIDA
RESULTADO DO QUALIFYING
POINT RANKING
- GALERIA






Após a realização do SUPER GTS 3, os carros da classe GT500 do antigo regulamento do SUPER GT tomaram conta do circuito e prestigiaram uma pequena corrida casual de 7 voltas (inicialmente, era pra ser 10, mas devido ao horário, foi reduzida para apenas 7). Diversos carros lendários marcaram presença, com liveries próprias e/ou referências reais! Você confere a full galeria CLICANDO AQUI.

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