24 de dez. de 2018

Final do SUPER GTS 3 em Le Mans é marcada por punição, vitória da G-Tuned e terceiro título de Alexandre Junior na GTStage!

No dia 8 de dezembro de 2018 aconteceu a final do SUPER GTS Season 3. Os carros foram transferidos da Áustria até a conturbada França, na lendária cidade de Le Mans, dona do maior palco automobilístico do mundo: as 24 Horas de Le Mans. Em uma corrida de uma hora, Geovanne Ferreira (#89 G-Tuned NISMO GT-R) acabou abraçando a vitória após uma punição comprometendo a corrida de Alex Moura (#12 GT LAB XANAVI NISMO GT-R). O campeonato, enfim, acabou nas mãos de Alexandre Junior (#75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT).

Continuando sua saga na Europa, o SUPER GTS 3 se despede desta vez passando sua última jornada na lendária cidade de Le Mans e no circuito de "La Sarthe". O lendário circuito já fez parte do campeonato na primeira temporada - sendo, inclusive, palco do GTS All Stars IV, que na época, integrou-se como etapa das duas primeiras temporadas do SUPER GTS. O circuito é amado por todos, ao mesmo tempo que odiamos seus sistemas de punição (Obrigado pela estupidez, Polyphony!).

A previsão era ver a casa cheia novamente, porém, houve um pequeno desbalanço, e mais uma vez a corrida não passou de 12 cabeças. Os desfalques, já começando, ficam por conta de Lucas Furlan (já esperado), Pedro Gomes (de última hora) e, Wagner Maurente. No caso de Wagner, foi uma dose de azar: o jovem vencedor das duas últimas corridas do SUPER GTS 3 e também o ÚNICO capaz de derrotar Alexandre "Juninho" na competição pelo título, passou mal e desalinhou seu carro da pista, recolhendo o belo Lexus RC F "Konica Minolta" #57 pra garagem após fazer pequenas voltas de instalação após a abertura dos portões de Le Mans.

Sendo assim, teoricamente, Juninho já era campeão, independente da posição que chegasse, pois nenhum iria conseguir batel na pontuação.
Mas, começando pelo qualifying, Alex Moura (#12 GT LAB XANAVI NISMO GT-R) já teve seu destaque logo no inicio, marcando a melhor parcial e garantido sua primeira pole position no grupo. Em segundo lugar, desafetado pelo lastro e pego pela surpresa, Pedro Petry, protagonista de corridas ruins, garantiu o carro atrás do pole. Fernando Xavier, da Maxwell Motorsport with NAG-R, embora com 9% de lastro do regulamento, conseguiu um belo feito marcando a terceira ponta. O top 3 do qualifying foi tomado por GT-R's.

Em quarto, não muito distante de Fernando nas parciais, Juninho, como sempre, acabou fazendo o impossível e colocou o seu #75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT próximo dos três primeiros colocados. O Honda NSX de Juninho é o carro mais pesado do grid, com 16% de lastro e com mais de 200kg do peso original do regulamento. Um completo FAUSTÃO.

Geovanne, também afetado pelo lastro, marca a quinta na grelha. Julio Molchan, no #23 Molchan Sport NAG-R Boeing RC F, em um modesto desempenho comparado à sua última corrida, conseguiu o sexto lugar, o primeiro dos Lexus e na frente de seu parceiro e sócio no campeonato, Nick Nagano, no #3 NAG-R NSX, que por falta de treino e pouca noção, fixou-se na sétima colocação. Jordy Vaniel, da Momo Corse, conseguiu colocar seu Honda NSX pelo menos na frente do #8 SEIKO Lexus de Matheus Lopes, que fecha o grid em oitavo lugar. Matheus Figueró trouxe nas últimas seu belo #59 JACCS NSX e por não ter feito tempo, ficou com a última posição - totalizando nove para o start da corrida.

RESULTADO DO QUALIFYING AQUI!

Como já mencionado, Wagner, embora tenha comparecido ao cronograma, infelizmente tomou um DNS (Did not start) na tabela oficial e, oficialmente, a partir dali, Juninho se tornaria campeão por antecipação!!!
E a corrida começou apertada, com todos os carros espremidos, e Alex Moura perdendo o first place para Pedro Petry, que efetuou a passagem por dentro e abocanhou uma distância considerável na liderança, enquanto o restante se atrapalhava ao encontrar espaço na pista.

Nick Nagano conseguiu pegar a terceira colocação logo após a Dunlop Chicane, com Fernando despencando pra sexto. Na reta também houve perdas de posições, como por exemplo Juninho, que fez um bom qualifying, despencou pra oitavo lugar com seu #75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT campeão.
Tentando se intrometer na briga dos dois GT-R's da ponta, Nick, no #3 NAG-R NSX, conseguiu ultrapassar Alex Moura e caminhava em busca de Pedro, no #88 Petry Motorsports GT-R. Porém, não demorou pra sofrer novos ataques do #12 GT LAB XANAVI NISMO GT-R de Alex, que tinha mais carro e um melhor acerto pra corrida. Durante essa intervenção, Julio vinha buscando posições ao largar em sexto, conseguiu o quarto lugar na primeira volta, mas voltou à sua posição de origem logo em seguida.
O novo ataque do goianiense, a bordo do #23 Molchan Sport NAG-R Boeing RC F, aconteceu na entrada da primeira chicane da reta na volta seguinte, após um pequeno susto cometido por Fernando, no #21 Maxwell NAG-R GT-R e um descuido de Jordy, do #86 APEXi Momo Corse NSX. Geovanne, pilotando o #89 G-Tuned NISMO GT-R, foi se concentrando em quinto lugar, e segurou o máximo que pode para não ser "engolido" pelo GT-R rival de Fernando e protagonizar, mais uma vez, uma eventual briga com Julio - que já havia acontecido nas primeiras voltas.

Nick perdeu a grande e enorme chance de buscar os GT-R's lideres, após enfiar seu carro na brita da Ford Chicane: voltou em sexto lugar, com a faca nos dentes e disposto a atacar seu companheiro, que na ocasião era Fernando.

O primeiro abandono da corrida acabou sendo Julio Molchan, alegando problemas de adaptação com seu Lexus RC F, vitimado pelo lastro do campeonato. Com essa, Fernando acaba beneficiado e sobe pra quarto lugar, e fazendo de tudo pra buscar Geovanne.

Pedro e Alex simplesmente disputavam uma bela briga valendo a tão sonhada primeira colocação. Um dia de glória principalmente pro #88, que nunca viu a primeira colocação tão fácil assim. Mas não foi fácil, pois Alex Moura estava em "hard mode", e prestes a passar a qualquer momento. A briga se estendeu até a volta 6, em um completo show pro torcedor sortudo que pôde presenciar o evento no dia. Após a ultrapassagem na volta 7, Alex Moura começou a se distanciar, mas de uma forma muito suspeita, com a organização de olho a cada passagem do piloto na Ford Chicane...

Pedro Petry, então, foi perdendo ritmo a cada volta aberta por Alex Moura, se distanciando completamente de todo mundo. À essa altura do campeonato, Geovanne, no #89 G-Tuned, se aproximava do #88 Petry e na volta 9, Pedro enfiou seu carro na caixa de brita após a Porsche Curves, e Geovanne pôde efetuar a ultrapassagem de forma tranquila e assumir a segunda posição.
Fernando, ao entrar na Indianapolis Curve, escorregou, perdeu tempo, e acabou dando chance para Nick efetuar - finalmente - uma ultrapassagem após seu susto na Ford Chicane, caminhando para uma eventual briga pelo pódio.

Alexandre "Juninho", então declarado campeão por antecipação na corrida, teve um mau estar durante a corrida e recolheu seu carro para a garagem em uma eventual possibilidade de retornar para terminar a corrida. Independente do resultado, já sabe qual é a dele, né?

Com a parada do #75 Pioneer SPOON NSX, foi a grande chance de Matheus Figueró de conquistar uma boa sétima colocação geral. O outro Matheus (o Lopes), piloto do #8 SEIKO Lexus RC F GT500, na qual chegou a disputar com "Fig" no pelotão de trás, acabou abandonando após uma quebra, consequência de suas constantes escapadas de pista e internet. Foi o último chassis declarado "DNF" da corrida.
Jordy Vaniel vinha em uma corrida estável na sexta colocação - o máximo que pôde fazer, segundo o próprio piloto, a bordo do #86 NSX patrocinado pela Momo Corse.

A corrida se tornou estável para todos os carros após a volta 12 até o fim. Embora o #3 NAG-R NSX tenha tirado uma pequena diferença do #88 Petry Motorsports GT-R, não foi o suficiente pra buscar. E Alex Moura, após cruzar a quadriculada, foi prontamente investigado e o resultado final da corrida acabou com as expectativas do jovem piloto (novato na GTStage) de conquistar sua primeira vitória em sua terceira corrida no grupo. A organização deu 90 segundos de atraso do resultado final de Alex, após o piloto exceder os limites da - já citada anteriormente - Ford Chicane, despencando pra quinta colocação.
Sendo assim, a vitória acabou nas mãos de Geovanne Ferreira, do G-Tuned NISMO GT-R, encerrando o campeonato com todos os chassis da Honda, Lexus (Toyota) e Nissan se tornando vencedores de todas as corridas! Esta é a primeira temporada do SUPER GTS que mais de dois modelos de um carro se tornam vitoriosos geral. Uma temporada inesquecível que ficará para a história como o retorno de um hiato de mais de 3 anos e o equilíbrio interno! 2018 não poderia encerrar da melhor forma!

Parabéns Geovanne pela vitória, e parabéns Alexandre Junior pela conquista do título!

E parabéns Wagner Maurente e Julio Molchan por também serem vencedores de corridas do SUPER GTS 3!

RESULTADO DA CORRIDA
POINT RANKING
GALERIA

A SEGUIR, O INTERVIEW!

Winner - Geovanne Ferreira [G-Tuned], #89 G-Tuned NISMO GT-R
"Consegui fazer uma boa corrida e manter um ritmo de prova legal, larguei sem torque nenhum e fui ultrapassado, mas consegui buscar aos poucos e aproveitei dos erros de alguns para abrir vantagem, um ótimo desempenho pro encerramento, mesmo com um lastro considerável. Corridão!"

Segundo lugar - Pedro Petry [Petry Motorsports]. #88 Petry Motorsports GT-R GT500
"Corrida memorável, primeiro pódio nunca se esquece, pena que o Wagner Maurente, Alexandre Júnior não correram, e cometi alguns erros bobos que custaram a vitória. Agora é comemorar o segundo lugar."

Terceiro lugar - Nick Nagano [NAG-R], #3 NAG-R NSX CONCEPT-GT
"Como de costume, mais uma corrida perdida por ter cometido vários erros e escapadas de pista. Sorte que rolou punição e herdei o pódio, porém não foi uma boa corrida no geral, embora tenha acompanhado esse mar de GT-R nas primeiras voltas. O campeonato em si não foi dos melhores, mas foi emocionante! Espero pelo melhor nas próximas corridas no futuro! Parabéns a todos!"

CAMPEÃO SUPER GTS Season 3 - Alexandre Junior [SPOON Sports], #75 Pioneer SPOON NSX CONCEPT-GT

MUITO OBRIGADO A TODOS QUE FIZERAM PARTE DESSE CAMPEONATO! CONTO COM A PRESENÇA DE VOCÊS NOVAMENTE NO SUPER GTS 4, JÁ CONFIRMADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário